A importância do computador como ferramenta de aprendizagem : um estudo sobre interdisciplinaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141459 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar a importância do computador na sala de aula e constatar os benefícios que o mesmo traz para a construção do conhecimento, pesquisando situações em que a informática é utilizada na escola como facilitadora da aprendizagem por meio da interdisciplinaridade. As crianças aprendem de muitas maneiras e com base em diferentes recursos, por exemplo: convivendo com os colegas, se comunicando com adultos e descobrindo seus limites em situações formais e informais. Nesse sentido, é preciso perceber que a aprendizagem gera conflitos, exige que a criança fique instigada a buscar respostas aos problemas apresentados, uma vez que aprender não é tarefa fácil. É necessário buscar a satisfação de aprender, evoluir e se apropriar do conhecimento, e para isso é importante a informatização no processo ensino-aprendizagem. Para a construção do presente trabalho, foi feita uma pesquisa junto a professores, investigando se acontece o uso da informática em sala de aula e de que maneira esse uso contribui ou não para o processo de troca e de estímulos no ensino. Através da investigação realizada, foi possível perceber que a informática é um recurso prazeroso e eficiente no universo sócio-histórico-cultural, o qual vem abrindo caminhos e embasando o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade. |
id |
UFRGS-2_7d60146a88d07be664b04db043aecf35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141459 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Patuzzi, Mara Núbia ColomboFavaretto, Fernando2016-05-20T02:10:58Z2010http://hdl.handle.net/10183/141459000990663O presente trabalho tem como objetivo investigar a importância do computador na sala de aula e constatar os benefícios que o mesmo traz para a construção do conhecimento, pesquisando situações em que a informática é utilizada na escola como facilitadora da aprendizagem por meio da interdisciplinaridade. As crianças aprendem de muitas maneiras e com base em diferentes recursos, por exemplo: convivendo com os colegas, se comunicando com adultos e descobrindo seus limites em situações formais e informais. Nesse sentido, é preciso perceber que a aprendizagem gera conflitos, exige que a criança fique instigada a buscar respostas aos problemas apresentados, uma vez que aprender não é tarefa fácil. É necessário buscar a satisfação de aprender, evoluir e se apropriar do conhecimento, e para isso é importante a informatização no processo ensino-aprendizagem. Para a construção do presente trabalho, foi feita uma pesquisa junto a professores, investigando se acontece o uso da informática em sala de aula e de que maneira esse uso contribui ou não para o processo de troca e de estímulos no ensino. Através da investigação realizada, foi possível perceber que a informática é um recurso prazeroso e eficiente no universo sócio-histórico-cultural, o qual vem abrindo caminhos e embasando o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade.application/pdfporAprendizagemComputadorCriatividadeProfessorA importância do computador como ferramenta de aprendizagem : um estudo sobre interdisciplinaridadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990663.pdf000990663.pdfTexto completoapplication/pdf321684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141459/1/000990663.pdfb6511ed0a3c5a3990eee32bbbc9ca90bMD51TEXT000990663.pdf.txt000990663.pdf.txtExtracted Texttext/plain71084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141459/2/000990663.pdf.txt8fe1291e43f71385aae6411d363baaf6MD52THUMBNAIL000990663.pdf.jpg000990663.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141459/3/000990663.pdf.jpg35d1e0ec1b70efe487dcf04d53e7902dMD5310183/1414592018-10-25 10:04:07.037oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141459Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:04:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do computador como ferramenta de aprendizagem : um estudo sobre interdisciplinaridade |
title |
A importância do computador como ferramenta de aprendizagem : um estudo sobre interdisciplinaridade |
spellingShingle |
A importância do computador como ferramenta de aprendizagem : um estudo sobre interdisciplinaridade Patuzzi, Mara Núbia Colombo Aprendizagem Computador Criatividade Professor |
title_short |
A importância do computador como ferramenta de aprendizagem : um estudo sobre interdisciplinaridade |
title_full |
A importância do computador como ferramenta de aprendizagem : um estudo sobre interdisciplinaridade |
title_fullStr |
A importância do computador como ferramenta de aprendizagem : um estudo sobre interdisciplinaridade |
title_full_unstemmed |
A importância do computador como ferramenta de aprendizagem : um estudo sobre interdisciplinaridade |
title_sort |
A importância do computador como ferramenta de aprendizagem : um estudo sobre interdisciplinaridade |
author |
Patuzzi, Mara Núbia Colombo |
author_facet |
Patuzzi, Mara Núbia Colombo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patuzzi, Mara Núbia Colombo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Favaretto, Fernando |
contributor_str_mv |
Favaretto, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Computador Criatividade Professor |
topic |
Aprendizagem Computador Criatividade Professor |
description |
O presente trabalho tem como objetivo investigar a importância do computador na sala de aula e constatar os benefícios que o mesmo traz para a construção do conhecimento, pesquisando situações em que a informática é utilizada na escola como facilitadora da aprendizagem por meio da interdisciplinaridade. As crianças aprendem de muitas maneiras e com base em diferentes recursos, por exemplo: convivendo com os colegas, se comunicando com adultos e descobrindo seus limites em situações formais e informais. Nesse sentido, é preciso perceber que a aprendizagem gera conflitos, exige que a criança fique instigada a buscar respostas aos problemas apresentados, uma vez que aprender não é tarefa fácil. É necessário buscar a satisfação de aprender, evoluir e se apropriar do conhecimento, e para isso é importante a informatização no processo ensino-aprendizagem. Para a construção do presente trabalho, foi feita uma pesquisa junto a professores, investigando se acontece o uso da informática em sala de aula e de que maneira esse uso contribui ou não para o processo de troca e de estímulos no ensino. Através da investigação realizada, foi possível perceber que a informática é um recurso prazeroso e eficiente no universo sócio-histórico-cultural, o qual vem abrindo caminhos e embasando o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141459 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990663 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141459 |
identifier_str_mv |
000990663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141459/1/000990663.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141459/2/000990663.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141459/3/000990663.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b6511ed0a3c5a3990eee32bbbc9ca90b 8fe1291e43f71385aae6411d363baaf6 35d1e0ec1b70efe487dcf04d53e7902d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224509896785920 |