Opiniões e atitudes de professores de ciências sobre pedagogia e pedagogos : buscando representações sociais sobre o tema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12278 |
Resumo: | Este trabalho descreve um estudo exploratório sobre atitudes e discursos de professores de ciências diante da pedagogia, enquanto produção humana essencialmente intelectual, e a atuação dos profissionais formados em cursos superiores de pedagogia, os pedagogos. Analisamos o discurso de quatro professores de ciências de escolas públicas de Belém a luz das teorias das representações sociais para tentar entender as origens e mecanismos subjacentes aos conflitos profissionais que ocorrem no ambiente de trabalho escolar entre docentes e pedagogos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_77939b04b38aa4e925cb0b172aa6c008 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/12278 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Opiniões e atitudes de professores de ciências sobre pedagogia e pedagogos : buscando representações sociais sobre o temaOpinions and attitudes of science teachers about pedagogy and pedagogues : searching social representations about the subjectEnsino de ciênciasProfessores de físicaRepresentações sociaisEste trabalho descreve um estudo exploratório sobre atitudes e discursos de professores de ciências diante da pedagogia, enquanto produção humana essencialmente intelectual, e a atuação dos profissionais formados em cursos superiores de pedagogia, os pedagogos. Analisamos o discurso de quatro professores de ciências de escolas públicas de Belém a luz das teorias das representações sociais para tentar entender as origens e mecanismos subjacentes aos conflitos profissionais que ocorrem no ambiente de trabalho escolar entre docentes e pedagogos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work describes an study about attitudes and speeches of science teachers in face of pedagogy, while an essentially intellectual human being production, and the performance of the professionals graduated in pedagogy, the pedagogues. We analyzed the speech of four science teachers who teach at public schools in Belém (Brazil) considering the theories about social representations in order to try to understand the origins and the mechanisms which are underlying the professional conflicts that occur in school work environment between teachers and pedagogues.2013-02-28T20:33:43Z2013-02-28T20:33:43Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBRABO, Jesus Cardoso; SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de. Opiniões e atitudes de professores de Ciências sobre Pedagogia e pedagogos: buscando representações sociais sobre o tema. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 2, p. 40-52, 2004. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/112/104>. Acesso em: 28 fev. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12278O periódico Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências está está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 By. Fonte: http://revistas.if.usp.br/rbpec. Acesso em: 28 fev. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessBrabo, Jesus CardosoSousa, Célia Maria Soares Gomes deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:19:55Zoai:repositorio.unb.br:10482/12278Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:19:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Opiniões e atitudes de professores de ciências sobre pedagogia e pedagogos : buscando representações sociais sobre o tema Opinions and attitudes of science teachers about pedagogy and pedagogues : searching social representations about the subject |
title |
Opiniões e atitudes de professores de ciências sobre pedagogia e pedagogos : buscando representações sociais sobre o tema |
spellingShingle |
Opiniões e atitudes de professores de ciências sobre pedagogia e pedagogos : buscando representações sociais sobre o tema Brabo, Jesus Cardoso Ensino de ciências Professores de física Representações sociais |
title_short |
Opiniões e atitudes de professores de ciências sobre pedagogia e pedagogos : buscando representações sociais sobre o tema |
title_full |
Opiniões e atitudes de professores de ciências sobre pedagogia e pedagogos : buscando representações sociais sobre o tema |
title_fullStr |
Opiniões e atitudes de professores de ciências sobre pedagogia e pedagogos : buscando representações sociais sobre o tema |
title_full_unstemmed |
Opiniões e atitudes de professores de ciências sobre pedagogia e pedagogos : buscando representações sociais sobre o tema |
title_sort |
Opiniões e atitudes de professores de ciências sobre pedagogia e pedagogos : buscando representações sociais sobre o tema |
author |
Brabo, Jesus Cardoso |
author_facet |
Brabo, Jesus Cardoso Sousa, Célia Maria Soares Gomes de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Célia Maria Soares Gomes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brabo, Jesus Cardoso Sousa, Célia Maria Soares Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Professores de física Representações sociais |
topic |
Ensino de ciências Professores de física Representações sociais |
description |
Este trabalho descreve um estudo exploratório sobre atitudes e discursos de professores de ciências diante da pedagogia, enquanto produção humana essencialmente intelectual, e a atuação dos profissionais formados em cursos superiores de pedagogia, os pedagogos. Analisamos o discurso de quatro professores de ciências de escolas públicas de Belém a luz das teorias das representações sociais para tentar entender as origens e mecanismos subjacentes aos conflitos profissionais que ocorrem no ambiente de trabalho escolar entre docentes e pedagogos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2013-02-28T20:33:43Z 2013-02-28T20:33:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRABO, Jesus Cardoso; SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de. Opiniões e atitudes de professores de Ciências sobre Pedagogia e pedagogos: buscando representações sociais sobre o tema. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 2, p. 40-52, 2004. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/112/104>. Acesso em: 28 fev. 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/12278 |
identifier_str_mv |
BRABO, Jesus Cardoso; SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de. Opiniões e atitudes de professores de Ciências sobre Pedagogia e pedagogos: buscando representações sociais sobre o tema. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 2, p. 40-52, 2004. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/112/104>. Acesso em: 28 fev. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508307234160640 |