A significação no desenvolvimento de surdos adultos em processo de aquisição da primeira língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Linair Moura Barros
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9071
Resumo: Dissertação (mestrado)- Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010.
id UNB_bf7dbb17dbcebb6efd5e3e12651da4bf
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9071
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A significação no desenvolvimento de surdos adultos em processo de aquisição da primeira línguaSurdos - educaçãoSinais e símbolosLíngua portuguesa - regênciaLíngua de sinais - gramáticaSurdos - interlíngua (Aprendizagem de línguas)Dissertação (mestrado)- Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010.No Brasil ainda existem muitas pessoas surdas que não adquiriram a língua portuguesa nem a língua de sinais. Estas pessoas desenvolvem um conjunto de gestos compartilhados no âmbito familiar, com os quais se comunicam. Apesar de atender às necessidades básicas, esses gestos são insuficientes para cumprir as funções da linguagem quanto à interação social e o desenvolvimento cognitivo. A busca da escolarização na idade adulta e o contato com a língua permitem o incremento de novas formas de lidar com a realidade simbólica, na qual o sujeito é desafiado a alcançar competências linguísticas a partir de uma ferramenta cultural com a qual dá novo sentido ao mundo e a si mesmo. O processo tem uma singularidade por ocorrer na idade adulta, envolver a aquisição simultânea de duas línguas em modalidades diferentes (escrita e viso-espacial) e mobilizar um sujeito que já tem toda uma experiência de vida definida à margem das práticas culturais da sociedade onde vive para um processo de desenvolvimento linguístico, envolvendo a aquisição de língua, algo que ocorre, normalmente, na infância. Esse caráter singular se caracteriza por mesclar diversos recursos sígnicos: gestos, sinais, escrita, datilologia ensejando a investigação sobre as formas como se dá a construção do significado nesse contexto. Na perspectiva do desenvolvimento como processo fomentado pelas condições sociais e da deficiência como condição que promove novas formas de desenvolvimento, esta investigação irá analisar o processo de construção do significado em razão das condições dialógicas e semióticas que se constituem quando os sujeitos entram em interação. É uma pesquisa qualitativa com foco nas interações verbais. Para isto foram selecionados episódios dentro de um conjunto de observações registradas por videogravação no período de um ano com alunos adultos surdos que estão inseridos num projeto de letramento. Apesar dos raros estudos sobre a aquisição de primeira língua na idade adulta, essa pesquisa delineia os diversos recursos linguísticos utilizados por esses alunos bem como as relações que se estabelecem tanto no discurso falado como no escrito, mostrando as especificidades do sujeito surdo como resultado de sua condição e do incremento de ferramentas culturais alternativas, que resulta numa forma própria de desenvolvimento. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn Brazil there are many deaf .people that had not learned neither portuguese nor sign language. These people develop a whole set of gestures that are shared with the family with whom they communicate. Although these gestures accomplish their basic needs, they are insufficient to organize language functions regarding social interaction and cognitive development. Search for schooling in adult life and contact with language allow them to develop new forms of dealing with simbolic reality, where subjects are challenged to reach linguistic competencies through cultural tools which give new meaning to the world and to themselves. Language acquisition occurring in adult life is singular since envolves simultaneous acquisition of two languages in different modalities (writing and visual-spatial) and makes a shift in the subject's life, from being living as an outsider of cultural practices of society to a learner of new linguistic developmental process, including language acquisition, which should have been initialized on early childhood. This process entangles diverse linguistic resources providing special interest in the investigation of how it occurs in this peculiar phase of life. Understanding development as a process nourished by social conditions and handicap as a condition that triggers new forms of development, this research analyses meaning making process through dialogical and semiotic perspectives that occur when different subjects interact. It is a qualitative research that focus on verbal interactions. Thus, some episodes were selected within a set of videorecorded observations that occurred during one year, with deaf adults inserted in a special litteracy program. Although studies about acquisition of first language in adulthood are rare, this research designs different linguistic resources used by subjects investigated as well as relations established in spoken and written discourse, showing that peculiarities of deaf subjects are a result of their conditions and the posibilities of providing alternative cultural tools results in a peculiar way of development.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKelman, Celeste AzulayMartins, Linair Moura Barros2011-07-14T22:22:37Z2011-07-14T22:22:37Z2011-07-142010-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, Linair Moura Barros. A significação no desenvolvimento de surdos adultos em processo de aquisição da primeira língua. 2010. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9071info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:43:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/9071Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:43:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A significação no desenvolvimento de surdos adultos em processo de aquisição da primeira língua
title A significação no desenvolvimento de surdos adultos em processo de aquisição da primeira língua
spellingShingle A significação no desenvolvimento de surdos adultos em processo de aquisição da primeira língua
Martins, Linair Moura Barros
Surdos - educação
Sinais e símbolos
Língua portuguesa - regência
Língua de sinais - gramática
Surdos - interlíngua (Aprendizagem de línguas)
title_short A significação no desenvolvimento de surdos adultos em processo de aquisição da primeira língua
title_full A significação no desenvolvimento de surdos adultos em processo de aquisição da primeira língua
title_fullStr A significação no desenvolvimento de surdos adultos em processo de aquisição da primeira língua
title_full_unstemmed A significação no desenvolvimento de surdos adultos em processo de aquisição da primeira língua
title_sort A significação no desenvolvimento de surdos adultos em processo de aquisição da primeira língua
author Martins, Linair Moura Barros
author_facet Martins, Linair Moura Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kelman, Celeste Azulay
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Linair Moura Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Surdos - educação
Sinais e símbolos
Língua portuguesa - regência
Língua de sinais - gramática
Surdos - interlíngua (Aprendizagem de línguas)
topic Surdos - educação
Sinais e símbolos
Língua portuguesa - regência
Língua de sinais - gramática
Surdos - interlíngua (Aprendizagem de línguas)
description Dissertação (mestrado)- Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-04
2011-07-14T22:22:37Z
2011-07-14T22:22:37Z
2011-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Linair Moura Barros. A significação no desenvolvimento de surdos adultos em processo de aquisição da primeira língua. 2010. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9071
identifier_str_mv MARTINS, Linair Moura Barros. A significação no desenvolvimento de surdos adultos em processo de aquisição da primeira língua. 2010. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508266394222592