Experimentação no ensino médio de Química : a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12169 http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200004 |
Resumo: | As concepções sobre o papel da experimentação no ensino vigentes nas décadas de 1960 a 1990 não levavam em consideração questões ambientais. De modo geral, este fato pode ser observado também nos dias atuais. Isso se consubstancia na falta de gestão de resíduos químicos produzidos em aulas experimentais e na ausência de políticas que garantam a segurança de alunos e professores, diretamente, e da comunidade escolar, indiretamente, conforme levantamento realizado em 26 escolas públicas do Distrito Federal. O fazer consciente da experimentação na formação inicial e continuada de professores requer que, além da problematização e de discussões sobre conceitos científicos, sejam incluídos aspectos ambientais, tornando a experimentação uma ação de educação ambiental. |
id |
UNB_8122d81707d5c60ed511bb4d35b6fd77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/12169 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Experimentação no ensino médio de Química : a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos : um estudo de casoExperiments in high school Chemical education : the necessary search for ethical-environmental conscience in use and discarding of chemical productsQuímica - estudo e ensinoPlanejamento experimentalEducação ambientalPrática de ensinoAs concepções sobre o papel da experimentação no ensino vigentes nas décadas de 1960 a 1990 não levavam em consideração questões ambientais. De modo geral, este fato pode ser observado também nos dias atuais. Isso se consubstancia na falta de gestão de resíduos químicos produzidos em aulas experimentais e na ausência de políticas que garantam a segurança de alunos e professores, diretamente, e da comunidade escolar, indiretamente, conforme levantamento realizado em 26 escolas públicas do Distrito Federal. O fazer consciente da experimentação na formação inicial e continuada de professores requer que, além da problematização e de discussões sobre conceitos científicos, sejam incluídos aspectos ambientais, tornando a experimentação uma ação de educação ambiental.Conceptions of the role of experiments in chemical education, which were dominant from the 1960’s to 1990’s, did not take into consideration environmental issues. Generally, this fact can also be observed at present in the lack of management of chemical wastes produced in experimental classes and in the lack of policies, which guarantee the security of students and teachers, and of school communities, according to research carried out in 26 public schools of Distrito Federal in Brazil. Conscientious practice of experimentation in initial and continuous formation of teachers requires that, besides the problematization and discussions of scientific concepts, environmental issues be included, so that experimenting could turn into an environmental education action.Instituto de Química (IQ)Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru da Faculdade de Ciências, UNESP2013-02-21T18:19:33Z2013-02-21T18:19:33Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Roberto Ribeiro da; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens. Experimentação no ensino médio de Química: a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos: um estudo de caso. Ciência e Educação, v. 14, n. 2, p. 233-249, 2008. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v14n2/a04v14n2.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12169http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200004Ciência e Educação - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons ( Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-7313&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2013info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Roberto Ribeiro daMachado, Patrícia Fernandes Lootensporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-23T12:03:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/12169Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-23T12:03:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experimentação no ensino médio de Química : a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos : um estudo de caso Experiments in high school Chemical education : the necessary search for ethical-environmental conscience in use and discarding of chemical products |
title |
Experimentação no ensino médio de Química : a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos : um estudo de caso |
spellingShingle |
Experimentação no ensino médio de Química : a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos : um estudo de caso Silva, Roberto Ribeiro da Química - estudo e ensino Planejamento experimental Educação ambiental Prática de ensino |
title_short |
Experimentação no ensino médio de Química : a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos : um estudo de caso |
title_full |
Experimentação no ensino médio de Química : a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos : um estudo de caso |
title_fullStr |
Experimentação no ensino médio de Química : a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Experimentação no ensino médio de Química : a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos : um estudo de caso |
title_sort |
Experimentação no ensino médio de Química : a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos : um estudo de caso |
author |
Silva, Roberto Ribeiro da |
author_facet |
Silva, Roberto Ribeiro da Machado, Patrícia Fernandes Lootens |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Patrícia Fernandes Lootens |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Roberto Ribeiro da Machado, Patrícia Fernandes Lootens |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química - estudo e ensino Planejamento experimental Educação ambiental Prática de ensino |
topic |
Química - estudo e ensino Planejamento experimental Educação ambiental Prática de ensino |
description |
As concepções sobre o papel da experimentação no ensino vigentes nas décadas de 1960 a 1990 não levavam em consideração questões ambientais. De modo geral, este fato pode ser observado também nos dias atuais. Isso se consubstancia na falta de gestão de resíduos químicos produzidos em aulas experimentais e na ausência de políticas que garantam a segurança de alunos e professores, diretamente, e da comunidade escolar, indiretamente, conforme levantamento realizado em 26 escolas públicas do Distrito Federal. O fazer consciente da experimentação na formação inicial e continuada de professores requer que, além da problematização e de discussões sobre conceitos científicos, sejam incluídos aspectos ambientais, tornando a experimentação uma ação de educação ambiental. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2013-02-21T18:19:33Z 2013-02-21T18:19:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Roberto Ribeiro da; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens. Experimentação no ensino médio de Química: a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos: um estudo de caso. Ciência e Educação, v. 14, n. 2, p. 233-249, 2008. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v14n2/a04v14n2.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/12169 http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200004 |
identifier_str_mv |
SILVA, Roberto Ribeiro da; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens. Experimentação no ensino médio de Química: a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos: um estudo de caso. Ciência e Educação, v. 14, n. 2, p. 233-249, 2008. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v14n2/a04v14n2.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12169 http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru da Faculdade de Ciências, UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru da Faculdade de Ciências, UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508198488440832 |