Marco regulatório do transporte rodoviário interestadual de passageiros e opções reais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Carlos Henrique
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28658
https://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312012000300003
Resumo: A doutrina jurídica referente ao transporte rodoviário interestadual de passageiros (TRIP) não estabelece o início da oferta do serviço diferenciado na respectiva linha do serviço convencional. Este artigo mostra que se pode fixar calendário para o início desse serviço no TRIP. O calendário é construído à luz de um ramo da teoria de economia financeira, especificamente, da teoria das opções reais. Demonstra-se que é possível ter: (a) linhas sem a oferta do serviço diferenciado durante toda a permissão do serviço convencional, (b) linhas que ofertarão o serviço anos após o início da permissão do convencional e (c) linhas que ofertarão imediatamente o serviço diferenciado. Defende-se que as normas que dispõem sobre o TRIP sejam emendadas. Advoga-se que a metodologia proposta seja empregada pelo ente regulador do transporte interestadual de passageiros por ônibus para se determinar se e quando uma dada linha deve ser servida por serviço diferenciado.
id UNB_88139de63034c7583b3ecb87295cea76
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/28658
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Marco regulatório do transporte rodoviário interestadual de passageiros e opções reaisRegulatory framework of interstate coach passengers and real optionsRegulaçãoTransporte rodoviárioÔnibusA doutrina jurídica referente ao transporte rodoviário interestadual de passageiros (TRIP) não estabelece o início da oferta do serviço diferenciado na respectiva linha do serviço convencional. Este artigo mostra que se pode fixar calendário para o início desse serviço no TRIP. O calendário é construído à luz de um ramo da teoria de economia financeira, especificamente, da teoria das opções reais. Demonstra-se que é possível ter: (a) linhas sem a oferta do serviço diferenciado durante toda a permissão do serviço convencional, (b) linhas que ofertarão o serviço anos após o início da permissão do convencional e (c) linhas que ofertarão imediatamente o serviço diferenciado. Defende-se que as normas que dispõem sobre o TRIP sejam emendadas. Advoga-se que a metodologia proposta seja empregada pelo ente regulador do transporte interestadual de passageiros por ônibus para se determinar se e quando uma dada linha deve ser servida por serviço diferenciado.The Brazilian legal doctrine on interstate bus passengers (TRIP) gives to the concessionaire the option to supply a premium service alongside to the conventional one during the concession period. Not being on obligation, the concessionaire is free to access the private benefit from supplying this premium service. This article argues that this option should be regulated by the Regulatory Agency. By doing so, the value of the option could be internalized by the regulatory framework, as well as a timetable for the commencement of the premium service. The schedule is constructed in the light of a branch of the theory of financial economics, specifically the theory of real options. Demonstrates that it is possible to have: (a) lines without the offer of differentiated service throughout the permission of the conventional service, (b) the service lines that will supply years after the start of permission from the conventional and (c) lines immediately supply the differentiated service. It is argued that the legal doctrine on the TRIP has to be amended. The argument is that the proposed methodology is employed by the regulator of interstate transportation of passengers by bus to determine if and when a given row must be served by different service.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2017-12-07T05:01:43Z2017-12-07T05:01:43Z2012-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROCHA, Carlos Henrique; BRITTO, Paulo Augusto P. de. Marco regulatório do transporte rodoviário interestadual de passageiros e opções reais. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 6, n. 3, p 34-48, jul./set. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312012000300003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000300003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 09 set. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28658https://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312012000300003Journal of Transport Literature - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000300003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 09 set. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Carlos HenriqueBritto, Paulo Augusto Pettenuzzo deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:17:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/28658Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:17:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Marco regulatório do transporte rodoviário interestadual de passageiros e opções reais
Regulatory framework of interstate coach passengers and real options
title Marco regulatório do transporte rodoviário interestadual de passageiros e opções reais
spellingShingle Marco regulatório do transporte rodoviário interestadual de passageiros e opções reais
Rocha, Carlos Henrique
Regulação
Transporte rodoviário
Ônibus
title_short Marco regulatório do transporte rodoviário interestadual de passageiros e opções reais
title_full Marco regulatório do transporte rodoviário interestadual de passageiros e opções reais
title_fullStr Marco regulatório do transporte rodoviário interestadual de passageiros e opções reais
title_full_unstemmed Marco regulatório do transporte rodoviário interestadual de passageiros e opções reais
title_sort Marco regulatório do transporte rodoviário interestadual de passageiros e opções reais
author Rocha, Carlos Henrique
author_facet Rocha, Carlos Henrique
Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo de
author_role author
author2 Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Carlos Henrique
Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo de
dc.subject.por.fl_str_mv Regulação
Transporte rodoviário
Ônibus
topic Regulação
Transporte rodoviário
Ônibus
description A doutrina jurídica referente ao transporte rodoviário interestadual de passageiros (TRIP) não estabelece o início da oferta do serviço diferenciado na respectiva linha do serviço convencional. Este artigo mostra que se pode fixar calendário para o início desse serviço no TRIP. O calendário é construído à luz de um ramo da teoria de economia financeira, especificamente, da teoria das opções reais. Demonstra-se que é possível ter: (a) linhas sem a oferta do serviço diferenciado durante toda a permissão do serviço convencional, (b) linhas que ofertarão o serviço anos após o início da permissão do convencional e (c) linhas que ofertarão imediatamente o serviço diferenciado. Defende-se que as normas que dispõem sobre o TRIP sejam emendadas. Advoga-se que a metodologia proposta seja empregada pelo ente regulador do transporte interestadual de passageiros por ônibus para se determinar se e quando uma dada linha deve ser servida por serviço diferenciado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07
2017-12-07T05:01:43Z
2017-12-07T05:01:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Carlos Henrique; BRITTO, Paulo Augusto P. de. Marco regulatório do transporte rodoviário interestadual de passageiros e opções reais. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 6, n. 3, p 34-48, jul./set. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312012000300003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000300003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 09 set. 2020.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28658
https://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312012000300003
identifier_str_mv ROCHA, Carlos Henrique; BRITTO, Paulo Augusto P. de. Marco regulatório do transporte rodoviário interestadual de passageiros e opções reais. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 6, n. 3, p 34-48, jul./set. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312012000300003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000300003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 09 set. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28658
https://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312012000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580853948940288