Referenciais norteadores para o trabalho com Projeto de Vida nos currículos escolares brasileiros : discussões preliminares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Klever Corrente
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45510
Resumo: No contexto da reconfiguração do ensino médio, a promulgação da Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, trouxe, além de outras modificações para as diretrizes e bases da educação nacional, a inclusão de trabalho voltado para a construção de projeto de vida dos estudantes nos currículos do Ensino Médio. Tendo em vista o caráter inovador da inserção dessa proposta nos currículos, alguns instrumentos normativos foram instituídos em âmbito nacional para nortear o trabalho pedagógico. Neste artigo, apresenta-se um levantamento dos principais marcos legais e documentos pedagógicos orientadores de Projeto de Vida, instituídos em nível nacional, e realiza-se uma breve discussão sobre a relevância da integração dessa temática no currículo da Educação Básica.
id UNB_78453c8293bbd2dfe5acec44bf3f84d0
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/45510
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Silva, Klever Corrente2023-01-18T13:30:07Z2023-01-18T13:30:07Z2021SILVA, Klever Corrente. Referenciais norteadores para o trabalho com Projeto de Vida nos currículos escolares brasileiros: discussões preliminares. Revista Com Censo, Brasília, v. 8, n. 2, maio 2021. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1128.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45510No contexto da reconfiguração do ensino médio, a promulgação da Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, trouxe, além de outras modificações para as diretrizes e bases da educação nacional, a inclusão de trabalho voltado para a construção de projeto de vida dos estudantes nos currículos do Ensino Médio. Tendo em vista o caráter inovador da inserção dessa proposta nos currículos, alguns instrumentos normativos foram instituídos em âmbito nacional para nortear o trabalho pedagógico. Neste artigo, apresenta-se um levantamento dos principais marcos legais e documentos pedagógicos orientadores de Projeto de Vida, instituídos em nível nacional, e realiza-se uma breve discussão sobre a relevância da integração dessa temática no currículo da Educação Básica.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSecretaria de Estado de Educação do Distrito FederalInformação extraída da PORTARIA Nº 120, DE 17 DE MARÇO DE 2021, que regulamenta a Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal - CAPÍTULO IV - Direitos Autorais Art. 19. Os autores que desejam publicar na Revista deverão concordar com os seguintes termos: I – autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Com Censo o direito de primeira publicação; II – os manuscritos publicados neste periódico são licenciados em conformidade com a Licença Creative Commons Atribuição Não-Comercial - CC BY-NC. Esta licença permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; III – o conteúdo dos manuscritos deve ser original, além de não ter sido publicado e nem estar em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico científico; IV – autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição complementar da versão do trabalho originalmente publicada neste periódico (por exemplo, como capítulo de livro), desde que seja expressamente reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista; V – autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e o número de citações do trabalho publicado; e VI – autores não terão direito a nenhuma remuneração a título de direito autoral com a publicação na Revista Com Censo. Fonte: http://www.tc.df.gov.br/sinj/Norma/62a4f3fc15564aa2b658d814bdb90f84/see_prt_120_2021.html.info:eu-repo/semantics/openAccessReferenciais norteadores para o trabalho com Projeto de Vida nos currículos escolares brasileiros : discussões preliminaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleProjeto de vidaCurrículosEnsino médioLegislaçãoEducação básicaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45510/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open accessORIGINALARTIGO_ReferenciaisNorteadoresTrabalho.pdfARTIGO_ReferenciaisNorteadoresTrabalho.pdfapplication/pdf224218http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45510/1/ARTIGO_ReferenciaisNorteadoresTrabalho.pdf4ced91c5e24983c15dd25e5b82514503MD51open access10482/455102023-08-01 00:34:37.997open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/45510U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-01T03:34:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Referenciais norteadores para o trabalho com Projeto de Vida nos currículos escolares brasileiros : discussões preliminares
title Referenciais norteadores para o trabalho com Projeto de Vida nos currículos escolares brasileiros : discussões preliminares
spellingShingle Referenciais norteadores para o trabalho com Projeto de Vida nos currículos escolares brasileiros : discussões preliminares
Silva, Klever Corrente
Projeto de vida
Currículos
Ensino médio
Legislação
Educação básica
title_short Referenciais norteadores para o trabalho com Projeto de Vida nos currículos escolares brasileiros : discussões preliminares
title_full Referenciais norteadores para o trabalho com Projeto de Vida nos currículos escolares brasileiros : discussões preliminares
title_fullStr Referenciais norteadores para o trabalho com Projeto de Vida nos currículos escolares brasileiros : discussões preliminares
title_full_unstemmed Referenciais norteadores para o trabalho com Projeto de Vida nos currículos escolares brasileiros : discussões preliminares
title_sort Referenciais norteadores para o trabalho com Projeto de Vida nos currículos escolares brasileiros : discussões preliminares
author Silva, Klever Corrente
author_facet Silva, Klever Corrente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Klever Corrente
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Projeto de vida
Currículos
Ensino médio
Legislação
Educação básica
topic Projeto de vida
Currículos
Ensino médio
Legislação
Educação básica
description No contexto da reconfiguração do ensino médio, a promulgação da Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, trouxe, além de outras modificações para as diretrizes e bases da educação nacional, a inclusão de trabalho voltado para a construção de projeto de vida dos estudantes nos currículos do Ensino Médio. Tendo em vista o caráter inovador da inserção dessa proposta nos currículos, alguns instrumentos normativos foram instituídos em âmbito nacional para nortear o trabalho pedagógico. Neste artigo, apresenta-se um levantamento dos principais marcos legais e documentos pedagógicos orientadores de Projeto de Vida, instituídos em nível nacional, e realiza-se uma breve discussão sobre a relevância da integração dessa temática no currículo da Educação Básica.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-18T13:30:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-18T13:30:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Klever Corrente. Referenciais norteadores para o trabalho com Projeto de Vida nos currículos escolares brasileiros: discussões preliminares. Revista Com Censo, Brasília, v. 8, n. 2, maio 2021. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1128.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/45510
identifier_str_mv SILVA, Klever Corrente. Referenciais norteadores para o trabalho com Projeto de Vida nos currículos escolares brasileiros: discussões preliminares. Revista Com Censo, Brasília, v. 8, n. 2, maio 2021. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1128.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45510/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45510/1/ARTIGO_ReferenciaisNorteadoresTrabalho.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701
4ced91c5e24983c15dd25e5b82514503
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573561781125120