A questão da efetividade no processo de ensino/aprendizagem de LE (inglês) : o que leva ao sucesso ou frustração do aprendiz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Myrian Lacerda de Castro e
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3306
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007.
id UNB_78e7ed8d85234dee065fb00b4bb13b9e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/3306
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A questão da efetividade no processo de ensino/aprendizagem de LE (inglês) : o que leva ao sucesso ou frustração do aprendizAfetividadeAprendizagemAspectos cognitivosAspectos emocionaisLíngua estrangeiraPrática de ensinoPsicologia da aprendizagemLíngua inglesaLíngua inglesa - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007.Esta pesquisa, de tipo qualitativo, tem como objetivo investigar as causas da desistência e fracasso de alunos adultos iniciantes de uma escola particular, que estudam inglês. Pretendemos verificar se as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas aos fatores afetivos, aos aspectos emocionais que podem provocar a evasão dos cursos. Discutimos, assim, como a afetividade pode influenciar no sucesso ou no fracasso do processo de ensino/aprendizagem de LE e a importância do equilíbrio entre os aspectos cognitivos e afetivos no processo de ensino/aprendizagem. Para a pesquisa, selecionamos seis alunos adultos iniciantes do curso de inglês de uma escola particular em Goiânia. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados entrevistas semi-abertas gravadas em áudio, questionários do tipo Likert Scale, desenhos feitos pelos participantes representando a sala de aula, e finalmente, as gravações em áudio das interpretações dessas representações gráficas, feitas por eles mesmos. Os resultados apontam a relevância do papel que o professor deve exercer para promover uma atmosfera favorável às relações afetivas dentro da sala de aula. Além disso, os dados mostram que cabe ao professor procurar subsídios e caminhos para que se estabeleça um equilíbrio entre os aspectos afetivos e cognitivos no processo de ensino e aprendizagem de LE, o que poderá contribuir, em grande parte, para que os aprendizes culminem seus cursos, com as suas expectativas e metas alcançadas com relação à língua-alvo. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research, a qualitative study, aims at investigating the reasons for failure and drop out related to emotional aspects presented by adult beginner students of private English courses.We discuss how affectivity can influence the success or failure in the English as a Foreign Language teaching/learning process. Also we discuss the relevance of the balance between the affective and cognitive aspects in this process. For the research we selected six adult beginner students in the English course of a private school in Goiânia. In the data collection we used as reseach instruments, semi- structered interviews recorded in audio, a type of Likert Scale questionnaires, drawings made by the participants, representing the classroom, and finally, audio recorded interpretations of the drawings by the particpants themselves. Our results show the importance of promoting a favourable atmosphere for affective relationships in the classroom, and thus find the balance between affective and cognitive aspects in the teaching- learning process, which can contribute significantly to the students’ success in learning, expectations and goals in relation to the target language.Ortíz Alvarez, Maria LuisaSilva, Myrian Lacerda de Castro e2010-01-18T20:35:12Z2010-01-18T20:35:12Z2010-01-182007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Myrian Lacerda de Castro e. A questão da efetividade no processo de ensino/aprendizagem de LE (inglês): o que leva ao sucesso ou frustração do aprendiz. 2007. 121f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3306info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/3306Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A questão da efetividade no processo de ensino/aprendizagem de LE (inglês) : o que leva ao sucesso ou frustração do aprendiz
title A questão da efetividade no processo de ensino/aprendizagem de LE (inglês) : o que leva ao sucesso ou frustração do aprendiz
spellingShingle A questão da efetividade no processo de ensino/aprendizagem de LE (inglês) : o que leva ao sucesso ou frustração do aprendiz
Silva, Myrian Lacerda de Castro e
Afetividade
Aprendizagem
Aspectos cognitivos
Aspectos emocionais
Língua estrangeira
Prática de ensino
Psicologia da aprendizagem
Língua inglesa
Língua inglesa - estudo e ensino
title_short A questão da efetividade no processo de ensino/aprendizagem de LE (inglês) : o que leva ao sucesso ou frustração do aprendiz
title_full A questão da efetividade no processo de ensino/aprendizagem de LE (inglês) : o que leva ao sucesso ou frustração do aprendiz
title_fullStr A questão da efetividade no processo de ensino/aprendizagem de LE (inglês) : o que leva ao sucesso ou frustração do aprendiz
title_full_unstemmed A questão da efetividade no processo de ensino/aprendizagem de LE (inglês) : o que leva ao sucesso ou frustração do aprendiz
title_sort A questão da efetividade no processo de ensino/aprendizagem de LE (inglês) : o que leva ao sucesso ou frustração do aprendiz
author Silva, Myrian Lacerda de Castro e
author_facet Silva, Myrian Lacerda de Castro e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ortíz Alvarez, Maria Luisa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Myrian Lacerda de Castro e
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Aprendizagem
Aspectos cognitivos
Aspectos emocionais
Língua estrangeira
Prática de ensino
Psicologia da aprendizagem
Língua inglesa
Língua inglesa - estudo e ensino
topic Afetividade
Aprendizagem
Aspectos cognitivos
Aspectos emocionais
Língua estrangeira
Prática de ensino
Psicologia da aprendizagem
Língua inglesa
Língua inglesa - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2010-01-18T20:35:12Z
2010-01-18T20:35:12Z
2010-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Myrian Lacerda de Castro e. A questão da efetividade no processo de ensino/aprendizagem de LE (inglês): o que leva ao sucesso ou frustração do aprendiz. 2007. 121f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/3306
identifier_str_mv SILVA, Myrian Lacerda de Castro e. A questão da efetividade no processo de ensino/aprendizagem de LE (inglês): o que leva ao sucesso ou frustração do aprendiz. 2007. 121f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/3306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580844890292224