Experimentação no ensino médio de Química : a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Roberto Ribeiro da
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12169
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200004
Resumo: As concepções sobre o papel da experimentação no ensino vigentes nas décadas de 1960 a 1990 não levavam em consideração questões ambientais. De modo geral, este fato pode ser observado também nos dias atuais. Isso se consubstancia na falta de gestão de resíduos químicos produzidos em aulas experimentais e na ausência de políticas que garantam a segurança de alunos e professores, diretamente, e da comunidade escolar, indiretamente, conforme levantamento realizado em 26 escolas públicas do Distrito Federal. O fazer consciente da experimentação na formação inicial e continuada de professores requer que, além da problematização e de discussões sobre conceitos científicos, sejam incluídos aspectos ambientais, tornando a experimentação uma ação de educação ambiental.
id UNB_8122d81707d5c60ed511bb4d35b6fd77
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12169
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Experimentação no ensino médio de Química : a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos : um estudo de casoExperiments in high school Chemical education : the necessary search for ethical-environmental conscience in use and discarding of chemical productsQuímica - estudo e ensinoPlanejamento experimentalEducação ambientalPrática de ensinoAs concepções sobre o papel da experimentação no ensino vigentes nas décadas de 1960 a 1990 não levavam em consideração questões ambientais. De modo geral, este fato pode ser observado também nos dias atuais. Isso se consubstancia na falta de gestão de resíduos químicos produzidos em aulas experimentais e na ausência de políticas que garantam a segurança de alunos e professores, diretamente, e da comunidade escolar, indiretamente, conforme levantamento realizado em 26 escolas públicas do Distrito Federal. O fazer consciente da experimentação na formação inicial e continuada de professores requer que, além da problematização e de discussões sobre conceitos científicos, sejam incluídos aspectos ambientais, tornando a experimentação uma ação de educação ambiental.Conceptions of the role of experiments in chemical education, which were dominant from the 1960’s to 1990’s, did not take into consideration environmental issues. Generally, this fact can also be observed at present in the lack of management of chemical wastes produced in experimental classes and in the lack of policies, which guarantee the security of students and teachers, and of school communities, according to research carried out in 26 public schools of Distrito Federal in Brazil. Conscientious practice of experimentation in initial and continuous formation of teachers requires that, besides the problematization and discussions of scientific concepts, environmental issues be included, so that experimenting could turn into an environmental education action.Instituto de Química (IQ)Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru da Faculdade de Ciências, UNESP2013-02-21T18:19:33Z2013-02-21T18:19:33Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Roberto Ribeiro da; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens. Experimentação no ensino médio de Química: a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos: um estudo de caso. Ciência e Educação, v. 14, n. 2, p. 233-249, 2008. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v14n2/a04v14n2.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12169http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200004Ciência e Educação - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons ( Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-7313&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2013info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Roberto Ribeiro daMachado, Patrícia Fernandes Lootensporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-23T12:03:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/12169Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-23T12:03:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentação no ensino médio de Química : a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos : um estudo de caso
Experiments in high school Chemical education : the necessary search for ethical-environmental conscience in use and discarding of chemical products
title Experimentação no ensino médio de Química : a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos : um estudo de caso
spellingShingle Experimentação no ensino médio de Química : a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos : um estudo de caso
Silva, Roberto Ribeiro da
Química - estudo e ensino
Planejamento experimental
Educação ambiental
Prática de ensino
title_short Experimentação no ensino médio de Química : a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos : um estudo de caso
title_full Experimentação no ensino médio de Química : a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos : um estudo de caso
title_fullStr Experimentação no ensino médio de Química : a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos : um estudo de caso
title_full_unstemmed Experimentação no ensino médio de Química : a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos : um estudo de caso
title_sort Experimentação no ensino médio de Química : a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos : um estudo de caso
author Silva, Roberto Ribeiro da
author_facet Silva, Roberto Ribeiro da
Machado, Patrícia Fernandes Lootens
author_role author
author2 Machado, Patrícia Fernandes Lootens
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Roberto Ribeiro da
Machado, Patrícia Fernandes Lootens
dc.subject.por.fl_str_mv Química - estudo e ensino
Planejamento experimental
Educação ambiental
Prática de ensino
topic Química - estudo e ensino
Planejamento experimental
Educação ambiental
Prática de ensino
description As concepções sobre o papel da experimentação no ensino vigentes nas décadas de 1960 a 1990 não levavam em consideração questões ambientais. De modo geral, este fato pode ser observado também nos dias atuais. Isso se consubstancia na falta de gestão de resíduos químicos produzidos em aulas experimentais e na ausência de políticas que garantam a segurança de alunos e professores, diretamente, e da comunidade escolar, indiretamente, conforme levantamento realizado em 26 escolas públicas do Distrito Federal. O fazer consciente da experimentação na formação inicial e continuada de professores requer que, além da problematização e de discussões sobre conceitos científicos, sejam incluídos aspectos ambientais, tornando a experimentação uma ação de educação ambiental.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2013-02-21T18:19:33Z
2013-02-21T18:19:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Roberto Ribeiro da; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens. Experimentação no ensino médio de Química: a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos: um estudo de caso. Ciência e Educação, v. 14, n. 2, p. 233-249, 2008. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v14n2/a04v14n2.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12169
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200004
identifier_str_mv SILVA, Roberto Ribeiro da; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens. Experimentação no ensino médio de Química: a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos: um estudo de caso. Ciência e Educação, v. 14, n. 2, p. 233-249, 2008. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v14n2/a04v14n2.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12169
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru da Faculdade de Ciências, UNESP
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru da Faculdade de Ciências, UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508198488440832