O processo de internacionalização das empresas brasileiras : o caso de Sergipe
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21747 |
Resumo: | O presente artigo destina-se a pesquisar – à luz dos modelos da Universidade de Uppsala e do Inovation Related Model – o processo de internacionalização de empresas estabelecidas no estado de Sergipe. Tais estudos, desenvolvidos em fins das décadas de 70, partiram de um pressuposto básico: o grau de inserção de uma empresa no mercado internacional estaria condicionado ao nível de conhecimento que esta deteria do mesmo. A intensificação da globalização, a evolução tecnológica e o avanço dos estudos organizacionais revelaram outras variáveis importantes na análise do modo de internacionalização. Tendo em vista o objetivo de apresentar as etapas realizadas pelas empresas sergipanas em sua entrada em mercados estrangeiros, o estudo caracteriza-se como descritivo, sendo o levantamento o método adotado para a coleta de dados, que abrangeu uma amostra, não probabilística, de 18 empresas. Como resultado verificou-se que as empresas sergipanas que iniciaram suas exportações há pouco mais de cinco anos se encontram em um estado inicial de comprometimento, onde o investimento de recursos financeiros e físicos não apresenta, ainda, muita expressividade. Para essas empresas o mercado externo configura-se como uma alternativa acessória, aquém de uma estratégia consolidada de crescimento firmada na busca de mercados estrangeiros e preparada para a concorrência internacional. Porém, percebeu-se que a tendência, tanto relacionada à aquisição de experiência por essas organizações, quanto à dinâmica do mercado, cujos últimos resultados têm estimulado a atividade exportadora brasileira, é aumentar os esforços dedicados ao mercado internacional. |
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O processo de internacionalização das empresas brasileiras : o caso de SergipeInternationalization process of Brazilian firms : the case of Sergipe StateExportaçãoPlanejamentoMercadoExperiênciaO presente artigo destina-se a pesquisar – à luz dos modelos da Universidade de Uppsala e do Inovation Related Model – o processo de internacionalização de empresas estabelecidas no estado de Sergipe. Tais estudos, desenvolvidos em fins das décadas de 70, partiram de um pressuposto básico: o grau de inserção de uma empresa no mercado internacional estaria condicionado ao nível de conhecimento que esta deteria do mesmo. A intensificação da globalização, a evolução tecnológica e o avanço dos estudos organizacionais revelaram outras variáveis importantes na análise do modo de internacionalização. Tendo em vista o objetivo de apresentar as etapas realizadas pelas empresas sergipanas em sua entrada em mercados estrangeiros, o estudo caracteriza-se como descritivo, sendo o levantamento o método adotado para a coleta de dados, que abrangeu uma amostra, não probabilística, de 18 empresas. Como resultado verificou-se que as empresas sergipanas que iniciaram suas exportações há pouco mais de cinco anos se encontram em um estado inicial de comprometimento, onde o investimento de recursos financeiros e físicos não apresenta, ainda, muita expressividade. Para essas empresas o mercado externo configura-se como uma alternativa acessória, aquém de uma estratégia consolidada de crescimento firmada na busca de mercados estrangeiros e preparada para a concorrência internacional. Porém, percebeu-se que a tendência, tanto relacionada à aquisição de experiência por essas organizações, quanto à dinâmica do mercado, cujos últimos resultados têm estimulado a atividade exportadora brasileira, é aumentar os esforços dedicados ao mercado internacional.The objective of this article is to analyze – based on the Uppsala Model and in the Innovation related Model – the internationalization process of firms situated in the state of Sergipe. This study is characterized for been a descriptive research which used a survey as method to collect data in 18 companies. As a result was found that the Sergipe firms, that initiated their exportations about five years ago, have little commitment with international market, as their level of investments are low, as well the use of other company’s resources. However, there’s a tendency of growth, explained by the increasingly experience acquired and by the market dynamic, which may indicates a change on the participation of this firms in the international marketFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)2016-11-11T11:27:45Z2016-11-11T11:27:45Z2006-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFARIAS, Josivânia Silva; SANTOS, Danielle Andrade dos. O processo de internacionalização das empresas brasileiras: o caso de Sergipe. Revista Economia & Gestão, Belo Horizonte, v. 6, n. 13, maio. 2006. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/27/24>. Acesso em: 20 Out. 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21747Revista Economia & Gestão - É permitida a reprodução, total ou parcial dos trabalhos publicados desde que seja citada a fonte. Fonte: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/about/submissions#authorGuidelines. Acesso em: 20 out. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Josivania SilvaSantos, Danielle Andrade dosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-01T12:26:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/21747Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-01T12:26:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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