PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eulâmpio de Moraes, Rosana
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carmo de Souza Cruz, Rebeca, Barroso Azevedo Moura, Leides
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7551
Resumo: O aumento da longevidade apresenta oportunidades para o contato entre gerações e, ao mesmo tempo, desafios na identificação de estereótipos, preconceitos e discriminações relacionados ao envelhecer e a velhice. Esse estudo tem como objetivo analisar as dimensões sobre a Educação Intergeracional apresentada na revisão literária científica brasileira. Observou-se que os fatores estruturantes relacionados às ambiências, os programas intergeracionais promotores de solidariedade entre gerações e uma Educação Intergeracional ao longo do curso da vida foram dimensões destacadas nos estudos. Conclui-se que uma Educação Intergeracional deva ser baseada no fortalecimento da cidadania participativa, diálogo entre as gerações, celebração da diversidade etária e na solidariedade.
id UNOCHAPO-1_d2f11016f1041b636bba2f2bb8ed2f3a
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7551
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕESEducação Intergeracional. Idadismo. Programas.O aumento da longevidade apresenta oportunidades para o contato entre gerações e, ao mesmo tempo, desafios na identificação de estereótipos, preconceitos e discriminações relacionados ao envelhecer e a velhice. Esse estudo tem como objetivo analisar as dimensões sobre a Educação Intergeracional apresentada na revisão literária científica brasileira. Observou-se que os fatores estruturantes relacionados às ambiências, os programas intergeracionais promotores de solidariedade entre gerações e uma Educação Intergeracional ao longo do curso da vida foram dimensões destacadas nos estudos. Conclui-se que uma Educação Intergeracional deva ser baseada no fortalecimento da cidadania participativa, diálogo entre as gerações, celebração da diversidade etária e na solidariedade.Unochapecó2023-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/755110.22196/rp.v25i1.7551Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-16Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-161984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7551/4069Intergeracionalidade, Educação Intergeracional ao longo da vida.Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessEulâmpio de Moraes, RosanaCarmo de Souza Cruz, RebecaBarroso Azevedo Moura, Leides2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7551Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕES
title PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕES
spellingShingle PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕES
Eulâmpio de Moraes, Rosana
Educação Intergeracional. Idadismo. Programas.
title_short PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕES
title_full PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕES
title_fullStr PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕES
title_full_unstemmed PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕES
title_sort PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕES
author Eulâmpio de Moraes, Rosana
author_facet Eulâmpio de Moraes, Rosana
Carmo de Souza Cruz, Rebeca
Barroso Azevedo Moura, Leides
author_role author
author2 Carmo de Souza Cruz, Rebeca
Barroso Azevedo Moura, Leides
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eulâmpio de Moraes, Rosana
Carmo de Souza Cruz, Rebeca
Barroso Azevedo Moura, Leides
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Intergeracional. Idadismo. Programas.
topic Educação Intergeracional. Idadismo. Programas.
description O aumento da longevidade apresenta oportunidades para o contato entre gerações e, ao mesmo tempo, desafios na identificação de estereótipos, preconceitos e discriminações relacionados ao envelhecer e a velhice. Esse estudo tem como objetivo analisar as dimensões sobre a Educação Intergeracional apresentada na revisão literária científica brasileira. Observou-se que os fatores estruturantes relacionados às ambiências, os programas intergeracionais promotores de solidariedade entre gerações e uma Educação Intergeracional ao longo do curso da vida foram dimensões destacadas nos estudos. Conclui-se que uma Educação Intergeracional deva ser baseada no fortalecimento da cidadania participativa, diálogo entre as gerações, celebração da diversidade etária e na solidariedade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7551
10.22196/rp.v25i1.7551
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7551
identifier_str_mv 10.22196/rp.v25i1.7551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7551/4069
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Intergeracionalidade, Educação Intergeracional ao longo da vida.
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-16
Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-16
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991602999296