O conhecer em movimento a partir da cocriação sensível : uma abordagem experiencial para a dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Deborah Dodd Ferrez Alves de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34157
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.
id UNB_7121cb162477c776a829ac892a359820
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34157
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O conhecer em movimento a partir da cocriação sensível : uma abordagem experiencial para a dançaGetting to know in movement through sensorial cocreation : an experiential approach for danceDança - educação (Superior)Corpo e artePercepção cinestésicaSomato-psicopedagogiaMovimento corporalCriação artísticaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.Esta pesquisa investiga a experiência de conhecer em movimento, um fenômeno de sentir e cocriar a partir das nuanças cinestésicas, micro tonalidades e dinâmicas qualitativas que afloram do movimento, enquanto dançamos. Ela segue a pista da fenomenóloga Sheets-Johnstone, que diz: “Como alguém pode perguntar-se sobre o mundo com palavras, eu o pergunto diretamente, em movimento.” (Sheets-Johnstone, 1981). Desta constatação, deriva-se algumas questões: Como conhecemos o mundo diretamente em movimento, e como essa experiência vem a modificar processos de formação artística e pedagógica em dança? Duran e a pesquisa, foi identificada uma abordagem que facilita o conhecer em movimento em diversos fazeres da dança. Apoiada na Somato-psicopedagogia, essa abordagem experiencial veio a chamar-se “Cocriação Sensível”, à luz das noções de movimento sensível (Bois, 2002) e de cocriação (Rengel, 2017; Chappell, 2013). As reflexões que movem o presente estudo alicerçam-se numa intensa prática pedagógica que aconteceu no âmbito do curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília, de 2015 à 2017, quando a Cocriação Sensível atuou como abordagem na unidade curricular Dança Clássica 1. A partir de um estudo fenomenológico performativo (Svendler Nielsen, 2008) e da pesquisa somáticoperformativa (Fernandes 2014), a dissertação propõe uma maneira pontilhista de investigação, de forma que é no conjunto multimodal de informações (textos, imagens e a própria experiência em movimento do leitor), que a experiência do conhecer em movimento se revela. A pesquisa culmina dando voz aos participantes do curso Dança Clássica 1, observando momentos significativos de movimento em suas práticas. Ao final do estudo, desprende-se da análise de dados, possíveis perspectivas epistemológicas e artísticas engendradas no conhecer em movimento que possam contribuir para processos criativos e pedagógicos em dança.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This research investigates the experience of getting to know in movement, a phenomenon of perceiving and co-creating from the kinesthetic nuances, micro tonalities, and qualitative dynamics that emerge from movement, as we dance. It follows the trail of Sheets-Johnstone, when she says: “As one might wonder about the world in words, I am wondering the world directly, in movement” (Sheets-Johnstone, 2011). From this, some questions arise: How do we know the world directly in movement, and how could this experience modify processes of artistic and pedagogical training in dance? During the research, an approach is identified, that facilitates the experience of getting to know in movement in various dance practices. Based on Somato-psychopedagogy, this experimental approach was named "Sensorial Co-creation", in the light of the notions of sensorial movement (Bois, 2002) and co-creation (Rengel, 2017, Chappell, 2013). The reflections that move the present study are based on an intense pedagogical practice, which was carried out in the course the Dance Education Graduation Program of the Federal Institute of Brasília, from 2015 to 2017, in which Sensorial Cocreation acted as an approach for the curricular unit Classical Dance 1. From a performative phenomenological study (Svendler Nielsen, 2008) and somatic-performative research (Fernandes, 2014), the research proposes a pointillist way of investigating, so that it is in the multimodal set of information (texts, images, and the reader's own movement experience), that the experience of knowing in movement is revealed. The research culminates by giving voice to the participants of the course Classical Dance 1, observing significant moments of movement in their practices. At the end of the study, data analysis reveals possible epistemological and artistic perspectives engendered in the experience of knowing in movement that can contribute to creative and pedagogical processes in dance.Castro, Rita de Cássia de AlmeidaMacedo, Deborah Dodd Ferrez Alves de2019-03-13T11:44:54Z2019-03-13T11:44:54Z2019-03-132018-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACEDO, Deborah Dodd Ferrez Alves de. O conhecer em movimento a partir da cocriação sensível: uma abordagem experiencial para a dança. 2018. 185 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34157A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:37:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/34157Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:37:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O conhecer em movimento a partir da cocriação sensível : uma abordagem experiencial para a dança
Getting to know in movement through sensorial cocreation : an experiential approach for dance
title O conhecer em movimento a partir da cocriação sensível : uma abordagem experiencial para a dança
spellingShingle O conhecer em movimento a partir da cocriação sensível : uma abordagem experiencial para a dança
Macedo, Deborah Dodd Ferrez Alves de
Dança - educação (Superior)
Corpo e arte
Percepção cinestésica
Somato-psicopedagogia
Movimento corporal
Criação artística
title_short O conhecer em movimento a partir da cocriação sensível : uma abordagem experiencial para a dança
title_full O conhecer em movimento a partir da cocriação sensível : uma abordagem experiencial para a dança
title_fullStr O conhecer em movimento a partir da cocriação sensível : uma abordagem experiencial para a dança
title_full_unstemmed O conhecer em movimento a partir da cocriação sensível : uma abordagem experiencial para a dança
title_sort O conhecer em movimento a partir da cocriação sensível : uma abordagem experiencial para a dança
author Macedo, Deborah Dodd Ferrez Alves de
author_facet Macedo, Deborah Dodd Ferrez Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Rita de Cássia de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Deborah Dodd Ferrez Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Dança - educação (Superior)
Corpo e arte
Percepção cinestésica
Somato-psicopedagogia
Movimento corporal
Criação artística
topic Dança - educação (Superior)
Corpo e arte
Percepção cinestésica
Somato-psicopedagogia
Movimento corporal
Criação artística
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-16
2019-03-13T11:44:54Z
2019-03-13T11:44:54Z
2019-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACEDO, Deborah Dodd Ferrez Alves de. O conhecer em movimento a partir da cocriação sensível: uma abordagem experiencial para a dança. 2018. 185 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34157
identifier_str_mv MACEDO, Deborah Dodd Ferrez Alves de. O conhecer em movimento a partir da cocriação sensível: uma abordagem experiencial para a dança. 2018. 185 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580699447558144