Gênero e educação : disputas e resistências no processo de aprovação dos planos estaduais de educação de Goiás e Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41348 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2021. |
id |
UNB_76495551cd4d27083d11e04dd23eff80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/41348 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero e educação : disputas e resistências no processo de aprovação dos planos estaduais de educação de Goiás e Distrito FederalGêneroEducaçãoDireitos humanosAnálise de discurso críticaCiclo de políticasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2021.O objetivo da presente investigação foi apreender as disputas e resistências que permea- ram processo de aprovação dos Planos de Educação de Goiás e Distrito Federal, no que se refere à temática de gênero. As unidades federativas foram escolhidas a partir dos ín- dices de violência contra a mulher, sendo selecionados para a análise a unidade mais vi- olenta (Goiás) e a menos violenta (Distrito Federal) da região Centro-Oeste, buscando-se um exercício comparativo. Para tanto, realizou-se a análise dos discursos produzidos pe-los parlamentares eleitos como representantes do legislativo à época do ocorrido nas duasunidades federativas, a partir do referencial teórico metodológico do ciclo de políticas, deautoria de Stephen Ball, conjugado à abordagem da análise de discurso crítica proposta por Norman Fairclough. O corpus da pesquisa foi composto pelas atas das sessões legis-lativas, uma proposta de emenda e subemenda modificativas e um parecer jurídico rela- cionados ao tema. A partir da análise, foi possível observar a existência de fortes influên-cias externas, sobretudo relacionadas a setores conservadores e religiosos católicos e evangélicos no discurso dos parlamentares contrários à inserção de conteúdos e práticas relacionados à questão de gênero em ambas as unidades. Verificou-se, ainda, intenso en-gajamento de tais parlamentares em relação ao tema, atuação que, combinada à superio- ridade numérica de deputados alinhados ao discurso conservador, possibilitou êxito na retirada das previsões de gênero dos diplomas legais.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The objective of the present investigation was to apprehend the disputes and resistance that permeated the approval process of the Education Plans of Goiás and the Federal Dis-trict, with regard to the theme of gender. The federative units were chosen based on the rates of violence against women, with the most violent unit (Goiás) and the least violent unit (Federal District) in the Midwest region selected for analysis, seeking a comparativeexercise. To this end, an analysis was made of the speeches produced by the parliamen- tarians elected as representatives of the legislature at the time of the two federative units,based on the theoretical methodological framework of the policy cycle, authored by Ste-phen Ball, combined with critical discourse analysis proposed by Norman Fairclough. The corpus of the research was composed of the minutes of the legislative sessions, a proposed amendment and sub-amendment and a legal opinion related to the theme. Fromthe analysis, it was possible to observe the existence of strong external influences, espe- cially related to conservative and religious sectors, catholic and evangelical in the speechof parliamentarians against the insertion of content and practices related to the gender issue in both units. There was also an intense engagement ofsuch parliamentarians in relation to the theme, a performance that, combined with the numerical superiority of deputies aligned with the conservative discourse, made it possible to successfully removegender predictions from legal diplomas.El objetivo de la presente investigación fue aprehender las disputas y resistencias que permearon el proceso de aprobación de los Planes de Educación de Goiás y Distrito Federal, en materia de género. Las unidades federativas fueram elegidas en función de los niveles de violencia contra las mujeres, siendo a unidade más violenta (Goiás) y el menos violenta (Distrito Federal) de la región del Medio Oeste seleccionados para el análisis, buscando un ejercicio comparativo. Para ello, se realizó un análisis de los discursos producidos por los parlamentarios electos como representantes del legislativo en el momento de lo sucedido en las dos unidades federativas, con base en el marco teórico metodológico del ciclo de políticas, redactado por Stephen Ball, combinado con el planteamiento del análisis del discurso crítico propuesto por Norman Fairclough. El corpus de investigación estuvo compuesto por las actas de las sesiones legislativas, una propuesta de enmienda y subenmienda y un dictamen jurídico relacionado con el tema. A partir del análisis, se pudo observar la existencia de fuertes influencias externas, principalmente relacionadas con sectores conservadores y religiosos, católicos y evangélicos en el discurso de los parlamentarios contra la inserción de contenidos y prácticas relacionadas con el género en ambas unidades federativas. También hubo un intenso compromiso de dichos parlamentarios en relación al tema, actuación que, combinada con la superioridad numérica de diputados alineados con el discurso conservador, permitió eliminar con éxito las predicciones de género de los diplomas legales.Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e CidadaniaZardo, Sinara Pollommailto:isabelavef@gmail.comFernandes, Isabela Vince Esgalha2021-07-06T01:20:55Z2021-07-06T01:20:55Z2021-07-052021-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, Isabela Vince Esgalha. Gênero e educação: disputas e resistências no processo de aprovação dos planos estaduais de educação de Goiás e Distrito Federal. 2021. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/41348A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-05T21:32:23Zoai:repositorio.unb.br:10482/41348Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-05T21:32:23Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero e educação : disputas e resistências no processo de aprovação dos planos estaduais de educação de Goiás e Distrito Federal |
title |
Gênero e educação : disputas e resistências no processo de aprovação dos planos estaduais de educação de Goiás e Distrito Federal |
spellingShingle |
Gênero e educação : disputas e resistências no processo de aprovação dos planos estaduais de educação de Goiás e Distrito Federal Fernandes, Isabela Vince Esgalha Gênero Educação Direitos humanos Análise de discurso crítica Ciclo de políticas |
title_short |
Gênero e educação : disputas e resistências no processo de aprovação dos planos estaduais de educação de Goiás e Distrito Federal |
title_full |
Gênero e educação : disputas e resistências no processo de aprovação dos planos estaduais de educação de Goiás e Distrito Federal |
title_fullStr |
Gênero e educação : disputas e resistências no processo de aprovação dos planos estaduais de educação de Goiás e Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
Gênero e educação : disputas e resistências no processo de aprovação dos planos estaduais de educação de Goiás e Distrito Federal |
title_sort |
Gênero e educação : disputas e resistências no processo de aprovação dos planos estaduais de educação de Goiás e Distrito Federal |
author |
Fernandes, Isabela Vince Esgalha |
author_facet |
Fernandes, Isabela Vince Esgalha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zardo, Sinara Pollom mailto:isabelavef@gmail.com |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Isabela Vince Esgalha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Educação Direitos humanos Análise de discurso crítica Ciclo de políticas |
topic |
Gênero Educação Direitos humanos Análise de discurso crítica Ciclo de políticas |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-06T01:20:55Z 2021-07-06T01:20:55Z 2021-07-05 2021-02-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERNANDES, Isabela Vince Esgalha. Gênero e educação: disputas e resistências no processo de aprovação dos planos estaduais de educação de Goiás e Distrito Federal. 2021. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. https://repositorio.unb.br/handle/10482/41348 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Isabela Vince Esgalha. Gênero e educação: disputas e resistências no processo de aprovação dos planos estaduais de educação de Goiás e Distrito Federal. 2021. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/41348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508352762281984 |