Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Elcivanni Santos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188685
Resumo: O objetivo principal deste estudo é analisar como se constitui discursivamente a identidade do(a) intérprete de LIBRAS que atua na educação superior, as relações de poder presentes nessa prática e as implicações sociais da mesma. A investigação desse tema emergente na sociedade atual lança luz sobre questões como acessibilidade e igualdade de oportunidades, com a finalidade de analisar as posições identitárias ora atribuídas aos(as) intérpretes de LIBRAS ora reivindicadas por eles(as), em suas interações com outros atores sociais presentes no contexto acadêmico, principalmente professores e alunos(as) surdos(as). O arcabouço teórico-metodológico adotado é a Análise de Discurso Crítica (Fairclough, trad. 2001 e 2003, Wodak, 2001 e Chouliaraki e Fairclough, 1999), que considera o discurso como um momento da prática social e é articulado com a categoria da identidade, estabelecida pela diferença (Woodward, 2000). O estudo resulta na identificação de discursos coexistentes no contexto acadêmico, ancorados em representações que tanto contribuem para a constituição da identidade social do(a) intérprete educacional quanto se inscrevem nas interações entre intérpretes, estudantes surdos(as) e professores. Além do discurso que serve à reprodução de práticas sociais excludentes, foi identificado um discurso a serviço da transformação social.
id UFSC_32c02ec3a4d1325c6c9772965a0b90cd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188685
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação SuperiorInterpretação de Língua de SinaisDiscursoIdentidadeO objetivo principal deste estudo é analisar como se constitui discursivamente a identidade do(a) intérprete de LIBRAS que atua na educação superior, as relações de poder presentes nessa prática e as implicações sociais da mesma. A investigação desse tema emergente na sociedade atual lança luz sobre questões como acessibilidade e igualdade de oportunidades, com a finalidade de analisar as posições identitárias ora atribuídas aos(as) intérpretes de LIBRAS ora reivindicadas por eles(as), em suas interações com outros atores sociais presentes no contexto acadêmico, principalmente professores e alunos(as) surdos(as). O arcabouço teórico-metodológico adotado é a Análise de Discurso Crítica (Fairclough, trad. 2001 e 2003, Wodak, 2001 e Chouliaraki e Fairclough, 1999), que considera o discurso como um momento da prática social e é articulado com a categoria da identidade, estabelecida pela diferença (Woodward, 2000). O estudo resulta na identificação de discursos coexistentes no contexto acadêmico, ancorados em representações que tanto contribuem para a constituição da identidade social do(a) intérprete educacional quanto se inscrevem nas interações entre intérpretes, estudantes surdos(as) e professores. Além do discurso que serve à reprodução de práticas sociais excludentes, foi identificado um discurso a serviço da transformação social.2018-07-28T00:16:45Z2018-07-28T00:16:45Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Elcivanni Santos. Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior. 2016. 175 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Linguística). Universidade Federal de Brasília. 2006. Orientadora: Dra. Maria Izabel Santos Magalhãeshttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188685LIMA, Elcivanni Santosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-28T00:16:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188685Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-28T00:16:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior
title Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior
spellingShingle Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior
LIMA, Elcivanni Santos
Interpretação de Língua de Sinais
Discurso
Identidade
title_short Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior
title_full Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior
title_fullStr Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior
title_full_unstemmed Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior
title_sort Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior
author LIMA, Elcivanni Santos
author_facet LIMA, Elcivanni Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Elcivanni Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Interpretação de Língua de Sinais
Discurso
Identidade
topic Interpretação de Língua de Sinais
Discurso
Identidade
description O objetivo principal deste estudo é analisar como se constitui discursivamente a identidade do(a) intérprete de LIBRAS que atua na educação superior, as relações de poder presentes nessa prática e as implicações sociais da mesma. A investigação desse tema emergente na sociedade atual lança luz sobre questões como acessibilidade e igualdade de oportunidades, com a finalidade de analisar as posições identitárias ora atribuídas aos(as) intérpretes de LIBRAS ora reivindicadas por eles(as), em suas interações com outros atores sociais presentes no contexto acadêmico, principalmente professores e alunos(as) surdos(as). O arcabouço teórico-metodológico adotado é a Análise de Discurso Crítica (Fairclough, trad. 2001 e 2003, Wodak, 2001 e Chouliaraki e Fairclough, 1999), que considera o discurso como um momento da prática social e é articulado com a categoria da identidade, estabelecida pela diferença (Woodward, 2000). O estudo resulta na identificação de discursos coexistentes no contexto acadêmico, ancorados em representações que tanto contribuem para a constituição da identidade social do(a) intérprete educacional quanto se inscrevem nas interações entre intérpretes, estudantes surdos(as) e professores. Além do discurso que serve à reprodução de práticas sociais excludentes, foi identificado um discurso a serviço da transformação social.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2018-07-28T00:16:45Z
2018-07-28T00:16:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Elcivanni Santos. Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior. 2016. 175 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Linguística). Universidade Federal de Brasília. 2006. Orientadora: Dra. Maria Izabel Santos Magalhães
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188685
identifier_str_mv LIMA, Elcivanni Santos. Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior. 2016. 175 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Linguística). Universidade Federal de Brasília. 2006. Orientadora: Dra. Maria Izabel Santos Magalhães
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652299927552000