Interdisciplinaridade no ensino médio : desafios e potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Jairo Gonçalves
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2961
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2007.
id UNB_749afa4fd731832aeaf0cf400021c68b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/2961
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Interdisciplinaridade no ensino médio : desafios e potencialidadesAbordagem interdisciplinar do conhecimentoEnsino secundário - Distrito Federal (Brasil)EducaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2007.Esse trabalho é dedicado ao estudo da interdisciplinaridade no ensino médio. O processo de pesquisa começa com uma revisão bibliográfica do tema, com a intenção de identificar o conjunto de conceitos mais comuns na literatura, que constituirá o referencial teórico. Com o objetivo de examinar as concepções de interdisciplinaridade dos professores e como esse tipo de abordagem poderia ser implementada na escola, foi aplicado um questionário a um grupo de professores do período noturno de uma escola pública do Distrito Federal. O conjunto desses dados, associados a informações sobre a organização pedagógica e administrativa da escola pesquisada, permite a definição do contexto escolar que serve de referência para uma discussão das dificuldades e barreiras a serem enfrentadas pela escola na busca pela interdisciplinaridade, além de, a partir do referencial teórico e do conhecimento do contexto da escola pesquisada e da percepção que os professores têm de toda a situação, apontar possíveis caminhos e soluções. A partir dos documentos coletados na escola e de documentos oficiais do Ministério da Educação, realizou-se uma pesquisa documental e, assim, foi feita uma análise de conteúdo, tanto das respostas dos professores aos questionários quanto dos documentos. Para dar mais sentido à nossa pesquisa, encerramos o presente trabalho propondo um conjunto de ações a serem tomadas visando à tentativa de se estabelecer progressivamente uma nova dinâmica pedagógica em que a interdisciplinaridade não seja meramente um fim, mas um meio para se atingir os objetivos educacionais de interesse para a escola pesquisada. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work is dedicated to the study of the interdisciplinarity in high schools. The research process starts with a bibliographical revision of the subject, with the intention to identify the set of more common concepts in the literature, that will constitute the theoretical referencial. Beyond the bibliographical revision, the research counted on the application of questionnaire for a group of teachers of the nocturnal period of a public school of the Distrito Federal. The objective of such questionnaire was to inquire the conceptions of interdisciplinarity of the teachers and as such this approach could be implemented in the school, although all the difficulties. The set of these data, associated with the information on the pedagogical and administrative organization of the searched school, will allow the definition of a particular frame to school context that will serve of reference to argue the difficulties and barriers to be faced for the school in the search for the interdisciplinarity. The set of data allow us to point possible ways and solutions from the theoretical referencial and of the knowledge of the context of the searched school and from the perception that the teachers have of all the situation. The methodology used in the research was the documental analysis, because the documents was an widely used resource in this work. In respect to the method used in the analysis of the data gotten in this research, we opt to the analysis of content, because it’s one technique that makes possible a systematic and organized treatment of the data and its distribution in well defined categories. To give more sense to our research, we lock up the present work considering a set of action to be taken with the goal to establish gradually a new pedagogical dynamics where the interdisciplinarity is not mere an end, but a way to reach the educational objectives of interest for the searched school.Zimmermann, ErikaCarlos, Jairo Gonçalves2010-01-06T01:20:01Z2010-01-06T01:20:01Z2007-012007-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade no ensino médio: desafios e potencialidades. 2007. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2961info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/2961Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade no ensino médio : desafios e potencialidades
title Interdisciplinaridade no ensino médio : desafios e potencialidades
spellingShingle Interdisciplinaridade no ensino médio : desafios e potencialidades
Carlos, Jairo Gonçalves
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Ensino secundário - Distrito Federal (Brasil)
Educação
title_short Interdisciplinaridade no ensino médio : desafios e potencialidades
title_full Interdisciplinaridade no ensino médio : desafios e potencialidades
title_fullStr Interdisciplinaridade no ensino médio : desafios e potencialidades
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade no ensino médio : desafios e potencialidades
title_sort Interdisciplinaridade no ensino médio : desafios e potencialidades
author Carlos, Jairo Gonçalves
author_facet Carlos, Jairo Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zimmermann, Erika
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos, Jairo Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Ensino secundário - Distrito Federal (Brasil)
Educação
topic Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Ensino secundário - Distrito Federal (Brasil)
Educação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01
2007-01
2010-01-06T01:20:01Z
2010-01-06T01:20:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade no ensino médio: desafios e potencialidades. 2007. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/2961
identifier_str_mv CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade no ensino médio: desafios e potencialidades. 2007. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/2961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508382738972672