O papel dos stakeholders na sustentabilidade da empresa : contribuições para construção de um modelo de análise
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/5988 https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552009000500004 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar a Empresa Alfa e seus stakeholders e buscar formas de inferir que uma melhor gestão de stakeholders pode repercutir positivamente no processo de sustentabilidade da empresa. Para isso duas metodologias internacionais previamente testadas serão aplicadas no contexto brasileiro: o diagrama de Venn de Mitchell, Agle e Wood (1997) que contém sete tipos de stakeholders segundo as combinações dos atributos poder, legitimidade e urgência; e a matriz de Savage, Nix, Whitehead e Blair (1991), que analisa a propensão dos stakeholders em colaborar ou ameaçar as estratégias da empresa. Os principais resultados dizem respeito ao desalinho nos discursos dos diversos stakeholders com relação às práticas da empresa e às sugestões de políticas gerenciais para contornar esta situação. Entretanto o estudo se limita a traçar estratégias, sendo necessário, portanto, estudos posteriores com acompanhamentos in loco para analisar a evolução da empresa com a aplicação do estudo. As ferramentas apresentadas podem ser testadas em empresas de diferentes setores que têm preocupações com relacionamento de stakeholders e com os impactos de seus negócios na sociedade. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
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O papel dos stakeholders na sustentabilidade da empresa : contribuições para construção de um modelo de análiseStakeholder management and organizational sustainability : a Brazilian case study from the forestry sectorEstratégiaResponsabilidade socialAdministração de stakeholdersSustentabilidadeStakeholder managementEste artigo tem como objetivo analisar a Empresa Alfa e seus stakeholders e buscar formas de inferir que uma melhor gestão de stakeholders pode repercutir positivamente no processo de sustentabilidade da empresa. Para isso duas metodologias internacionais previamente testadas serão aplicadas no contexto brasileiro: o diagrama de Venn de Mitchell, Agle e Wood (1997) que contém sete tipos de stakeholders segundo as combinações dos atributos poder, legitimidade e urgência; e a matriz de Savage, Nix, Whitehead e Blair (1991), que analisa a propensão dos stakeholders em colaborar ou ameaçar as estratégias da empresa. Os principais resultados dizem respeito ao desalinho nos discursos dos diversos stakeholders com relação às práticas da empresa e às sugestões de políticas gerenciais para contornar esta situação. Entretanto o estudo se limita a traçar estratégias, sendo necessário, portanto, estudos posteriores com acompanhamentos in loco para analisar a evolução da empresa com a aplicação do estudo. As ferramentas apresentadas podem ser testadas em empresas de diferentes setores que têm preocupações com relacionamento de stakeholders e com os impactos de seus negócios na sociedade. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis article aims to analyze the Alpha Company and its stakeholders, attempting to find ways to contribute to better stakeholder management, bringing positive changes to the corporate sustainability process. To achieve this objective, two previously tested international methodologies are employed in the Brazilian context: Venn's diagram from Mitchell, Agle e Wood (1997), which presents seven stakeholder types according to the combinations of the attributes of power, legitimacy and urgency; and the Savage, Nix, Whitehead e Blair (1991) matrix, a model to identify how to manage the relationship with key-stakeholders by threats or cooperation; The main results are related to the discourse desaligning from the stakeholders concerned with Alpha's practices and suggestions to manage this finding. However, this research is limited on drawing strategies, and ongoing studies are required to analyze the evolution of the company with the application of this study. The tools presented here could be tested within organizations from different sectors considering their concerns with stakeholder management and its environmental and social impacts on the community.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)2010-11-23T12:54:45Z2010-11-23T12:54:45Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLYRA, Mariana Galvão; GOMES, Ricardo Corrêa; JACOVINE, Laércio Antônio Gonçalves. O papel dos stakeholders na sustentabilidade da empresa: contribuições para construção de um modelo de análise. Rev. adm. contemp. [online], v.13, n.especial, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v13nspe/a04v13nspe.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2010. doi: 10.1590/S1415-65552009000500004.http://repositorio.unb.br/handle/10482/5988https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552009000500004Lyra, Mariana GalvãoGomes, Ricardo CorrêaJacovine, Laércio Antônio Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:20:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/5988Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:20:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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