Discurso e identidade : um olhar crítico sobre a atuação do(a) intérprete de LIBRAS na educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Elcivanni Santos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2977
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2006.
id UNB_7103bd73485e81777596a9c5dbb6e66b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/2977
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Discurso e identidade : um olhar crítico sobre a atuação do(a) intérprete de LIBRAS na educação superiorInterpretação de língua de sinaisDiscurso e identidadeLíngua de sinais - Ensino superiorGestosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2006.O objetivo principal deste estudo é analisar como se constitui discursivamente a identidade do(a) intérprete de LIBRAS que atua na educação superior, as relações de poder presentes nessa prática e as implicações sociais da mesma. A investigação desse tema emergente na sociedade atual lança luz sobre questões como acessibilidade e igualdade de oportunidades, com a finalidade de analisar as posições identitárias ora atribuídas aos(as) intérpretes de LIBRAS ora reivindicadas por eles(as), em suas interações com outros atores sociais presentes no contexto acadêmico, principalmente professores e alunos(as) surdos(as). O arcabouço teórico-metodológico adotado é a Análise de Discurso Crítica (Fairclough, trad. 2001 e 2003, Wodak, 2001 e Chouliaraki e Fairclough, 1999), que considera o discurso como um momento da prática social e é articulado com a categoria da identidade, estabelecida pela diferença (Woodward, 2000). O estudo resulta na identificação de discursos coexistentes no contexto acadêmico, ancorados em representações que tanto contribuem para a constituição da identidade social do(a) intérprete educacional quanto se inscrevem nas interações entre intérpretes, estudantes surdos(as) e professores. Além do discurso que serve à reprodução de práticas sociais excludentes, foi identificado um discurso a serviço da transformação social. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe main purpose of this study is to analyse the discursive construction of the LIBRAS Sign Language interpreter’s identity in the context of higher education in Brazil, the power relations in this practice and its social implications. The investigation of this emerging topic in contemporary society sheds light on such issues as access and equal opportunities, with the aim of examining the identity positions attributed to Sign Language interpreters or that they claim, in their interactions with social actors in this context, mainly teachers and deaf students. The theoretical-methodological approach framework adopted is Critical Discourse Analysis (Fairclough, trans. 2001 and 2003, Wodak and Meyer, eds. 2001, and Chouliaraki and Fairclough, 1999), which considers discourse as a moment of social practice articulated with the category of identity, which is established by difference (Woodward, 2000). The study results in the definition of coexistent discourses in the academic context, supported by representations that, both contribute to the constitution of the educational interpreter’s social identity and are, in term, inscribed in the interactions among interpreters, deaf students and teachers. A discourse that reproduces social exclusion practices is visible, as is another that promotes social transformation.Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Programa de Pós-Graduação em LinguísticaMagalhães, Maria Izabel SantosRios, Guilherme VeigaLima, Elcivanni Santos2010-01-06T17:51:37Z2010-01-06T17:51:37Z2006-072006-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Elcivanni Santos. Discurso e identidade: um olhar crítico sobre a atuação do(a) intérprete de LIBRAS na educação superior. 2006. 175 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2977info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T19:34:07Zoai:repositorio.unb.br:10482/2977Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T19:34:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso e identidade : um olhar crítico sobre a atuação do(a) intérprete de LIBRAS na educação superior
title Discurso e identidade : um olhar crítico sobre a atuação do(a) intérprete de LIBRAS na educação superior
spellingShingle Discurso e identidade : um olhar crítico sobre a atuação do(a) intérprete de LIBRAS na educação superior
Lima, Elcivanni Santos
Interpretação de língua de sinais
Discurso e identidade
Língua de sinais - Ensino superior
Gestos
title_short Discurso e identidade : um olhar crítico sobre a atuação do(a) intérprete de LIBRAS na educação superior
title_full Discurso e identidade : um olhar crítico sobre a atuação do(a) intérprete de LIBRAS na educação superior
title_fullStr Discurso e identidade : um olhar crítico sobre a atuação do(a) intérprete de LIBRAS na educação superior
title_full_unstemmed Discurso e identidade : um olhar crítico sobre a atuação do(a) intérprete de LIBRAS na educação superior
title_sort Discurso e identidade : um olhar crítico sobre a atuação do(a) intérprete de LIBRAS na educação superior
author Lima, Elcivanni Santos
author_facet Lima, Elcivanni Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães, Maria Izabel Santos
Rios, Guilherme Veiga
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Elcivanni Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Interpretação de língua de sinais
Discurso e identidade
Língua de sinais - Ensino superior
Gestos
topic Interpretação de língua de sinais
Discurso e identidade
Língua de sinais - Ensino superior
Gestos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-07
2006-07
2010-01-06T17:51:37Z
2010-01-06T17:51:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Elcivanni Santos. Discurso e identidade: um olhar crítico sobre a atuação do(a) intérprete de LIBRAS na educação superior. 2006. 175 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/2977
identifier_str_mv LIMA, Elcivanni Santos. Discurso e identidade: um olhar crítico sobre a atuação do(a) intérprete de LIBRAS na educação superior. 2006. 175 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/2977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580831420284928