O papel da experimentação no ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Letícia Campos Martinho de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11360
Resumo: Este trabalho propõe investigar o papel da experimentação no ensino de química, no ensino médio. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia que se baseia na realização de três experimentos simples com indicadores ácido-base e, depois de cada experiência, a aplicação de uma questão do ENEM ou de vestibular, a fim de estimular o aprendizado e ressaltar a importância da aula experimental para os alunos. O referencial teórico deste trabalho foi fundamentado na legislação educacional brasileira e na teoria cognitiva de Ausubel. O projeto foi aplicado no Colégio Estadual Hilário Ribeiro, localizado em Niterói, em três turmas da 2ª série do ensino médio, com a participação envolvida e interessada dos alunos. Como resultados, tem-se que eles compreenderam o conceito de pH e sua relação com a acidez e basicidade das substâncias, o que foi avaliado através das questões resolvidas e das perguntas formuladas no roteiro utilizado para a realização dos experimentos
id UFF-2_755e64e2e44cc9961ae4c48daf4aa552
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11360
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O papel da experimentação no ensino de químicaIndicadores ácido-baseExperimentosEnsino de químicaEnsino médioEnsino de químicaQuímica experimentalEnsino médioAcid-base indicatorsExperimentsChemistry teachingEste trabalho propõe investigar o papel da experimentação no ensino de química, no ensino médio. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia que se baseia na realização de três experimentos simples com indicadores ácido-base e, depois de cada experiência, a aplicação de uma questão do ENEM ou de vestibular, a fim de estimular o aprendizado e ressaltar a importância da aula experimental para os alunos. O referencial teórico deste trabalho foi fundamentado na legislação educacional brasileira e na teoria cognitiva de Ausubel. O projeto foi aplicado no Colégio Estadual Hilário Ribeiro, localizado em Niterói, em três turmas da 2ª série do ensino médio, com a participação envolvida e interessada dos alunos. Como resultados, tem-se que eles compreenderam o conceito de pH e sua relação com a acidez e basicidade das substâncias, o que foi avaliado através das questões resolvidas e das perguntas formuladas no roteiro utilizado para a realização dos experimentosThis work proposes to investigate the importance of the experimentation in chemistry teaching, in high school. For this, it was developed a methodology that is based on realization of three simple experiments with acid-base indicators and, after each experiment, the application of an ENEM or a vestibular question, for the purpose of stimulate the learning and emphasize the importance of an experimental class to the students. The theoretical framework of this work was based besides the Brazilian education legislation and the cognitive theory of Ausubel. The project was applied in Estadual Hilário Ribeiro school, located in Niterói, in three classes of 2nd grade of high school, with the involved and interested participation of the students. As a result, they understood the concept of pH and its relation to acidity and basicity of the substances, with was evaluated by the solved issues and the questions in the script used for the experimentsItabirano, José Antônio PiresCoutinho, Lucidéa Guimarães RebelloAraujo, Martha Teixeira deAlmeida, Letícia Campos Martinho de2019-09-19T18:22:04Z2019-09-19T18:22:04Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALMEIDA, Letícia Campos Martinho de. O papel da experimentação no ensino de química. 2011. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2011.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11360http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T13:28:26Zoai:app.uff.br:1/11360Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-30T13:28:26Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da experimentação no ensino de química
title O papel da experimentação no ensino de química
spellingShingle O papel da experimentação no ensino de química
Almeida, Letícia Campos Martinho de
Indicadores ácido-base
Experimentos
Ensino de química
Ensino médio
Ensino de química
Química experimental
Ensino médio
Acid-base indicators
Experiments
Chemistry teaching
title_short O papel da experimentação no ensino de química
title_full O papel da experimentação no ensino de química
title_fullStr O papel da experimentação no ensino de química
title_full_unstemmed O papel da experimentação no ensino de química
title_sort O papel da experimentação no ensino de química
author Almeida, Letícia Campos Martinho de
author_facet Almeida, Letícia Campos Martinho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Itabirano, José Antônio Pires
Coutinho, Lucidéa Guimarães Rebello
Araujo, Martha Teixeira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Letícia Campos Martinho de
dc.subject.por.fl_str_mv Indicadores ácido-base
Experimentos
Ensino de química
Ensino médio
Ensino de química
Química experimental
Ensino médio
Acid-base indicators
Experiments
Chemistry teaching
topic Indicadores ácido-base
Experimentos
Ensino de química
Ensino médio
Ensino de química
Química experimental
Ensino médio
Acid-base indicators
Experiments
Chemistry teaching
description Este trabalho propõe investigar o papel da experimentação no ensino de química, no ensino médio. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia que se baseia na realização de três experimentos simples com indicadores ácido-base e, depois de cada experiência, a aplicação de uma questão do ENEM ou de vestibular, a fim de estimular o aprendizado e ressaltar a importância da aula experimental para os alunos. O referencial teórico deste trabalho foi fundamentado na legislação educacional brasileira e na teoria cognitiva de Ausubel. O projeto foi aplicado no Colégio Estadual Hilário Ribeiro, localizado em Niterói, em três turmas da 2ª série do ensino médio, com a participação envolvida e interessada dos alunos. Como resultados, tem-se que eles compreenderam o conceito de pH e sua relação com a acidez e basicidade das substâncias, o que foi avaliado através das questões resolvidas e das perguntas formuladas no roteiro utilizado para a realização dos experimentos
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2019-09-19T18:22:04Z
2019-09-19T18:22:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Letícia Campos Martinho de. O papel da experimentação no ensino de química. 2011. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2011.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11360
identifier_str_mv ALMEIDA, Letícia Campos Martinho de. O papel da experimentação no ensino de química. 2011. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2011.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044790561341440