A influência das WebQuests na autorregulação das aprendizagens dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Cláudia António
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1879
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling A influência das WebQuests na autorregulação das aprendizagens dos alunosestágioformação profissionalWebQuest "Aventuras na Web"WebQuestautorregulação da aprendizageminternshipprofessional formationWebQuest"Adventures on the Web"self-regulation of learningRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O relatório divide-se entre as reflexões das intervenções realizadas nas Práticas de Ensino Supervisionadas e a componente investigativa associada à prática profissional, apresentando, assim, o meu percurso de desenvolvimento profissional. Ao longo deste mestrado participei em estágios de dois níveis de ensino, passando por quatro contextos, 1.º ano de escolaridade, 4.º ano de escolaridade, Português e História e Geografia de Portugal e Matemática e Ciências Naturais. O estudo incidiu sobre uma pesquisa relacionada com a influência das WebQuests na autorregulação das aprendizagens dos alunos, tendo sido realizado no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados mostram que as características das WebQuests permitem o desenvolvimento de estratégias, essenciais à autorregulação da aprendizagem dos alunos, conduzindo-nos para conclusões sobre a importância de trabalhar com os alunos com vista a sua autonomia e sentido de responsabilidade, para que estes desenvolvam processos autorregulatórios da aprendizagem.This internship report was developed under the scope of Master’s Degree in Teaching 1ˢᵗ and 2ⁿᵈ cycles of Basic Education of the Higher School of Education of Polytechinc Institue of Santarém. The report is divided between the reflections of the interventions on Supervised Teaching Practices and the investigation component regarding professional practice, presenting my professional development path. Throughout this Master’s Degree I was part of internships from two levels of education, passing through four contexts, 1st grade, 4th grade, Portuguese and History and Geography of Portugal and Mathematics and Natural Sciences. The study focused on a survey related with the influence of WebQuest on self-regulation of student learning. The results show that the characteristics of WebQuest allow some strategies development that are essential to self-regulation of students learning process. Thus, it appears to be important to work with students so that they develop their autonomy and sense of responsibility, so that they may develop self-regulatory processes of learning.Novo, CristinaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémRosa, Cláudia António2017-08-24T14:06:31Z2015-03-112015-03-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1879TID:201160935porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:10Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:03.360270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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