Assistência estudantil : uma avaliação de sua efetividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luiz Cláudio Costa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Almeida, Alexandre Nascimento de, Santos, Carolina Cassia Batista, Kipnis, Bernardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47703
https://doi.org/10.14507/epaa.31.7512
https://orcid.org/0000-0001-5919-1065
https://orcid.org/0000-0002-9113-0729
https://orcid.org/0000-0001-7676-9113
https://orcid.org/0000-0002-0940-8577
Resumo: O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) completa 12 anos de existência em 2020, contou com um orçamento em torno de R$ 1 bilhão em 2019, no entanto, há poucas iniciativas de avaliação dos seus impactos. O objetivo deste estudo é avaliar o efeito dos programas de assistência estudantil da Universidade de Brasília (UnB) no período de 2010-2014, por meio da comparação das taxas de evasão e retenção entre os estudantes participantes e não participantes da assistência estudantil. Os resultados indicaram que não houve diferença na taxa de evasão entre os dois grupos analisados. Quando avaliado em desagregado por cursos, a taxa de evasão variou inversamente proporcional ao prestígio do curso. A retenção dos estudantes da assistência estudantil apresentou ser maior comparativamente a dos estudantes não participantes nos cursos de médio e baixo prestígio. Os programas de assistência estudantil têm atingido o objetivo do PNAES, reduzindo a taxa de evasão e mantendo a média de retenção dos estudantes atendidos dentro dos parâmetros definidos pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC). Destaca-se que, no caso da retenção, são necessários ajustes para que essa seja igual entre todos os estudantes da UnB, principalmente nos cursos considerados de médio e baixo prestígio.
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A retenção dos estudantes da assistência estudantil apresentou ser maior comparativamente a dos estudantes não participantes nos cursos de médio e baixo prestígio. Os programas de assistência estudantil têm atingido o objetivo do PNAES, reduzindo a taxa de evasão e mantendo a média de retenção dos estudantes atendidos dentro dos parâmetros definidos pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC). Destaca-se que, no caso da retenção, são necessários ajustes para que essa seja igual entre todos os estudantes da UnB, principalmente nos cursos considerados de médio e baixo prestígio.In existence since 2008, the National Student Assistance Program (PNAES) had a budget of around R$ 1 billion in 2019;however, few initiatives haveassessedits impacts. The objective of this paper is to evaluate the effect of student assistance programs at the University of Brasília (UnB) from2010to 2014, by comparing dropout and retention rates between participating and non-participating students in student assistanceprograms. The results indicated no difference in the dropout rate between the two groups analyzed. When evaluated in terms of courses, the dropout rate varied inversely proportional to the course’sprestige. The retention of students from student assistance was higher compared to non-participating students in medium and low prestige courses. Student assistance programs have achieved the PNAES objective, reducing the dropout rate and maintaining the student retention within the parameters defined by the Ministry of Education of Brazil (MEC). It is noteworthy that, in the case of retention, adjustments are needed so thatretentionis the same for all UnB students, especially inmedium and lowprestige courses.El Programa Nacional de Asistencia al Estudiante (PNAES) cumple 12 años de existencia en 2020S, tuvo un presupuesto de alrededor de R$ 1 mil millones en 2019, sin embargo, hay pocas iniciativas para evaluar sus impactos. El objetivo de este estudio es evaluar el efecto de los programas de asistencia a estudiantes de la Universidad de Brasilia (UnB) en el período 2010-2014, comparando las tasas de deserción y retención entre estudiantes participantes y no participantes en la asistencia a estudiantes. Los resultados indicaron que no hubo diferencia en la tasa de deserción entre los dos grupos analizados. Cuando se evaluó en términos de cursos, la tasa de deserción varió inversamente proporcional al prestigio del curso. La retención de estudiantes de la asistencia estudiantil fue mayor en comparación con los estudiantes que no participaron en cursos de medio y bajo prestigio. Los programas de asistencia al estudiante han logrado el objetivo del PNAES, reduciendo la tasa de deserción y manteniendo la tasa promedio de retención de los estudiantes atendidos dentro de los parámetros definidos por el Ministerio de Educación de Brasil (MEC). Es de destacar que, en el caso de la retención, se necesitan ajustes para que sea igual entre todos los estudiantes de la UnB, especialmente en los cursos considerados de medio y bajo prestigio.Diretoria de Desenvolvimento Social (DAC DDS)Faculdade UnB Planaltina (FUP)Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado ProfissionalPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalArizona State UniversityUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaUniversidade Federal do AmazonasUniversidade de BrasíliaFerreira, Luiz Cláudio CostaAlmeida, Alexandre Nascimento deSantos, Carolina Cassia BatistaKipnis, Bernardo2024-02-07T14:02:59Z2024-02-07T14:02:59Z2023-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, Luiz Cláudio Costa et al. Assistência estudantil: uma avaliação de sua efetividade. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, [S. l.], v. 31, n. 112, 3 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.31.752. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/7512. Acesso em: 06 fev. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47703https://doi.org/10.14507/epaa.31.7512https://orcid.org/0000-0001-5919-1065https://orcid.org/0000-0002-9113-0729https://orcid.org/0000-0001-7676-9113https://orcid.org/0000-0002-0940-8577por(CC BY SA) Este artigo pode ser copiado, exibido, distribuido e adaptado, desde que o(s) autor(es) e Arquivos Analíticos de Políticas Educativas sejam creditados e a autoría original atribuídos, as alterações sejam identificadas e a mesma licença CC se aplique à obra derivada. Mais detalhes sobre a licença Creative Commons podem ser encontrados em https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas é publicado pela Mary Lou Fulton Teachers College, Arizona State University. Os artigos que aparecem na AAPE são indexados em CIRC (Clasificación Integrada de Revistas Científicas, España) DIALNET (España), Directory of Open Access Journals, EBSCO Education Research Complete, ERIC, Education Full Text (H.W. Wilson), PubMed, QUALIS A1 (Brazil), Redalyc, SCImago Journal Rank, SCOPUS, SOCOLAR (China).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-26T10:55:47Zoai:repositorio.unb.br:10482/47703Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-26T10:55:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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