Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Losito, Sonia Maria
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591161
Resumo: Orientador: Lucila Diehl Tolaine Fini
id UNICAMP-30_626c00e10c25af1fe4441c8df26e8d08
oai_identifier_str oai::222162
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagemCriatividadeCogniçãoInteração socialAprendizagemPsicologia educacionalConstrutivismo (Educação)Orientador: Lucila Diehl Tolaine FiniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: sta pesquisa teve por objetivo avaliar a influência de uma intervenção psicopedag6gica em relação à aprendizagem de conteúdos de ensino. Na intervenção avaliada, os sujeitos foram solicitados à criação de possíveis e incentivados a interagir com o grupo. O estudo foi realizado com um total de 72 suieitos que frequentavam a ultima série do Curso de Educação Infantil e 1ª série do Ensino Fundamental na faixa etária de seis anos e um mês a dez anos e dois meses. O total de sujeitos foi composto por quatro turmas-classe.Trabalhou-se com uma turma-classe de cada vez. A pesquisa teve início, em cada turma, com a aplicação de um pré-teste que continha três provas tipo escolar e duas provas piagetianas de possíveis. Com base nos resultados do pré-teste, os sujeitos foram separados em grupo controle e grupo experimental. O grupo experimental foi constituído por alunos que tiveram os índices de condutas mais baixos nas provas escolares aplicadas no pré-teste. O grupo controle foi composto pelo restante da turma. Após o pré-teste, foram aplicadas três sessões de intervenção nos sujeitos do grupo experimental. As intervenções tiveram por características comuns: ação efectiva do aluno, elaboração de soluções pessoais diferenciadas; divulgação pelo aluno do modo como este pensava para resolver cada questão; comentários e discussão das soluções utilizadas; uso de conflitos sócio-cognitivos; repetição da 'forma de trabalhar a atividade, variando o assunto*. Aplicaram-se dois pós-testes. Constatou-se que o incentivo à criação de novidades e a interação social entre sujeitos favoreceram a aprendizagem de conteúdos de ensinoAbstract: This research aimed at evaluating the influence of a psycho pedagogic intervention on subjects who were prompted to create 'possibles¿ and submitted to a social I intervention in the learning situation. The subjects of this study were from four regular classes, which were worked separately. A pretest was conducted on 72 children, aged from 6 at 10 years who were regularly attending either Kindergarten or the first grade of a Brazilian Elementary School. The pretest contained three types of school tests and two piagetian tests of 'possibles¿. The subjects were then divided into a control and an experimental group. The latter was formed with who scored lower in the school test. All the other children formed the control group. After the test, three intervention sessions were applied on the experimental group. All three intervention session had some common features: the children¿s effective action, the elaboration of personal solutions, the children's oral protocols to retell the cognitive process in solving each question, comments and discussion of the solutions, the use of socio-cognitive conflicts and the 'repetition of the activity procedures varying the contents¿. Two post-testes were then conducted and it was observed that the incentive for the 'new¿ and the social interaction among the subjects favored the learning of contentsDoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Fini, Lucila Diehl Tolaine, 1945-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLosito, Sonia Maria20012001-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf300p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591161LOSITO, Sonia Maria. Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem. 2001. 300p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591161. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/222162porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T21:54:54Zoai::222162Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T21:54:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem
title Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem
spellingShingle Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem
Losito, Sonia Maria
Criatividade
Cognição
Interação social
Aprendizagem
Psicologia educacional
Construtivismo (Educação)
title_short Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem
title_full Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem
title_fullStr Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem
title_full_unstemmed Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem
title_sort Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem
author Losito, Sonia Maria
author_facet Losito, Sonia Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fini, Lucila Diehl Tolaine, 1945-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Losito, Sonia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Cognição
Interação social
Aprendizagem
Psicologia educacional
Construtivismo (Educação)
topic Criatividade
Cognição
Interação social
Aprendizagem
Psicologia educacional
Construtivismo (Educação)
description Orientador: Lucila Diehl Tolaine Fini
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-06-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591161
LOSITO, Sonia Maria. Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem. 2001. 300p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591161. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
LOSITO, Sonia Maria. Criatividade cognitiva, interativa social e aprendizagem. 2001. 300p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591161. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/222162
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
300p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138361617678336