PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7551 |
Resumo: | O aumento da longevidade apresenta oportunidades para o contato entre gerações e, ao mesmo tempo, desafios na identificação de estereótipos, preconceitos e discriminações relacionados ao envelhecer e a velhice. Esse estudo tem como objetivo analisar as dimensões sobre a Educação Intergeracional apresentada na revisão literária científica brasileira. Observou-se que os fatores estruturantes relacionados às ambiências, os programas intergeracionais promotores de solidariedade entre gerações e uma Educação Intergeracional ao longo do curso da vida foram dimensões destacadas nos estudos. Conclui-se que uma Educação Intergeracional deva ser baseada no fortalecimento da cidadania participativa, diálogo entre as gerações, celebração da diversidade etária e na solidariedade. |
id |
UNOCHAPO-1_d2f11016f1041b636bba2f2bb8ed2f3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7551 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕESEducação Intergeracional. Idadismo. Programas.O aumento da longevidade apresenta oportunidades para o contato entre gerações e, ao mesmo tempo, desafios na identificação de estereótipos, preconceitos e discriminações relacionados ao envelhecer e a velhice. Esse estudo tem como objetivo analisar as dimensões sobre a Educação Intergeracional apresentada na revisão literária científica brasileira. Observou-se que os fatores estruturantes relacionados às ambiências, os programas intergeracionais promotores de solidariedade entre gerações e uma Educação Intergeracional ao longo do curso da vida foram dimensões destacadas nos estudos. Conclui-se que uma Educação Intergeracional deva ser baseada no fortalecimento da cidadania participativa, diálogo entre as gerações, celebração da diversidade etária e na solidariedade.Unochapecó2023-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/755110.22196/rp.v25i1.7551Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-16Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-161984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7551/4069Intergeracionalidade, Educação Intergeracional ao longo da vida.Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessEulâmpio de Moraes, RosanaCarmo de Souza Cruz, RebecaBarroso Azevedo Moura, Leides2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7551Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕES |
title |
PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕES |
spellingShingle |
PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕES Eulâmpio de Moraes, Rosana Educação Intergeracional. Idadismo. Programas. |
title_short |
PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕES |
title_full |
PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕES |
title_fullStr |
PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕES |
title_full_unstemmed |
PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕES |
title_sort |
PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕES |
author |
Eulâmpio de Moraes, Rosana |
author_facet |
Eulâmpio de Moraes, Rosana Carmo de Souza Cruz, Rebeca Barroso Azevedo Moura, Leides |
author_role |
author |
author2 |
Carmo de Souza Cruz, Rebeca Barroso Azevedo Moura, Leides |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eulâmpio de Moraes, Rosana Carmo de Souza Cruz, Rebeca Barroso Azevedo Moura, Leides |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Intergeracional. Idadismo. Programas. |
topic |
Educação Intergeracional. Idadismo. Programas. |
description |
O aumento da longevidade apresenta oportunidades para o contato entre gerações e, ao mesmo tempo, desafios na identificação de estereótipos, preconceitos e discriminações relacionados ao envelhecer e a velhice. Esse estudo tem como objetivo analisar as dimensões sobre a Educação Intergeracional apresentada na revisão literária científica brasileira. Observou-se que os fatores estruturantes relacionados às ambiências, os programas intergeracionais promotores de solidariedade entre gerações e uma Educação Intergeracional ao longo do curso da vida foram dimensões destacadas nos estudos. Conclui-se que uma Educação Intergeracional deva ser baseada no fortalecimento da cidadania participativa, diálogo entre as gerações, celebração da diversidade etária e na solidariedade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7551 10.22196/rp.v25i1.7551 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7551 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v25i1.7551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7551/4069 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Intergeracionalidade, Educação Intergeracional ao longo da vida. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-16 Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-16 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991602999296 |