O desenvolvimento da competência comunicativa intercultural de surdos aprendizes de inglês : a internet como meio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Claudia Arantes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20620
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.20620
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2015.
id UNB_79603e0807ecee2231a52d47d3f648fd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/20620
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O desenvolvimento da competência comunicativa intercultural de surdos aprendizes de inglês : a internet como meioInterculturalidadeCompetência e desempenho (Lingüística)Língua de sinais - educaçãoPedagogia - interlínguasSurdos - interlíngua (Aprendizagem de línguas)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2015.Esta pesquisa, de cunho qualitativo, tem como tema principal analisar o processo de desenvolvimento da Competência Comunicativa Interculturalno ensino de língua estrangeira por meio de Projetos Colaborativos Internacionais com uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como o fórum online, e questões envolvendo aspectos interculturais para observar como esses aspectos podem ou não contribuir para promover a comunicação e ampliar a socialização do estudante surdo com ouvintes. O tema nasceu da experiência da pesquisadora como professora de inglês como língua estrangeira, a partir de iniciativa própria de inclusão dos alunos surdos em projetos colaborativos internacionais com o uso de uma plataforma educacional online como atividade complementar e participação voluntária. Para tanto, o estudo se baseou no Modelo de Competência Comunicativa Intercultural de Byram (1997), que afirma ser o comunicador intercultural aquele que consegue estabelecer ligações culturais e interpretá-las na perspectiva do Outro em relação a si mesmo e a sua comunidade. Este comunicador intercultural é também capaz de negociar conhecimento no encontro intercultural, ultrapassando os obstáculos que possam surgir. Neste estudo buscou-se analisar se os alunos surdos do grupo de pesquisa tinham capacidade de usar a língua inglesa para estabelecer comunicação por escrito por meio de interação intercultural com estudantes de inglês com diferentes níveis de proficiência, LE, L2 e LM. A comunicação intercultural foi baseada na utilização dos vídeos de autoria dos próprios estudantes surdos como meio de iniciar o diálogo com esses interlocutores ouvintes desconhecidos. Essa metodologia se justificou porque os alunos se interessam pela produção de vídeos, com várias produções próprias, realizadas com supervisão da intérprete de Libras, de professores de línguas da escola e da professora da sala de recursos, como atividade complementar às atividades escolares. Trata-se de uma pesquisa que está fundamentada principalmente no Modelo de Competência Comunicativa Intercultural cujo proponente é o pesquisador Michael Byram, além do respaldo teórico dos estudos sobre competências (HUELVA UNTERNBÄUMEN, 2015; HYMES, 2001; CANALE, 2013; ALMEIDA FILHO, 1993, 2014; e outros), cultura (GEERTZ, 1989; KRAMSCH, 1993; DURANTI, 2001 e outros), interculturalidade (BYRAM, 1997; BENNETT, 1998; MENDES, 2011a; CANDAU, 2012 e outros), cultura surda (SKLIAR, 1998; 1999; LANE, 1997; CASTRO JUNIOR; 2011; STROBEL, 2008), competência comunicativa intercultural (BYRAM, 1997; 2008).The present qualitative research has as its main focus to analyze the developmental process of the Intercultural Communicative Competence in foreign language teaching through International Collaborative Projects that use Communication and Information Technologies , such as online forums, and also, to analyze the issues involving Intercultural aspects with the aim to observe how those aspects can or cannot contribute to promote communication and increase socialization of hearing impaired students with listeners. The topic has its origin in the researchers’ experience as an English as a foreign language teacher, where she had the initiative to include hearing impaired students in international collaborative projects with the use of an online educational platform used as a complementary activity and voluntary participation. The present study was based on the Intercultural Communicative Competence Model by Byram (1997), which states that the Intercultural speaker is the one who manages to establish cultural links through the other’s perspective in relation to oneself and their community. This Intercultural speaker is also able to negotiate knowledge in the Intercultural encounter, overcoming the barriers that might emerge. This study was aimed to analyze if the hearing impaired students in the research group were able to use the English language to communicate in written form through Intercultural interaction with other students of English with different proficiency levels, LE, L2 and LM. The Intercultural communication was based on videos made by the hearing impaired students as a means to initiate the dialogue with these unknown listeners. The methodology justified because learners were interested in the production of videos, many of which of their own making, supervised by the Brazilian Sign Language interpreter, by language teachers and also by the special education needs teacher, as an after class activity. This is a research grounded mainly in the Intercultural Communicative Competence proposed by the researcher Michael Byram, but it also sought theoretical validation on studies on competence of (HUELVA UNTERNBÄUMEN, 2015; HYMES, 2001; CANALE, 2013; ALMEIDA FILHO, 1993, 2014; and others), culture (GEERTZ, 1989; KRAMSCH, 1993; DURANTI, 2001 and others), interculturality (BYRAM, 1997; BENNETT, 1998; MENDES, 2011a; CANDAU, 2012 and others), deaf culture (SKLIAR, 1998; 1999; LANE, 1997; CASTRO JUNIOR; 2011; STROBEL, 2008), intercultural communicative competence (BYRAM, 1997; 2008).Unternbäumen, Enrique HuelvaBatista, Claudia Arantes2016-05-30T21:11:18Z2016-05-30T21:11:18Z2016-05-302015-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBATISTA, Claudia Arantes. O desenvolvimento da competência comunicativa intercultural de surdos aprendizes de inglês: a internet como meio. 2015. 185 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20620http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.20620A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:06Zoai:repositorio.unb.br:10482/20620Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da competência comunicativa intercultural de surdos aprendizes de inglês : a internet como meio
title O desenvolvimento da competência comunicativa intercultural de surdos aprendizes de inglês : a internet como meio
spellingShingle O desenvolvimento da competência comunicativa intercultural de surdos aprendizes de inglês : a internet como meio
Batista, Claudia Arantes
Interculturalidade
Competência e desempenho (Lingüística)
Língua de sinais - educação
Pedagogia - interlínguas
Surdos - interlíngua (Aprendizagem de línguas)
title_short O desenvolvimento da competência comunicativa intercultural de surdos aprendizes de inglês : a internet como meio
title_full O desenvolvimento da competência comunicativa intercultural de surdos aprendizes de inglês : a internet como meio
title_fullStr O desenvolvimento da competência comunicativa intercultural de surdos aprendizes de inglês : a internet como meio
title_full_unstemmed O desenvolvimento da competência comunicativa intercultural de surdos aprendizes de inglês : a internet como meio
title_sort O desenvolvimento da competência comunicativa intercultural de surdos aprendizes de inglês : a internet como meio
author Batista, Claudia Arantes
author_facet Batista, Claudia Arantes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Unternbäumen, Enrique Huelva
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Claudia Arantes
dc.subject.por.fl_str_mv Interculturalidade
Competência e desempenho (Lingüística)
Língua de sinais - educação
Pedagogia - interlínguas
Surdos - interlíngua (Aprendizagem de línguas)
topic Interculturalidade
Competência e desempenho (Lingüística)
Língua de sinais - educação
Pedagogia - interlínguas
Surdos - interlíngua (Aprendizagem de línguas)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-23
2016-05-30T21:11:18Z
2016-05-30T21:11:18Z
2016-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATISTA, Claudia Arantes. O desenvolvimento da competência comunicativa intercultural de surdos aprendizes de inglês: a internet como meio. 2015. 185 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20620
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.20620
identifier_str_mv BATISTA, Claudia Arantes. O desenvolvimento da competência comunicativa intercultural de surdos aprendizes de inglês: a internet como meio. 2015. 185 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/20620
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.20620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508259410706432