Sequência didática para o ensino de fungos sob a perspectiva CTSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Caline Patrícia da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36955
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.
id UNB_820caf0e2d8393576da28f260b3c0c00
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36955
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Sequência didática para o ensino de fungos sob a perspectiva CTSABiologia - estudo e ensinoEnsino médio - métodos de ensinoConhecimento científicoPráticas pedagógicasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.Neste Trabalho de Conclusão de Mestrado, propõe-se uma Sequência Didática para o ensino de fungos sob a perspectiva CTSA direcionada a professores de Biologia do Ensino Médio. Pretende-se apresentar propostas para reflexões e práticas pedagógicas que auxiliem o professor a mediar a construção do conhecimento científico dos estudantes a respeito dos fungos e sua interação com o universo vivo, que pode ser examinada pelo viés científico, tecnológico, econômico, social e ambiental. Os estudos em Biologia privilegiam, muitas vezes, a memorização de conceitos e nomenclaturas, o que inviabiliza análises e reflexões que o estudante pode desenvolver a respeito da dinâmica da ciência e da natureza. O uso da Sequência Didática pode oferecer benefícios àqueles que participam do processo de ensino e aprendizagem, pois ela é um instrumento de ensino que integra um conteúdo de qualidade, planejado e elaborado com o intuito de despertar nos estudantes imaginação, criatividade e potencial de investigação, além de promover o letramento e a autonomia científica. De maneira associada, a abordagem CTSA oportuniza o desenvolvimento da aprendizagem correlacionando fatores éticos, sócio-políticos, tecnológicos e relacionados ao ambiente e sua sustentabilidade. Como propósito, este trabalho intenciona sugerir situações para que professores e estudantes desenvolvam, nas aulas sobre o conteúdo de fungos, questionamentos, soluções e o potencial da tomada de decisões importantes para uma sociedade ética, responsável ambiental e socialmente e comprometida com o mundo vivo e o futuro do planeta.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).In this Master's Dissertation, a Teaching Sequence is proposed for the teaching of fungi under the CTSA perspective directed to teachers of Biology of the Secondary School. It is intended to present proposals for reflections and pedagogical practices that help the teacher to mediate the construction of students' scientific knowledge about fungi and their interaction with the living universe, which can be examined by the scientific, technological, economic, social and environmental bias. In many cases, Biology studies privileges memory retention of nomenclature and concepts, making analysis and reflections unviable for the student’s development regarding science and nature’s dynamics. The use of the Didactic Sequence can offer benefits to those who participate in the teaching and learning process, since it is a teaching instrument that integrates quality content, planned and elaborated with the purpose of awakening in the students imagination, creativity and research potential, besides promoting literacy and scientific autonomy. In an associated way, the CTSA approach facilitates the development of learning by correlating ethical, socio-political, technological and environmental factors and their sustainability. As a purpose, this paper intends to suggest situations for teachers and students to develop, in the classes about fungi content, questionings, solutions and the potential of important decisions for an ethical society, responsible environmentally and socially and committed to the living world and the future of the planet.Instituto de Ciências Biológicas (IB)Departamento de Biologia Celular (IB CEL)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalPinho, Danilo BatistaMenezes, Caline Patrícia da Silva2020-02-19T21:18:11Z2020-02-19T21:18:11Z2020-02-192019-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENEZES, Caline Patrícia da Silva. Sequência didática para o ensino de fungos sob a perspectiva CTSA. 2019. 118 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36955info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:16:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/36955Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:16:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência didática para o ensino de fungos sob a perspectiva CTSA
title Sequência didática para o ensino de fungos sob a perspectiva CTSA
spellingShingle Sequência didática para o ensino de fungos sob a perspectiva CTSA
Menezes, Caline Patrícia da Silva
Biologia - estudo e ensino
Ensino médio - métodos de ensino
Conhecimento científico
Práticas pedagógicas
title_short Sequência didática para o ensino de fungos sob a perspectiva CTSA
title_full Sequência didática para o ensino de fungos sob a perspectiva CTSA
title_fullStr Sequência didática para o ensino de fungos sob a perspectiva CTSA
title_full_unstemmed Sequência didática para o ensino de fungos sob a perspectiva CTSA
title_sort Sequência didática para o ensino de fungos sob a perspectiva CTSA
author Menezes, Caline Patrícia da Silva
author_facet Menezes, Caline Patrícia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinho, Danilo Batista
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Caline Patrícia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia - estudo e ensino
Ensino médio - métodos de ensino
Conhecimento científico
Práticas pedagógicas
topic Biologia - estudo e ensino
Ensino médio - métodos de ensino
Conhecimento científico
Práticas pedagógicas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-31
2020-02-19T21:18:11Z
2020-02-19T21:18:11Z
2020-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENEZES, Caline Patrícia da Silva. Sequência didática para o ensino de fungos sob a perspectiva CTSA. 2019. 118 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36955
identifier_str_mv MENEZES, Caline Patrícia da Silva. Sequência didática para o ensino de fungos sob a perspectiva CTSA. 2019. 118 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580731520352256