O papel da experimentação no ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11360 |
Resumo: | Este trabalho propõe investigar o papel da experimentação no ensino de química, no ensino médio. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia que se baseia na realização de três experimentos simples com indicadores ácido-base e, depois de cada experiência, a aplicação de uma questão do ENEM ou de vestibular, a fim de estimular o aprendizado e ressaltar a importância da aula experimental para os alunos. O referencial teórico deste trabalho foi fundamentado na legislação educacional brasileira e na teoria cognitiva de Ausubel. O projeto foi aplicado no Colégio Estadual Hilário Ribeiro, localizado em Niterói, em três turmas da 2ª série do ensino médio, com a participação envolvida e interessada dos alunos. Como resultados, tem-se que eles compreenderam o conceito de pH e sua relação com a acidez e basicidade das substâncias, o que foi avaliado através das questões resolvidas e das perguntas formuladas no roteiro utilizado para a realização dos experimentos |
id |
UFF-2_755e64e2e44cc9961ae4c48daf4aa552 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/11360 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O papel da experimentação no ensino de químicaIndicadores ácido-baseExperimentosEnsino de químicaEnsino médioEnsino de químicaQuímica experimentalEnsino médioAcid-base indicatorsExperimentsChemistry teachingEste trabalho propõe investigar o papel da experimentação no ensino de química, no ensino médio. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia que se baseia na realização de três experimentos simples com indicadores ácido-base e, depois de cada experiência, a aplicação de uma questão do ENEM ou de vestibular, a fim de estimular o aprendizado e ressaltar a importância da aula experimental para os alunos. O referencial teórico deste trabalho foi fundamentado na legislação educacional brasileira e na teoria cognitiva de Ausubel. O projeto foi aplicado no Colégio Estadual Hilário Ribeiro, localizado em Niterói, em três turmas da 2ª série do ensino médio, com a participação envolvida e interessada dos alunos. Como resultados, tem-se que eles compreenderam o conceito de pH e sua relação com a acidez e basicidade das substâncias, o que foi avaliado através das questões resolvidas e das perguntas formuladas no roteiro utilizado para a realização dos experimentosThis work proposes to investigate the importance of the experimentation in chemistry teaching, in high school. For this, it was developed a methodology that is based on realization of three simple experiments with acid-base indicators and, after each experiment, the application of an ENEM or a vestibular question, for the purpose of stimulate the learning and emphasize the importance of an experimental class to the students. The theoretical framework of this work was based besides the Brazilian education legislation and the cognitive theory of Ausubel. The project was applied in Estadual Hilário Ribeiro school, located in Niterói, in three classes of 2nd grade of high school, with the involved and interested participation of the students. As a result, they understood the concept of pH and its relation to acidity and basicity of the substances, with was evaluated by the solved issues and the questions in the script used for the experimentsItabirano, José Antônio PiresCoutinho, Lucidéa Guimarães RebelloAraujo, Martha Teixeira deAlmeida, Letícia Campos Martinho de2019-09-19T18:22:04Z2019-09-19T18:22:04Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALMEIDA, Letícia Campos Martinho de. O papel da experimentação no ensino de química. 2011. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2011.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11360http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T13:28:26Zoai:app.uff.br:1/11360Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-30T13:28:26Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da experimentação no ensino de química |
title |
O papel da experimentação no ensino de química |
spellingShingle |
O papel da experimentação no ensino de química Almeida, Letícia Campos Martinho de Indicadores ácido-base Experimentos Ensino de química Ensino médio Ensino de química Química experimental Ensino médio Acid-base indicators Experiments Chemistry teaching |
title_short |
O papel da experimentação no ensino de química |
title_full |
O papel da experimentação no ensino de química |
title_fullStr |
O papel da experimentação no ensino de química |
title_full_unstemmed |
O papel da experimentação no ensino de química |
title_sort |
O papel da experimentação no ensino de química |
author |
Almeida, Letícia Campos Martinho de |
author_facet |
Almeida, Letícia Campos Martinho de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Itabirano, José Antônio Pires Coutinho, Lucidéa Guimarães Rebello Araujo, Martha Teixeira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Letícia Campos Martinho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indicadores ácido-base Experimentos Ensino de química Ensino médio Ensino de química Química experimental Ensino médio Acid-base indicators Experiments Chemistry teaching |
topic |
Indicadores ácido-base Experimentos Ensino de química Ensino médio Ensino de química Química experimental Ensino médio Acid-base indicators Experiments Chemistry teaching |
description |
Este trabalho propõe investigar o papel da experimentação no ensino de química, no ensino médio. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia que se baseia na realização de três experimentos simples com indicadores ácido-base e, depois de cada experiência, a aplicação de uma questão do ENEM ou de vestibular, a fim de estimular o aprendizado e ressaltar a importância da aula experimental para os alunos. O referencial teórico deste trabalho foi fundamentado na legislação educacional brasileira e na teoria cognitiva de Ausubel. O projeto foi aplicado no Colégio Estadual Hilário Ribeiro, localizado em Niterói, em três turmas da 2ª série do ensino médio, com a participação envolvida e interessada dos alunos. Como resultados, tem-se que eles compreenderam o conceito de pH e sua relação com a acidez e basicidade das substâncias, o que foi avaliado através das questões resolvidas e das perguntas formuladas no roteiro utilizado para a realização dos experimentos |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2019-09-19T18:22:04Z 2019-09-19T18:22:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Letícia Campos Martinho de. O papel da experimentação no ensino de química. 2011. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2011. https://app.uff.br/riuff/handle/1/11360 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Letícia Campos Martinho de. O papel da experimentação no ensino de química. 2011. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2011. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044790561341440 |