Curso online de língua inglesa no Instituto Federal de Brasília : uma proposta didática à luz do interacionismo sociodiscursivo, dos multiletramentos e da multimodalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Victor Henrique Rodrigues de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47369
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.
id UNB_83b2199ba1b53ec58c6cc1a0c05e6c5f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47369
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Curso online de língua inglesa no Instituto Federal de Brasília : uma proposta didática à luz do interacionismo sociodiscursivo, dos multiletramentos e da multimodalidadeCursos onlineMultimodalidadeLetramento digitalEnsino a distânciaInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de BrasíliaCursos - desenvolvimentoDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.Esta pesquisa tem por objetivo geral propor um curso online de inglês básico para viagens, baseado no interacionismo sociodiscursivo, nos multiletramentos e na multimodalidade, para ser implementado no Instituto Federal de Brasília (IFB). No que tange aos objetivos específicos, este trabalho busca identificar os aspectos didático-pedagógicos inseridos no arcabouço teórico da pesquisa, estabelecer as conexões teóricos/formais da pesquisa, com o enfoque no aperfeiçoamento linguístico-discursivo, na interação entre os pares e no desenvolvimento sociocultural, e analisar os documentos formais que subsidiam a construção do plano pedagógico de curso de formação inicial e continuada (FIC) no IFB. A pesquisa possui as bases teóricas do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART; MACHADO, 2004; BRONCKART, 2006; QUEVEDO-CAMARGO, 2007; BARROSO, 2011; VEÇOSSI, 2014), dos multiletramentos, da multimodalidade e dos letramentos digitais (MORAN; MASETTO; BEHRENS, 2006; COSCARELLI; RIBEIRO, 2007; LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; ROJO, 2009, 2012; BARTON; LEE, 2015; COPE; KALANTZIS, 2016; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016), do design de curso de línguas (NATION; MACALISTER, 2010; KOSTKA; BUNNING, 2018), e do ensino baseado em tarefas (WILLIS, 1996; ELLIS, 2003, 2018; NUNAN, 2003; WILLIS; WILLIS, 2007; LONG, 2015). Este trabalho está estruturado de acordo com os seguintes parâmetros metodológicos: natureza teórica, abordagem qualitativa, método interpretativista, objetivo exploratório e pesquisas bibliográfica e documental (MOITA LOPES, 1994; CHIZZOTTI, 1998; GIL, 2002, 2008; DENZIN; LINCOLN, 2006; SEVERINO, 2007; DEMO, 2011; FLICK, 2013; PRODANOV; FREITAS, 2013; LÜDKE; ANDRÉ, 2018). Além disso, a análise de conteúdo (BARDIN, 1977, 2011; KRIPPENDORF, 2004) é o método empregado para tratamento dos dados coletados na pesquisa. A estrutura da proposta didática desenhada de acordo com o design de curso de línguas, os planos de curso e de ensino criados em harmonia com os documentos formais e os modelos de aulas elaborados em consonância com o ensino baseado em tarefas, são alguns dos resultados desta pesquisa que visam a criação e a oferta de novos cursos de idiomas no formato remoto pelo Instituto Federal de Brasília (IFB).The main objective of this research is to propose an online course of basic English for travel, based on sociodiscursive interactionism, multiliteracies and multimodality, to be implemented in the Federal Institute of Brasilia (IFB). Regarding the specific objectives, this work seeks to identify the didactic-pedagogical aspects inserted in the theoretical framework of the research, establish the theoretical/formal connections of the research, with a focus on linguistic-discursive improvement, peer interaction and sociocultural development, and analyze the formal documents that subsidize the construction of the pedagogical plan of the initial and continuing education course (FIC) in IFB. The research has the theoretical bases of sociodiscursive interactionism (BRONCKART; MACHADO, 2004; BRONCKART, 2006; QUEVEDO-CAMARGO, 2007; BARROSO, 2011; VEÇOSSI, 2014), multiliteracies, multimodality and digital literacies (MORAN; MASETTO; BEHRENS, 2006; COSCARELLI; RIBEIRO, 2007; LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; ROJO, 2009, 2012; BARTON; LEE, 2015; COPE; KALANTZIS, 2016; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016), language curriculum design (NATION; MACALISTER, 2010; KOSTKA; BUNNING, 2018), and task-based language teaching (WILLIS, 1996; ELLIS, 2003, 2018; NUNAN, 2003; WILLIS; WILLIS, 2007; LONG, 2015). This work is structured according to the following