Currículo e construção de sentidos : narrativas e identidades de uma experiência escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Érica Ferreira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40741
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.
id UNB_7d03f795ba368efc811a947610cf52c4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40741
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Currículo e construção de sentidos : narrativas e identidades de uma experiência escolarCurrículos - avaliaçãoNarrativas pessoaisIdentidade profissionalEscolas - avaliaçãoDissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.Esta pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação - Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Processos Formativos e Profissionalidades, tem como objetivo de investigação analisar como as narrativas e identidades dos atores da educação básica são mobilizadas na tessitura do currículo. Problematizou como a escola tem considerado no currículo as narrativas e identidades de seus atores frente às influências eurocêntrico, que de maneira explícita e violenta reprime formas outras de produção de conhecimento? O estudo adotou a perspectiva etnográfica. Para compreender os sentidos a partir das interações instituídas na pesquisa, utilizaram-se a observação participante, a análise de etnotextos, as entrevistas narrativas e semiestruturadas. Inicialmente, a pesquisa utilizaria com os participantes apenas as entrevistas narrativas, mas com a pandemia do Covid-19 e o distanciamento social, durante o contexto de pesquisa, foram realizadas duas entrevistas narrativas e duas entrevistas semiestruturadas. A pesquisa etnográfica ocorreu durante os anos de 2019 a 2020, na instituição formativa do Ensino Fundamental das Séries Inicias, CAIC Professor Walter José de Moura, localizada no Areal, DF. Participaram dessa pesquisa quatro docentes, sendo um coordenador pedagógico. A partir dos sentidos estabelecidos com as narrativas dos participantes foi possível constatar que a tessitura da proposta curricular da instituição ocorreu no período da semana pedagógica, instituída pela SEEDF, com a participação de professores, coordenadores pedagógicos e membros da gestão escolar, aos demais segmentos da comunidade escolar couberam interagir com a proposta tecidos por esses atores. O trabalho ficou centralizado no planejamento anual da escola frente à distribuição de conteúdo por bimestre, num trabalho de subgrupos separados pelos níveis de escolarização. As narrativas dos participantes demonstraram o descontentamento da não participação dos alunos, pais e demais atores na construção do currículo da instituição, pois isso interferia nos fazeres formativos de sentidos da instituição escolar. Os relatos trouxeram ainda os anseios por práticas avaliativas, democráticas e críticas frente à proposta curricular da instituição em face da formação de transformação na comunidade escolar.This research developed in the Graduate Program in Education of the Faculty of Education - University of Brasilia, in the line of research Formative Processes and Professionalities, aims to investigate how the narratives and identities of basic education actors are mobilized in the fabric of the curriculum. Did you question how the school has considered in the curriculum the narratives and identities of its actors in a Eurocentric context, which explicitly and violently represses other forms of knowledge production? The study adopted an ethnographic perspective. To understand the meanings from the interactions established in the research, participant observation, ethnext analysis, narrative and semi-structured interviews were used. Initially, the research would use only narrative interviews with participants, but with the Covid-19 pandemic and social distance, during the research context, two narrative interviews and two semi-structured interviews were conducted. The ethnographic research took place during the years 2019 to 2020, at the training institution of the Elementary School of the Initial Series, CAIC Professor Walter José de Moura, located in Areal, DF. Four teachers participated in this research, being a pedagogical coordinator. From the meanings established with the participants' narratives, it was possible to verify that the weaving of the institution's curricular proposal occurred during the pedagogical week period, instituted by SEEDF, with the participation of teachers, pedagogical coordinators and members of school management, to the other segments of the school community had to interact with the proposal woven by these actors. The work was centered on the school's annual planning regarding the distribution of content per bimonth, in a work of subgroups separated by schooling levels. The participants' narratives showed discontent with the non-participation of students, parents and other actors in the construction of the institution's curriculum, as this interfered with the school's formative senses. The reports also brought the yearnings for evaluative, democratic and critical practices in view of the institution's curricular proposal in view of the transformation formation in the school community.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalSantos, Rita Silvana Santana dosSilva, Érica Ferreira da2021-04-30T22:59:54Z2021-04-30T22:59:54Z2021-04-302020-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Érica Ferreira da. Currículo e construção de sentidos: narrativas e identidades de uma experiência escolar. 2020. 140 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40741A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-27T01:09:44Zoai:repositorio.unb.br:10482/40741Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-27T01:09:44Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e construção de sentidos : narrativas e identidades de uma experiência escolar
title Currículo e construção de sentidos : narrativas e identidades de uma experiência escolar
spellingShingle Currículo e construção de sentidos : narrativas e identidades de uma experiência escolar
Silva, Érica Ferreira da
Currículos - avaliação
Narrativas pessoais
Identidade profissional
Escolas - avaliação
title_short Currículo e construção de sentidos : narrativas e identidades de uma experiência escolar
title_full Currículo e construção de sentidos : narrativas e identidades de uma experiência escolar
title_fullStr Currículo e construção de sentidos : narrativas e identidades de uma experiência escolar
title_full_unstemmed Currículo e construção de sentidos : narrativas e identidades de uma experiência escolar
title_sort Currículo e construção de sentidos : narrativas e identidades de uma experiência escolar
author Silva, Érica Ferreira da
author_facet Silva, Érica Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Rita Silvana Santana dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Érica Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos - avaliação
Narrativas pessoais
Identidade profissional
Escolas - avaliação
topic Currículos - avaliação
Narrativas pessoais
Identidade profissional
Escolas - avaliação
description Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-19
2021-04-30T22:59:54Z
2021-04-30T22:59:54Z
2021-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Érica Ferreira da. Currículo e construção de sentidos: narrativas e identidades de uma experiência escolar. 2020. 140 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40741
identifier_str_mv SILVA, Érica Ferreira da. Currículo e construção de sentidos: narrativas e identidades de uma experiência escolar. 2020. 140 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508248440504320