A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gontijo, Cleyton Hércules
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Erondina Barbosa da, Carvalho, Rosália Policarpo Fagundes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14024
Resumo: Este artigo propõe uma articulação entre a Perspectiva de Sistemas para o estudo da criatividade, de Csikszentmihalyi, e a Teoria das Situações Didáticas, no campo da matemática, de Brousseau. Consideramos que a articulação das duas teorias possibilita o estudo da criatividade no processo de ensino e aprendizagem da matemática, na medida em que nos permite compreender a ação dos sujeitos, nas situações de aprendizagem, considerando fatores contextuais. Csikszentmihalyi (1988, 1996, 1999a, 1999b), no estudo da criatividade, e Brousseau (1996a, 2008), no estudo das situações didáticas, integram a ação do sujeito (trabalho do aluno), com o domínio (a situação didática na matemática) e o campo (ação do professor). ___________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_fe3544ccea0788f795bf28c3575f523b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/14024
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da MatemáticaCreativity and didactical situations in the teaching and learning of MathematicsLa creatividad y las situaciones didácticas en la enseñanza y aprendizaje de las MatemáticasMatemática - estudo e ensinoCriatividade (Educação)Professores de matemáticaDidáticaEste artigo propõe uma articulação entre a Perspectiva de Sistemas para o estudo da criatividade, de Csikszentmihalyi, e a Teoria das Situações Didáticas, no campo da matemática, de Brousseau. Consideramos que a articulação das duas teorias possibilita o estudo da criatividade no processo de ensino e aprendizagem da matemática, na medida em que nos permite compreender a ação dos sujeitos, nas situações de aprendizagem, considerando fatores contextuais. Csikszentmihalyi (1988, 1996, 1999a, 1999b), no estudo da criatividade, e Brousseau (1996a, 2008), no estudo das situações didáticas, integram a ação do sujeito (trabalho do aluno), com o domínio (a situação didática na matemática) e o campo (ação do professor). ___________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis article proposes an articulation between Csikszentmihalyi’s Systems Perspective to the study of creativity and Brousseau’s Theory of Didactical Situations in the field of mathematics. We believe that the articulation of the two theories enables the study of creativity in the process of teaching and learning mathematics as it allows us to understand the action of subjects in learning situations, considering contextual factors. Csikszentmihalyi (1988, 1996, 1999a, 1999b), in the study of creativity, and Brousseau (1996a, 2008), in the study of didactical situations, integrate the subject’s action (the student’s work) with the domain (the didactic situation in mathematics) and the field (the teacher’s action). ___________________________________________________________________________________________________________________ RESUMENEste artículo propone una articulación entre la Perspectiva de Sistemas para el estudio de la creatividad de Csikszentmihalyi y la Teoría de las Situaciones Didácticas en el campo de la matemática de Brousseau. Consideramos que la articulación de las dos teorías posibilita el estudio de la creatividad en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas, a medida que nos permite comprender la acción de sujetos, en las situaciones de aprendizaje, considerando factores contextuales. Csikszentmihalyi (1988, 1996, 1999a, 1999b) en el estudio de la creatividad, y Brousseau (1996a, 2008) en el estudio de las situaciones didácticas integran la acción del sujeto (trabajo del alumno), como el dominio (la situación en la matemática) y el campo (acción del profesor).Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília2013-08-23T18:51:23Z2013-08-23T18:51:23Z2012-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGONTIJO, Cleyton Hércules; SILVA, Erondina Barbosa da; CARVALHO, Rosália Policarpo Fagundes. A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da Matemática. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 18, n. 35, p. 29-46, jan./abr. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewArticle/6823>. Acesso em: 23 ago.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14024Linhas Críticas - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/index. Acesso em: 23 ago. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessGontijo, Cleyton HérculesSilva, Erondina Barbosa daCarvalho, Rosália Policarpo Fagundes deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-28T21:06:31Zoai:repositorio.unb.br:10482/14024Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-28T21:06:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da Matemática
Creativity and didactical situations in the teaching and learning of Mathematics
La creatividad y las situaciones didácticas en la enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas
title A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da Matemática
spellingShingle A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da Matemática
Gontijo, Cleyton Hércules
Matemática - estudo e ensino
Criatividade (Educação)
Professores de matemática
Didática
title_short A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da Matemática
title_full A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da Matemática
title_fullStr A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da Matemática
title_full_unstemmed A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da Matemática
title_sort A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da Matemática
author Gontijo, Cleyton Hércules
author_facet Gontijo, Cleyton Hércules
Silva, Erondina Barbosa da
Carvalho, Rosália Policarpo Fagundes de
author_role author
author2 Silva, Erondina Barbosa da
Carvalho, Rosália Policarpo Fagundes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gontijo, Cleyton Hércules
Silva, Erondina Barbosa da
Carvalho, Rosália Policarpo Fagundes de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - estudo e ensino
Criatividade (Educação)
Professores de matemática
Didática
topic Matemática - estudo e ensino
Criatividade (Educação)
Professores de matemática
Didática
description Este artigo propõe uma articulação entre a Perspectiva de Sistemas para o estudo da criatividade, de Csikszentmihalyi, e a Teoria das Situações Didáticas, no campo da matemática, de Brousseau. Consideramos que a articulação das duas teorias possibilita o estudo da criatividade no processo de ensino e aprendizagem da matemática, na medida em que nos permite compreender a ação dos sujeitos, nas situações de aprendizagem, considerando fatores contextuais. Csikszentmihalyi (1988, 1996, 1999a, 1999b), no estudo da criatividade, e Brousseau (1996a, 2008), no estudo das situações didáticas, integram a ação do sujeito (trabalho do aluno), com o domínio (a situação didática na matemática) e o campo (ação do professor). ___________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01
2013-08-23T18:51:23Z
2013-08-23T18:51:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONTIJO, Cleyton Hércules; SILVA, Erondina Barbosa da; CARVALHO, Rosália Policarpo Fagundes. A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da Matemática. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 18, n. 35, p. 29-46, jan./abr. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewArticle/6823>. Acesso em: 23 ago.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14024
identifier_str_mv GONTIJO, Cleyton Hércules; SILVA, Erondina Barbosa da; CARVALHO, Rosália Policarpo Fagundes. A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da Matemática. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 18, n. 35, p. 29-46, jan./abr. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewArticle/6823>. Acesso em: 23 ago.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508325735235584