Educação intergeracional ao longo do curso da vida : conceitos teóricos, atividades e experiências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Rosana Eulâmpio de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48326
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2023.
id UNB_830830c02e0fc32663424880587c2c0d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48326
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação intergeracional ao longo do curso da vida : conceitos teóricos, atividades e experiênciasEducação intergeracionalEnvelhecimentoPreconceitoDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2023.Introdução: O aumento do envelhecimento populacional apresenta oportunidades para contatos e interações entre gerações e, ao mesmo tempo, desafios para o combate de estereótipos, preconceitos e discriminações relacionados ao envelhecer que colocam em risco o bônus da longevidade, a qualidade de vida e o bem-estar nas sociedades contemporâneas. A Educação Intergeracional contínua potencializa as ações, práticas e projetos intergeracionais na promoção, formação e transformação social, no conhecimento do processo de envelhecimento, no combate ao idadismo – preconceito com a idade, independente de qual seja, principalmente com pessoas idosas – e no contributo da criação de uma sociedade inclusiva, solidária e justa para todas as gerações que fortalecem as relações intergeracionais. Objetivo: Esse estudo tem como objetivo analisar as dimensões dos estudos sobre a Educação Intergeracional apresentada na revisão da literatura científica brasileira. Método: Trata-se de estudo de revisão de literatura realizado por intermédio do desenvolvimento de duas revisões narrativa da literatura brasileira que buscaram responder às seguintes questões: “Quais as dimensões da Educação Intergeracional, na perspectiva da pessoa idosa, são apresentadas na literária científica brasileira?" e “O que a literatura científica brasileira apresenta no período de 2012 a 2022, a respeito das experiências, atividades e ações entre gerações para uma Educação Intergeracional envolvendo pessoas idosas?” Resultado: Identificou-se fatores estruturantes relacionados às ambiências promotoras de espaços multigeracionais, explicitando a necessidade de interações e vivência entre as gerações. As práticas, programas e atividades intergeracionais devem promover solidariedade e cooperação entre gerações, ruptura de preconceitos baseado nas idades, percepção da velhice como etapa da vida, troca de saberes e partilhas entre as várias gerações. Conclusão: Uma Educação Intergeracional deva ser baseada no fortalecimento da cidadania participativa, diálogo entre as gerações, celebração da diversidade etária e na solidariedade. É essencial que o Estado e a sociedade criem programas e serviços com espaços de convivência e ambiência educativa que permitam trocas, aprendizagens mútuas e contato entre as gerações.Introduction: The increase in population aging presents opportunities for contacts and interactions between generations and, at the same time, challenges for combating stereotypes, prejudices and discrimination related to aging that jeopardize the longevity bonus, quality of life and well-being in contemporary societies. Continuous Intergenerational Education enhances intergenerational actions, practices and projects in the promotion, training and social transformation, in the knowledge of the ageing process, in the fight against ageism - prejudice against age, regardless of what it is, especially with older people - and in the contribution to the creation of an inclusive, supportive and fair society for all generations that strengthens intergenerational relationships. Objective: This study aims to analyze the dimensions of studies on Intergenerational Education presented in the review of Brazilian scientific literature. Method: This is a literature review study carried out through the development of two narrative reviews of Brazilian literature that sought to answer the following questions: "What are the dimensions of intergenerational education, from the perspective of the elderly, presented in the Brazilian scientific literature?" and "What does the Brazilian scientific literature present in the period from 2012 to 2022, regarding the experiences, activities and actions between generations for an Intergenerational Education involving elderly people?" Results: We identified structuring factors related to environments that promote multigenerational spaces, highlighting the need for interactions and experiences between generations. Intergenerational practices, programs and activities should promote solidarity and cooperation between generations, the breaking down of age-based prejudices, the perception of old age as a stage of life, the exchange of knowledge and sharing between the various generations. Conclusion: Intergenerational education should be based on strengthening participatory citizenship, dialog between generations, celebration of age diversity and solidarity. It is essential that the state and society create programs and services with spaces for coexistence and an educational environment that allow exchanges, mutual learning and contact between generations.Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação InternacionalMoura, Leides Barroso AzevedoCruz, Rebeca Carmo de SouzaMoraes, Rosana Eulâmpio de2024-06-18T17:38:23Z2024-06-18T17:38:23Z2024-06-182023-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORAES, Rosana Eulâmpio de. Educação intergeracional ao longo do curso da vida: conceitos teóricos, atividades e experiências. 2023. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48326porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-06-18T17:38:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/48326Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-06-18T17:38:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação intergeracional ao longo do curso da vida : conceitos teóricos, atividades e experiências
title Educação intergeracional ao longo do curso da vida : conceitos teóricos, atividades e experiências
spellingShingle Educação intergeracional ao longo do curso da vida : conceitos teóricos, atividades e experiências
Moraes, Rosana Eulâmpio de
Educação intergeracional
Envelhecimento
Preconceito
title_short Educação intergeracional ao longo do curso da vida : conceitos teóricos, atividades e experiências
title_full Educação intergeracional ao longo do curso da vida : conceitos teóricos, atividades e experiências
title_fullStr Educação intergeracional ao longo do curso da vida : conceitos teóricos, atividades e experiências
title_full_unstemmed Educação intergeracional ao longo do curso da vida : conceitos teóricos, atividades e experiências
title_sort Educação intergeracional ao longo do curso da vida : conceitos teóricos, atividades e experiências
author Moraes, Rosana Eulâmpio de
author_facet Moraes, Rosana Eulâmpio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Leides Barroso Azevedo
Cruz, Rebeca Carmo de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Rosana Eulâmpio de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação intergeracional
Envelhecimento
Preconceito
topic Educação intergeracional
Envelhecimento
Preconceito
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-06
2024-06-18T17:38:23Z
2024-06-18T17:38:23Z
2024-06-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES, Rosana Eulâmpio de. Educação intergeracional ao longo do curso da vida: conceitos teóricos, atividades e experiências. 2023. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48326
identifier_str_mv MORAES, Rosana Eulâmpio de. Educação intergeracional ao longo do curso da vida: conceitos teóricos, atividades e experiências. 2023. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508220393193472