O ensino coletivo de teclado na terceira idade
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33798 |
Resumo: | A presente pesquisa utilizou o modelo de investigação intitulado Experiênci-Ação (LEÃO, 2013) para acompanhar um processo de ensino/aprendizagem musical de conjunto. O instrumento ensinado através de metodologia de Ensino Coletivo (SÁ e LEÃO, 2013) foi o teclado. Participaram 4 (quatro) alunos, acima de 60 (sessenta) anos, que vivenciaram 13 (treze) aulas, em 2 (duas) turmas. A Experiênci-Ação foi realizada na ‘Oficina Livre de Música’, em Natal/RN, com o objetivo de mostrar a relevância do ensino coletivo de teclado. Pressupõe-se que este é um instrumento musical que promove o desenvolvimento do aprendizado, em uma faixa etária que muitas vezes não é contemplada por processos semelhantes. Quanto à metodologia de pesquisa e procedimentos, primeiramente, foram apresentados os Planejamentos das 13 (treze) Aulas, com a descrição das participações dos sujeitos e os Protocolos, de cada uma; totalizando cerca de 26 aulas relatadas, referentes a duas turmas Em outra etapa, foi respondido um questionário com 5 (cinco) perguntas que visavam detectar as experiências dos sujeitos participantes, sob a perspectiva deles. Foram analisados como aconteceu o dia a dia dos alunos e a impressão dos participantes sobre a Experiênci-Ação de aprendizagem musical em modelo de ensino coletivo, através de detecção de elementos importantes, intitulados Excertos. Foram feitas Análises Parciais dos Excertos, em que o desenvolvimento paulatino dos alunos dentro da realidade de cada um, foi ressaltada do resultado dos dados. Chegou-se às Conclusões Finais. Pôde-se observar a percepção que os alunos têm de seu próprio desenvolvimento musical no cotidiano, num contexto de Ensino Coletivo, a partir de 5 critérios: 1 - a questão da interação do grupo; 2 - a questão da autonomia dos alunos em sala; 3 – a identificação da importância da experiência estendido ao ambiente de suas casas; 4 – o que foi positivo do Ensino Coletivo; 5 – o que não foi positivo no Ensino Coletivo; e 6 - a interação entre professor e aluno. Chegou-se, a partir dos resultados, ao aquilatar da construção do que foi ou não positivo durante o período da pesquisa, no contexto do ambiente participativo e interativo entre professor e aluno. O pesquisador indica, após as análises, que esta atividade deve ser valorizada e propõe novas etapas para esta pesquisa, com continuidade com um grupo maior, ampliado com mais participantes. |
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