O teclado em grupo como alternativa para o ensino de Música a alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília - Campus Riacho Fundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Raquel Marques
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39806
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
id UNB_784c1c5b850e810037e342183e657070
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39806
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O teclado em grupo como alternativa para o ensino de Música a alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília - Campus Riacho FundoMúsica - instrução e estudoTeclado (Música)Ensino em grupoPiano - estudo e ensinoTeclado - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.O presente trabalho dedica-se à elaboração de uma proposta pedagógica de ensino de teclado em grupo para alunos do ensino médio do Instituto Federal de Brasília – Campus Riacho Fundo. A partir da experiência da autora como professora do componente curricular “Arte” em cursos de ensino médio integrado a cursos técnicos naquela instituição, percebeu-se uma demanda dos estudantes por aulas específicas de teclado, por ser o piano o instrumento de formação da autora. Decidiu-se, então, elaborar um projeto pedagógico de teclado em grupo extracurricular destinado a esses alunos. Para chegar a essa proposta, foi realizada revisão de literatura das temáticas “música e juventude”, por se tratar de um projeto para jovens; “ensino de instrumentos em grupo”, por se tratar de projeto de ensino de instrumento com formato em grupo, incluindo nesta revisão a temática “ensino de piano em grupo”, por ser este o instrumento utilizado no projeto; e “tendências do ensino de piano para iniciantes”, para fundamentar teoricamente a proposta. Além disso, foi realizada análise de material didático de piano para iniciantes. Ao final, foi elaborada uma proposta pedagógica de ensino de teclado em grupo para o contexto em questão.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The present work is dedicated to the elaboration of a pedagogical proposal of group keyboard teaching to high school students of the Federal Institute of Brasília – Campus Riacho Fundo. Based on the author's experience as a teacher of the curricular component “Art” in high school courses integrated with technical courses at that institution, a demand from the students for keyboard classes was particularly perceived, since piano is the instrument that the author has studied during her musical training. She then decided to develop an extracurricular group keyboard pedagogical project for these students. To reach this proposal, a literature review of the themes “music and youth” was carried out, as this was a project designed for teenagers; “Group instrumental teaching”, as the project involved teaching an instrument in a group setting, including in this review the theme “group piano teaching”, as it is the instrument used in the project; and “trends in piano teaching for beginners”, to create a theoretical base for the proposal. In addition, an analysis of piano teaching methods for beginners was carried out. At the end, a pedagogical proposal of group keyboard teaching was elaborated for the context in question.Instituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado ProfissionalMontandon, Maria Isabelpiano.raquel@gmail.comGonçalves, Raquel Marques2020-12-28T15:49:53Z2020-12-28T15:49:53Z2020-12-282020-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONÇALVES, Raquel Marques. O teclado em grupo como alternativa para o ensino de Música a alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília - Campus Riacho Fundo. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39806info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T19:21:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/39806Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T19:21:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O teclado em grupo como alternativa para o ensino de Música a alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília - Campus Riacho Fundo
title O teclado em grupo como alternativa para o ensino de Música a alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília - Campus Riacho Fundo
spellingShingle O teclado em grupo como alternativa para o ensino de Música a alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília - Campus Riacho Fundo
Gonçalves, Raquel Marques
Música - instrução e estudo
Teclado (Música)
Ensino em grupo
Piano - estudo e ensino
Teclado - estudo e ensino
title_short O teclado em grupo como alternativa para o ensino de Música a alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília - Campus Riacho Fundo
title_full O teclado em grupo como alternativa para o ensino de Música a alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília - Campus Riacho Fundo
title_fullStr O teclado em grupo como alternativa para o ensino de Música a alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília - Campus Riacho Fundo
title_full_unstemmed O teclado em grupo como alternativa para o ensino de Música a alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília - Campus Riacho Fundo
title_sort O teclado em grupo como alternativa para o ensino de Música a alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília - Campus Riacho Fundo
author Gonçalves, Raquel Marques
author_facet Gonçalves, Raquel Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montandon, Maria Isabel
piano.raquel@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Raquel Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Música - instrução e estudo
Teclado (Música)
Ensino em grupo
Piano - estudo e ensino
Teclado - estudo e ensino
topic Música - instrução e estudo
Teclado (Música)
Ensino em grupo
Piano - estudo e ensino
Teclado - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28T15:49:53Z
2020-12-28T15:49:53Z
2020-12-28
2020-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Raquel Marques. O teclado em grupo como alternativa para o ensino de Música a alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília - Campus Riacho Fundo. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39806
identifier_str_mv GONÇALVES, Raquel Marques. O teclado em grupo como alternativa para o ensino de Música a alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília - Campus Riacho Fundo. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508185874071552