A importância do computador como ferramenta de aprendizagem : um estudo sobre interdisciplinaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patuzzi, Mara Núbia Colombo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141459
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a importância do computador na sala de aula e constatar os benefícios que o mesmo traz para a construção do conhecimento, pesquisando situações em que a informática é utilizada na escola como facilitadora da aprendizagem por meio da interdisciplinaridade. As crianças aprendem de muitas maneiras e com base em diferentes recursos, por exemplo: convivendo com os colegas, se comunicando com adultos e descobrindo seus limites em situações formais e informais. Nesse sentido, é preciso perceber que a aprendizagem gera conflitos, exige que a criança fique instigada a buscar respostas aos problemas apresentados, uma vez que aprender não é tarefa fácil. É necessário buscar a satisfação de aprender, evoluir e se apropriar do conhecimento, e para isso é importante a informatização no processo ensino-aprendizagem. Para a construção do presente trabalho, foi feita uma pesquisa junto a professores, investigando se acontece o uso da informática em sala de aula e de que maneira esse uso contribui ou não para o processo de troca e de estímulos no ensino. Através da investigação realizada, foi possível perceber que a informática é um recurso prazeroso e eficiente no universo sócio-histórico-cultural, o qual vem abrindo caminhos e embasando o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade.
id UFRGS-2_7d60146a88d07be664b04db043aecf35
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141459
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Patuzzi, Mara Núbia ColomboFavaretto, Fernando2016-05-20T02:10:58Z2010http://hdl.handle.net/10183/141459000990663O presente trabalho tem como objetivo investigar a importância do computador na sala de aula e constatar os benefícios que o mesmo traz para a construção do conhecimento, pesquisando situações em que a informática é utilizada na escola como facilitadora da aprendizagem por meio da interdisciplinaridade. As crianças aprendem de muitas maneiras e com base em diferentes recursos, por exemplo: convivendo com os colegas, se comunicando com adultos e descobrindo seus limites em situações formais e informais. Nesse sentido, é preciso perceber que a aprendizagem gera conflitos, exige que a criança fique instigada a buscar respostas aos problemas apresentados, uma vez que aprender não é tarefa fácil. É necessário buscar a satisfação de aprender, evoluir e se apropriar do conhecimento, e para isso é importante a informatização no processo ensino-aprendizagem. Para a construção do presente trabalho, foi feita uma pesquisa junto a professores, investigando se acontece o uso da informática em sala de aula e de que maneira esse uso contribui ou não para o processo de troca e de estímulos no ensino. Através da investigação realizada, foi possível perceber que a informática é um recurso prazeroso e eficiente no universo sócio-histórico-cultural, o qual vem abrindo caminhos e embasando o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade.application/pdfporAprendizagemComputadorCriatividadeProfessorA importância do computador como ferramenta de aprendizagem : um estudo sobre interdisciplinaridadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990663.pdf000990663.pdfTexto completoapplication/pdf321684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141459/1/000990663.pdfb6511ed0a3c5a3990eee32bbbc9ca90bMD51TEXT000990663.pdf.txt000990663.pdf.txtExtracted Texttext/plain71084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141459/2/000990663.pdf.txt8fe1291e43f71385aae6411d363baaf6MD52THUMBNAIL000990663.pdf.jpg000990663.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141459/3/000990663.pdf.jpg35d1e0ec1b70efe487dcf04d53e7902dMD5310183/1414592018-10-25 10:04:07.037oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141459Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:04:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do computador como ferramenta de aprendizagem : um estudo sobre interdisciplinaridade
title A importância do computador como ferramenta de aprendizagem : um estudo sobre interdisciplinaridade
spellingShingle A importância do computador como ferramenta de aprendizagem : um estudo sobre interdisciplinaridade
Patuzzi, Mara Núbia Colombo
Aprendizagem
Computador
Criatividade
Professor
title_short A importância do computador como ferramenta de aprendizagem : um estudo sobre interdisciplinaridade
title_full A importância do computador como ferramenta de aprendizagem : um estudo sobre interdisciplinaridade
title_fullStr A importância do computador como ferramenta de aprendizagem : um estudo sobre interdisciplinaridade
title_full_unstemmed A importância do computador como ferramenta de aprendizagem : um estudo sobre interdisciplinaridade
title_sort A importância do computador como ferramenta de aprendizagem : um estudo sobre interdisciplinaridade
author Patuzzi, Mara Núbia Colombo
author_facet Patuzzi, Mara Núbia Colombo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patuzzi, Mara Núbia Colombo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Favaretto, Fernando
contributor_str_mv Favaretto, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Computador
Criatividade
Professor
topic Aprendizagem
Computador
Criatividade
Professor
description O presente trabalho tem como objetivo investigar a importância do computador na sala de aula e constatar os benefícios que o mesmo traz para a construção do conhecimento, pesquisando situações em que a informática é utilizada na escola como facilitadora da aprendizagem por meio da interdisciplinaridade. As crianças aprendem de muitas maneiras e com base em diferentes recursos, por exemplo: convivendo com os colegas, se comunicando com adultos e descobrindo seus limites em situações formais e informais. Nesse sentido, é preciso perceber que a aprendizagem gera conflitos, exige que a criança fique instigada a buscar respostas aos problemas apresentados, uma vez que aprender não é tarefa fácil. É necessário buscar a satisfação de aprender, evoluir e se apropriar do conhecimento, e para isso é importante a informatização no processo ensino-aprendizagem. Para a construção do presente trabalho, foi feita uma pesquisa junto a professores, investigando se acontece o uso da informática em sala de aula e de que maneira esse uso contribui ou não para o processo de troca e de estímulos no ensino. Através da investigação realizada, foi possível perceber que a informática é um recurso prazeroso e eficiente no universo sócio-histórico-cultural, o qual vem abrindo caminhos e embasando o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:10:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141459
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990663
url http://hdl.handle.net/10183/141459
identifier_str_mv 000990663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141459/1/000990663.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141459/2/000990663.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141459/3/000990663.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b6511ed0a3c5a3990eee32bbbc9ca90b
8fe1291e43f71385aae6411d363baaf6
35d1e0ec1b70efe487dcf04d53e7902d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509896785920