Educação a distância e Universidade Aberta do Brasil : reflexões e possibilidades para o futuro pós-pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marcos Rogério Martins
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Jonilto Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40011
https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.124-135.1832
http://orcid.org/0000-0002-4627-9989
http://orcid.org/0000-0001-8656-2124
Resumo: Em virtude da pandemia de COVID-19, causada pelo novo vírus SARS-CoV-2, o tema daeducação a distância ganhou notoriedade, uma vez que o ensino formal no Brasil e no Mundoteve que se adaptar a modalidade não presencial. Desse modo, este ensaio objetiva apresentara modalidade de Educação a Distância (EaD) a partir da Universidade Aberta do Brasil-UAB,discutindo, em específico, a sua história, o financiamento e os profissionais envolvidos. Comometodologia, parte-se de um estudo exploratório, retomando bases históricas e teóricas acercado tema. A fundamentação teórica se assenta, de um lado, nos estudos de especialistas daárea da Educação e das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação-TDCI e, de outro, nalegislação brasileira desenvolvida a respeito dessa temática. Como resultado parcial,depreende-se que o Programa UAB impactou positivamente a Educação brasileira, sobretudo ooferecimento de cursos do Ensino Superior a distância, só que não é uma estrutura que podeser "copiada" para outras etapas e modalidades da Educação brasileira sem adaptações enovas contribuições no modelo de aprendizagem.
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