O perfil étnico-racial dos(as) ingressantes de 2009 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará : uma contribuição para a análise, proposição e implementação de medidas de açoes afirmativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Sonia Regina Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9121
Resumo: Mestrado (dissertação)- Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010.
id UNB_8378469680df8f16e997abeff751751c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9121
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O perfil étnico-racial dos(as) ingressantes de 2009 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará : uma contribuição para a análise, proposição e implementação de medidas de açoes afirmativasEtnologia - ensino superior - Pará (PA)Democratização da educação - programas de ação afirmativaIdentidade social - negros - identidade racialNegros - educaçãoMestrado (dissertação)- Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010.Análise do perfil sócio-étnico-racial dos discentes ingressos nos cursos superiores do IFPA, em 2009, a fim de contribuir para discussões sobre a implementação de medidas de ações afirmativas que garantam e ampliem o acesso e permanência de negros(as) no IFPA. Os dados da pesquisa indicaram que a maioria dos alunos se autodeclarou negra (pretos + pardos), mas o que chamou a atenção foi a elevada concentração de alunos pardos e o distanciamento do percentual destes dos demais segmentos raciais, principalmente do segmento dos pretos. Identificou-se a existência de um elemento complicador para a análise: "pardo" e "preto" pertencem à mesma categoria denominada pelo movimento negro como "negro". Nessa direção, os negros são maioria no IFPA, opondo-se à minha percepção inicial de que os brancos estariam mais presentes no Ensino Superior desta instituição. Constatou-se a desvantagem dos pretos em relação aos brancos e também a influência de variáveis como cor, sexo, renda familiar, escolaridade dos pais e tipo de escola onde se estudou a Educação Básica na determinação do acesso dos alunos aos cursos mais concorridos. Poder-se-á sugerir ao IFPA a formulação de atividades e programas que estimulem o acesso (investimento em cursos pré-vestibulares, por exemplo) e que deem conta da permanência dos estudantes nos cursos (adoção de reforço escolar e/ou bolsa-auxílio para que o aluno goze de condições satisfatórias para concluir adequadamente seu curso), tendo em vista que muitos deles trabalham e/ou têm famílias cuja renda salarial é inferior a três salários mínimos, condição essa mais recorrente entre os alunos negros. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study sought to understand and analyze the social and ethno-racial and students in higher educational institutions tickets the IFPA in 2009 in order to contribute to discussions on the implementation of affirmative action measures in Institution. It initial assumption was the hypothesis that the higher education of the IFPA (black + brown) were underrepresented. The questionnaires was based on the identification of individuals according to color the IBGE and the self-declaration, before it obtained the information from the IFPA blacks are not the minority. However, there was the disadvantage of blacks relative to whites. This distance is greater considering only the blacks. It was also noted that access to family background and schools of origin are significant in determining access to most popular courses. Derived hence the need to suggest to the IFPA designing activities and programs promoting access and tracking the stay, keeping in mind that there are students who work and / or whose families have incomes pay less than three minimum wages and that this condition is more common among black students. It is suggested as the adoption of remedial classes and / or scholarship aid. It is also necessary that the IFPA continue investing in preuniversity course because it also helps to improve the access of vulnerable groups to disadvantages.Cavalleiro, Eliane dos SantosDuarte, Sonia Regina Silva2011-07-25T11:13:58Z2011-07-25T11:13:58Z2011-07-252010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDUARTE, Sonia Regina Silva; CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. O perfil étnico-racial dos(as) ingressantes de 2009 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará: uma contribuição para a análise, proposição e implementação de medidas de açoes afirmativas. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9121info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/9121Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O perfil étnico-racial dos(as) ingressantes de 2009 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará : uma contribuição para a análise, proposição e implementação de medidas de açoes afirmativas
title O perfil étnico-racial dos(as) ingressantes de 2009 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará : uma contribuição para a análise, proposição e implementação de medidas de açoes afirmativas
spellingShingle O perfil étnico-racial dos(as) ingressantes de 2009 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará : uma contribuição para a análise, proposição e implementação de medidas de açoes afirmativas
Duarte, Sonia Regina Silva
Etnologia - ensino superior - Pará (PA)
Democratização da educação - programas de ação afirmativa
Identidade social - negros - identidade racial
Negros - educação
title_short O perfil étnico-racial dos(as) ingressantes de 2009 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará : uma contribuição para a análise, proposição e implementação de medidas de açoes afirmativas
title_full O perfil étnico-racial dos(as) ingressantes de 2009 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará : uma contribuição para a análise, proposição e implementação de medidas de açoes afirmativas
title_fullStr O perfil étnico-racial dos(as) ingressantes de 2009 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará : uma contribuição para a análise, proposição e implementação de medidas de açoes afirmativas
title_full_unstemmed O perfil étnico-racial dos(as) ingressantes de 2009 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará : uma contribuição para a análise, proposição e implementação de medidas de açoes afirmativas
title_sort O perfil étnico-racial dos(as) ingressantes de 2009 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará : uma contribuição para a análise, proposição e implementação de medidas de açoes afirmativas
author Duarte, Sonia Regina Silva
author_facet Duarte, Sonia Regina Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalleiro, Eliane dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Sonia Regina Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Etnologia - ensino superior - Pará (PA)
Democratização da educação - programas de ação afirmativa
Identidade social - negros - identidade racial
Negros - educação
topic Etnologia - ensino superior - Pará (PA)
Democratização da educação - programas de ação afirmativa
Identidade social - negros - identidade racial
Negros - educação
description Mestrado (dissertação)- Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-07-25T11:13:58Z
2011-07-25T11:13:58Z
2011-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUARTE, Sonia Regina Silva; CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. O perfil étnico-racial dos(as) ingressantes de 2009 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará: uma contribuição para a análise, proposição e implementação de medidas de açoes afirmativas. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9121
identifier_str_mv DUARTE, Sonia Regina Silva; CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. O perfil étnico-racial dos(as) ingressantes de 2009 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará: uma contribuição para a análise, proposição e implementação de medidas de açoes afirmativas. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580893259005952