Educação contábil : um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mulatinho, Caio Eduardo Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2700
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2007.
id UNB_7a7026233720d277339007f59933d171
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/2700
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação contábil : um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONUAccounting education : a comparative study of the curriculum grades and the perception of the teachers of the degree courses of the Federal Universities from Paraíba, Pernambuco and Rio Grande do Norte, regarding the World Program of Studies in Accounting Proposed by ISAR/UNCTAD/ONUContabilidadeFormação profissional - contabilidadeEnsino superior - contabilidadeContabilidade - estudo e ensinoCurrículo contábilPrograma mundial de estudos em contabilidadeFormação do contadorDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2007.O objetivo desta pesquisa foi evidenciar desafios, ações e perspectivas das Universidades Federais dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, no que diz respeito à formação do Contador, através da análise comparativo-crítica das grades curriculares adotadas atualmente, em relação ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade (PMEC) proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU, bem como da percepção dos professores que compõem o quadro docente dos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis destas instituições. Para tanto, foi adotado o método indutivo, com utilização de técnicas de coleta de dados direta, com aplicação de questionários aos docentes, com perguntas diretas que versou sobre a formação do Contador, bem como da técnica indireta, com o levantamento documental-bibliográfico concernente ao objeto de estudo. Quanto o tipo de pesquisa, este se caracterizou como um estudo exploratório-descritivo, no tocante a identificar tópicos (disciplinas), diferentes ou não, nas grades curriculares das três instituições à luz do PMEC. Com isso, permitiram ser estabelecidas análises comparativas entre as IFES, sobre fatores comuns, diferenciadores e de globalização. Por fim, conclui-se que as IFES estudadas contemplam as disciplinas do PMEC, exceto nas áreas: TI, Tópicos Internacionais, Contabilidade Social, Ambiental e Internacional, bem como o estudo de línguas estrangeiras. Foi identificado também o excesso burocrático e a rigidez como fator impeditivo de remodelagem curricular das IFES, bem como se chegou à compreensão de que é necessária a obrigatoriedade do exame de suficiência para os bacharéis, da abrangência do Programa de Educação Continuada para todos os Contadores, para fortalecimento da profissão. O domínio de conhecimentos específicos congruente a uma compreensão holística do ambiente, são exigências cada vez mais presentes no mercado de trabalho do Contador. Esta situação reflete a complexidade de uma realidade que os egressos do curso terão de enfrentar. Dessa forma, é fundamental que as escolas de Contabilidade abordem essa complexidade, com currículos mais flexíveis. _________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe objective of this research was to evidence challenges, actions and perspectives of the Federal Universities from States of Pernambuco, Paraíba and Rio Grande do Norte, in what it concerns the Accountant's formation, through the comparativecritical analysis of the curriculum grating adopted now, in relation to the World Program of Studies in Accounting (PMEC) proposed by ISAR/UNCTAD/ONU, as well as of the teachers' perception that compose the educational picture of the bachelaureate courses in Accounting of these institutions. Then the inductive method was adopted, with use of techniques of direct collection of data, with application of questionnaires to the teachers, with direct questions that it turned about the Accountant's formation, as well as of the indirect technique, with the documentalbibliographical rising regarding the study object. As the research type, this it was characterized as an exploratory-descriptive study, concerning identifying topics (disciplines), different or no, in the curriculum grating of the three institutions to the light of PMEC. With that, they allowed to be established comparative analyses among IFES, about factors common, differentiating and of globalization. Finally, it is ended that studied IFES contemplate the disciplines of PMEC, except in the areas: TI, International Topics, Accounting Social, Environmental and International, as well as the study of foreign languages. It was also identified the bureaucratic excess and the rigidity as obstructive factor of curricular remodelment of IFES, as well as it was approximated to the understanding that it is necessary the compulsory nature of the sufficiency exam for the bachelors, of the inclusion of the Program of Continuous Education for all of the Accountants, for invigoration of the profession. The appropriate domain of specific knowledge to an understanding of the atmosphere, they are demands more and more presents in the Accountant's job market. This situation reflects the complexity of a reality that the exits of the course will have to face. In that way, it is fundamental that the schools of Accounting approach that complexity, with more flexible curriculum.Lopes, Jorge Expedito de GusmãoMulatinho, Caio Eduardo Silva2009-12-14T14:58:36Z2009-12-14T14:58:36Z2007-05-172007-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMulatinho, Caio Eduardo Silva. Educação contábil: um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU. 2007. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós- Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília/UFPB/UFPE/UFRN, Recife, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2700info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T18:25:46Zoai:repositorio.unb.br:10482/2700Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T18:25:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação contábil : um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU
Accounting education : a comparative study of the curriculum grades and the perception of the teachers of the degree courses of the Federal Universities from Paraíba, Pernambuco and Rio Grande do Norte, regarding the World Program of Studies in Accounting Proposed by ISAR/UNCTAD/ONU
title Educação contábil : um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU
spellingShingle Educação contábil : um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU
Mulatinho, Caio Eduardo Silva
Contabilidade
Formação profissional - contabilidade
Ensino superior - contabilidade
Contabilidade - estudo e ensino
Currículo contábil
Programa mundial de estudos em contabilidade
Formação do contador
title_short Educação contábil : um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU
title_full Educação contábil : um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU
title_fullStr Educação contábil : um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU
title_full_unstemmed Educação contábil : um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU
title_sort Educação contábil : um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU
author Mulatinho, Caio Eduardo Silva
author_facet Mulatinho, Caio Eduardo Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Jorge Expedito de Gusmão
dc.contributor.author.fl_str_mv Mulatinho, Caio Eduardo Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
Formação profissional - contabilidade
Ensino superior - contabilidade
Contabilidade - estudo e ensino
Currículo contábil
Programa mundial de estudos em contabilidade
Formação do contador
topic Contabilidade
Formação profissional - contabilidade
Ensino superior - contabilidade
Contabilidade - estudo e ensino
Currículo contábil
Programa mundial de estudos em contabilidade
Formação do contador
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-17
2007-05-17
2009-12-14T14:58:36Z
2009-12-14T14:58:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Mulatinho, Caio Eduardo Silva. Educação contábil: um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU. 2007. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós- Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília/UFPB/UFPE/UFRN, Recife, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/2700
identifier_str_mv Mulatinho, Caio Eduardo Silva. Educação contábil: um estudo comparativo das grades curriculares e da percepção dos docentes dos cursos de graduação das universidades federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, referentes ao Programa Mundial de Estudos em Contabilidade Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU. 2007. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós- Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília/UFPB/UFPE/UFRN, Recife, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/2700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580913792221184