Indicador de atividade reflexiva e teoria fundamentada : o pensamento reflexivo na busca e no uso da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9598
Resumo: O referencial metodológico composto pelo Indicador de Atividade Reflexiva aplicado concomitantemente à Teoria Fundamentada permite identificar as ações e os tipos de pensamento ocorridos em determinado processo, isto é, possibilita verificar a ocorrência do pensamento reflexivo nos relatos dos sujeitos durante determinadas ações. O presente artigo apresenta a visão geral dos instrumentos metodológicos, bem como, propósitos, fases, procedimentos, critérios para avaliação e limitações. Por fim, o estudo exemplifica a utilização do referido referencial. Os resultados mostram que a maior parte do pensamento empregado na busca e no uso da informação é do tipo não-reflexivo. As relações percebidas nessa pesquisa são de natureza multirreferencial, o que requer instrumentos interdisciplinares na resolução do problema.
id UNB_6f3f8a6601fde0d51ab7557ab86b7de1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9598
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Indicador de atividade reflexiva e teoria fundamentada : o pensamento reflexivo na busca e no uso da informaçãoReflexive activity indicator and grounded theory : reflexive thinking in information seeking and usingBusca da informaçãoUso da informaçãoO referencial metodológico composto pelo Indicador de Atividade Reflexiva aplicado concomitantemente à Teoria Fundamentada permite identificar as ações e os tipos de pensamento ocorridos em determinado processo, isto é, possibilita verificar a ocorrência do pensamento reflexivo nos relatos dos sujeitos durante determinadas ações. O presente artigo apresenta a visão geral dos instrumentos metodológicos, bem como, propósitos, fases, procedimentos, critérios para avaliação e limitações. Por fim, o estudo exemplifica a utilização do referido referencial. Os resultados mostram que a maior parte do pensamento empregado na busca e no uso da informação é do tipo não-reflexivo. As relações percebidas nessa pesquisa são de natureza multirreferencial, o que requer instrumentos interdisciplinares na resolução do problema.The methodological approach, consisting of the Reflexive Activity Indicator concurrently applied to Grounded Theory, allows for the identification of the actions and types of thought occurring in a particular case, making it possible to verify the occurrence of reflexive thinking in reports of the subjects during determined actions. This article presents an overview of methodological tools, as well as goals, phases, procedures, evaluation criteria, and limitations. Finally, it exemplifies the use of that benchmark. The results show that most of the thinking used in information seeking and using is of the non-reflexive type. The relationships perceived in this research are of a multi-referential nature, which requires interdisciplinary tools to solve the problem.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)2011-11-18T13:58:14Z2011-11-18T13:58:14Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Indicador de atividade reflexiva e teoria fundamentada: o pensamento reflexivo na busca e no uso da informação. Transinformação, v. 23, n. 1, 2011. Disponível em: <http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/index.php>. Acesso em: 18 nov. 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9598Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-23T19:34:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/9598Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-23T19:34:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicador de atividade reflexiva e teoria fundamentada : o pensamento reflexivo na busca e no uso da informação
Reflexive activity indicator and grounded theory : reflexive thinking in information seeking and using
title Indicador de atividade reflexiva e teoria fundamentada : o pensamento reflexivo na busca e no uso da informação
spellingShingle Indicador de atividade reflexiva e teoria fundamentada : o pensamento reflexivo na busca e no uso da informação
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Busca da informação
Uso da informação
title_short Indicador de atividade reflexiva e teoria fundamentada : o pensamento reflexivo na busca e no uso da informação
title_full Indicador de atividade reflexiva e teoria fundamentada : o pensamento reflexivo na busca e no uso da informação
title_fullStr Indicador de atividade reflexiva e teoria fundamentada : o pensamento reflexivo na busca e no uso da informação
title_full_unstemmed Indicador de atividade reflexiva e teoria fundamentada : o pensamento reflexivo na busca e no uso da informação
title_sort Indicador de atividade reflexiva e teoria fundamentada : o pensamento reflexivo na busca e no uso da informação
author Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_facet Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Busca da informação
Uso da informação
topic Busca da informação
Uso da informação
description O referencial metodológico composto pelo Indicador de Atividade Reflexiva aplicado concomitantemente à Teoria Fundamentada permite identificar as ações e os tipos de pensamento ocorridos em determinado processo, isto é, possibilita verificar a ocorrência do pensamento reflexivo nos relatos dos sujeitos durante determinadas ações. O presente artigo apresenta a visão geral dos instrumentos metodológicos, bem como, propósitos, fases, procedimentos, critérios para avaliação e limitações. Por fim, o estudo exemplifica a utilização do referido referencial. Os resultados mostram que a maior parte do pensamento empregado na busca e no uso da informação é do tipo não-reflexivo. As relações percebidas nessa pesquisa são de natureza multirreferencial, o que requer instrumentos interdisciplinares na resolução do problema.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-18T13:58:14Z
2011-11-18T13:58:14Z
2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Indicador de atividade reflexiva e teoria fundamentada: o pensamento reflexivo na busca e no uso da informação. Transinformação, v. 23, n. 1, 2011. Disponível em: <http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/index.php>. Acesso em: 18 nov. 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9598
identifier_str_mv GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Indicador de atividade reflexiva e teoria fundamentada: o pensamento reflexivo na busca e no uso da informação. Transinformação, v. 23, n. 1, 2011. Disponível em: <http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/index.php>. Acesso em: 18 nov. 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580675797975040