Pesquisas na pós-graduação : o uso do pensamento reflexivo no letramento informacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27985
https://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652011000100002
Resumo: O artigo apresenta resultado de pesquisa de doutorado realizada com o objetivo de identificar o tipo de relação entre o pensamento reflexivo, proposto por Dewey (1979) e as competências empregadas na busca e no uso da informação na comunicação científica por pesquisadores em formação, alunos de mestrado e de doutorado. A Teoria Fundamentada de Glaser e Strauss (1967) orientou os procedimentos metodológicos da pesquisa. Os indicadores de atividade reflexiva, de Zeichner e Liston (1985), permitiram verificar o tipo de pensamento dos pesquisadores. Os resultados mostram que a maior parte do pensamento empregado na busca e no uso da informação é do tipo não reflexivo. O letramento informacional na pós-graduação é influenciado pelas experiências e sentimentos com pesquisa na educação básica, na graduação e pela participação em projetos de iniciação científica. Sofre influência da cultura acadêmica, atitude dos professores em relação à busca e ao uso da informação, concepção de ensino- aprendizagem, infraestrutura e custos da informação, bem como da consciência do grau de competência informacional. As relações percebidas nessa pesquisa são de natureza multirreferencial, o que requer instrumentos interdisciplinares na resolução do problema.
id UNB_ebb0cadc9ae26925d7892c3df85722f6
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/27985
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pesquisas na pós-graduação : o uso do pensamento reflexivo no letramento informacionalResearch along post-graduation : the use of reflexive thinking on the informational literacyPensamento reflexivoLetramento informacionalBusca da informaçãoUso da informaçãoEnsino superiorComportamento informacionalO artigo apresenta resultado de pesquisa de doutorado realizada com o objetivo de identificar o tipo de relação entre o pensamento reflexivo, proposto por Dewey (1979) e as competências empregadas na busca e no uso da informação na comunicação científica por pesquisadores em formação, alunos de mestrado e de doutorado. A Teoria Fundamentada de Glaser e Strauss (1967) orientou os procedimentos metodológicos da pesquisa. Os indicadores de atividade reflexiva, de Zeichner e Liston (1985), permitiram verificar o tipo de pensamento dos pesquisadores. Os resultados mostram que a maior parte do pensamento empregado na busca e no uso da informação é do tipo não reflexivo. O letramento informacional na pós-graduação é influenciado pelas experiências e sentimentos com pesquisa na educação básica, na graduação e pela participação em projetos de iniciação científica. Sofre influência da cultura acadêmica, atitude dos professores em relação à busca e ao uso da informação, concepção de ensino- aprendizagem, infraestrutura e custos da informação, bem como da consciência do grau de competência informacional. As relações percebidas nessa pesquisa são de natureza multirreferencial, o que requer instrumentos interdisciplinares na resolução do problema.The objective of this paper is to present the results of a PhD degree research carried out for identifying the type of relation between the reflexive thinking, as proposed by Dewey (1910) and the competencies used in searching and using the information in the scientific communication by education researchers and master and doctorate degree students. The theory lain down by Glasser and Strauss guided the methodological procedures for the research. Zeichner's and Liston's (1985) indicators of reflexive activity enabled to verify the type of the researchers' thought. The results show that a major part of the thought utilized in search and use of information is a non-reflexive type. The information literacy is influenced by experiences and feelings concerning research on basic education, on graduation, as well as by sharing projects of scientific initiation. Influence is also had by academic culture, teachers' attitude in relation to the search and use of information, concept of teaching-learning, infrastructure and costs of information. The relations present in this research are of multi-referential nature, what demands interdisciplinary instruments for solution of the problem.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)IBICT2017-12-07T04:56:14Z2017-12-07T04:56:14Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Pesquisas na pós-graduação: o uso do pensamento reflexivo no letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 40, n. 1, p. 22-37, abr. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652011000100002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652011000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em:12 dez. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27985https://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652011000100002Ciência da Informação - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652011000100002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 dez. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessGasque, Kelley Cristine Gonçalves Diasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-03T18:15:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/27985Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-03T18:15:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisas na pós-graduação : o uso do pensamento reflexivo no letramento informacional
Research along post-graduation : the use of reflexive thinking on the informational literacy
title Pesquisas na pós-graduação : o uso do pensamento reflexivo no letramento informacional
spellingShingle Pesquisas na pós-graduação : o uso do pensamento reflexivo no letramento informacional
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Pensamento reflexivo
Letramento informacional
Busca da informação
Uso da informação
Ensino superior
Comportamento informacional
title_short Pesquisas na pós-graduação : o uso do pensamento reflexivo no letramento informacional
title_full Pesquisas na pós-graduação : o uso do pensamento reflexivo no letramento informacional
title_fullStr Pesquisas na pós-graduação : o uso do pensamento reflexivo no letramento informacional
title_full_unstemmed Pesquisas na pós-graduação : o uso do pensamento reflexivo no letramento informacional
title_sort Pesquisas na pós-graduação : o uso do pensamento reflexivo no letramento informacional
author Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_facet Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento reflexivo
Letramento informacional
Busca da informação
Uso da informação
Ensino superior
Comportamento informacional
topic Pensamento reflexivo
Letramento informacional
Busca da informação
Uso da informação
Ensino superior
Comportamento informacional
description O artigo apresenta resultado de pesquisa de doutorado realizada com o objetivo de identificar o tipo de relação entre o pensamento reflexivo, proposto por Dewey (1979) e as competências empregadas na busca e no uso da informação na comunicação científica por pesquisadores em formação, alunos de mestrado e de doutorado. A Teoria Fundamentada de Glaser e Strauss (1967) orientou os procedimentos metodológicos da pesquisa. Os indicadores de atividade reflexiva, de Zeichner e Liston (1985), permitiram verificar o tipo de pensamento dos pesquisadores. Os resultados mostram que a maior parte do pensamento empregado na busca e no uso da informação é do tipo não reflexivo. O letramento informacional na pós-graduação é influenciado pelas experiências e sentimentos com pesquisa na educação básica, na graduação e pela participação em projetos de iniciação científica. Sofre influência da cultura acadêmica, atitude dos professores em relação à busca e ao uso da informação, concepção de ensino- aprendizagem, infraestrutura e custos da informação, bem como da consciência do grau de competência informacional. As relações percebidas nessa pesquisa são de natureza multirreferencial, o que requer instrumentos interdisciplinares na resolução do problema.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2017-12-07T04:56:14Z
2017-12-07T04:56:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Pesquisas na pós-graduação: o uso do pensamento reflexivo no letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 40, n. 1, p. 22-37, abr. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652011000100002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652011000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em:12 dez. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27985
https://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652011000100002
identifier_str_mv GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Pesquisas na pós-graduação: o uso do pensamento reflexivo no letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 40, n. 1, p. 22-37, abr. 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652011000100002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652011000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em:12 dez. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27985
https://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652011000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580895449481216