methodological parameters: theoretical nature, qualitative approach, interpretivist method, exploratory objective, and bibliographic and documentary research (MOITA LOPES, 1994; CHIZZOTTI, 1998; GIL, 2002, 2008; DENZIN; LINCOLN, 2006; SEVERINO, 2007; DEMO, 2011; FLICK, 2013; PRODANOV; FREITAS, 2013; LÜDKE; ANDRÉ, 2018). In addition, content analysis (BARDIN, 1977, 2011; KRIPPENDORF, 2004) is the method used to treat the collected research data. The framework of the didactic proposal designed according to the language curriculum design, the course and teaching plans created in harmony with the formal documents and the models of classes elaborated in consonance with the task-based language teaching are some of the results of this research that aim at the creation and offer of new language courses in the remote format by the Federal Institute of Brasilia (IFB).Instituto de Letras (IL)Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)Programa de Pós-Graduação em Linguística AplicadaCamargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira deBorba, Victor Henrique Rodrigues de2024-01-18T20:47:19Z2024-01-18T20:47:19Z2024-01-182023-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBORBA, Victor Henrique Rodrigues de. Curso online de língua inglesa no Instituto Federal de Brasília: uma proposta didática à luz do interacionismo sociodiscursivo, dos multiletramentos e da multimodalidade.. 2023. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47369porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-18T20:47:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/47369Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-18T20:47:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Curso online de língua inglesa no Instituto Federal de Brasília : uma proposta didática à luz do interacionismo sociodiscursivo, dos multiletramentos e da multimodalidade
title Curso online de língua inglesa no Instituto Federal de Brasília : uma proposta didática à luz do interacionismo sociodiscursivo, dos multiletramentos e da multimodalidade
spellingShingle Curso online de língua inglesa no Instituto Federal de Brasília : uma proposta didática à luz do interacionismo sociodiscursivo, dos multiletramentos e da multimodalidade
Borba, Victor Henrique Rodrigues de
Cursos online
Multimodalidade
Letramento digital
Ensino a distância
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
Cursos - desenvolvimento
title_short Curso online de língua inglesa no Instituto Federal de Brasília : uma proposta didática à luz do interacionismo sociodiscursivo, dos multiletramentos e da multimodalidade
title_full Curso online de língua inglesa no Instituto Federal de Brasília : uma proposta didática à luz do interacionismo sociodiscursivo, dos multiletramentos e da multimodalidade
title_fullStr Curso online de língua inglesa no Instituto Federal de Brasília : uma proposta didática à luz do interacionismo sociodiscursivo, dos multiletramentos e da multimodalidade
title_full_unstemmed Curso online de língua inglesa no Instituto Federal de Brasília : uma proposta didática à luz do interacionismo sociodiscursivo, dos multiletramentos e da multimodalidade
title_sort Curso online de língua inglesa no Instituto Federal de Brasília : uma proposta didática à luz do interacionismo sociodiscursivo, dos multiletramentos e da multimodalidade
author Borba, Victor Henrique Rodrigues de
author_facet Borba, Victor Henrique Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Victor Henrique Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Cursos online
Multimodalidade
Letramento digital
Ensino a distância
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
Cursos - desenvolvimento
topic Cursos online
Multimodalidade
Letramento digital
Ensino a distância
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
Cursos - desenvolvimento
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-21
2024-01-18T20:47:19Z
2024-01-18T20:47:19Z
2024-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORBA, Victor Henrique Rodrigues de. Curso online de língua inglesa no Instituto Federal de Brasília: uma proposta didática à luz do interacionismo sociodiscursivo, dos multiletramentos e da multimodalidade.. 2023. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47369
identifier_str_mv BORBA, Victor Henrique Rodrigues de. Curso online de língua inglesa no Instituto Federal de Brasília: uma proposta didática à luz do interacionismo sociodiscursivo, dos multiletramentos e da multimodalidade.. 2023. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580819975077888