Adolescentes espectadores : um olhar teatral sobre o aluno do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Tatiana Trindade Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34101
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018.
id UNB_89b32a5a680a5cd0f4b54c14c3625183
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34101
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Adolescentes espectadores : um olhar teatral sobre o aluno do ensino médioTeatro - educaçãoArte - estudo e ensinoArtes cênicas - estudo e ensinoHistória do teatroDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018.O presente trabalho tem como objetivo a sistematização de uma metodologia de ensino de Artes Cênicas partindo-se do estudo de autores como Johann Friedrich Herbart, Jonh Dewey, Lev Vygotsky, Paulo Freire, Edgar Morin e Rene Barbier, no que concerne às teorizações sobre o ensino em sentido lato; e Viola Spolin, Peter Slade, Augusto Boal e Flávio Desgranges, relativamente às metodologias do ensino de Teatro. A consecução do objetivo de sistematização de uma metodologia de ensino de Artes Cênicas ─ mais especificamente o ensino de conteúdos da História do Teatro ─ foi subsidiada por uma pesquisa de campo desenvolvida com estudantes do terceiro ano do ensino médio candidatos a vagas na Universidade de Brasília por meio do Programa de Avaliação Seriada (PAS). A metodologia sistematizada nesse trabalho é, portanto, perpassada pelos conteúdos da História do Teatro presentes na matriz de referência desse exame para a referida série, entre eles: Simbolismo, Expressionismo e Surrealismo. Esta pesquisa utilizou-se de instrumentos da pesquisa qualitativa, tais como a Pesquisa Narrativa e da Escuta Sensível, na primeira foi elencado estudantes do terceiro ano do ensino médio como coparticipantes, a fim de que, a partir de seus relatos sobre as impressões das aulas, e na segunda em que se busca compreender as narrativas dos alunos sem um julgamento do professor para que pudesse ser feita uma síntese que culminasse na sistematização de uma metodologia.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The present work aims to systematize a teaching methodology on Performing Arts starting from a study of authors like Herbart, Dewey, Vygotsky, Paulo Freire, Edgar Morin e Rene Barbier, with regard to theorizations about teaching in a general sense; and Viola Spolin, Peter Slade, Augusto Boal e Desgranges, with regard to teaching methodologies on Performing Arts, in particular. The persecution of this aim ─ the systematization of teaching methodology, specifically the teaching of Theater History contents ─ was subsidized by a research developed with students of the third year of the high school, which are applicants to Universidade de Brasília throughout Programa de Avaliação Seriada (PAS). The methodology systematized in this work is permeated by the Theater History contents included on the reference matrix of the exam, among them: Symbolism, Expressionism, and Surrealism. This research has used qualitative research tools, like Narrative Research ─ which has set third-grade students from the high school as co-participants. Starting from the reports about their impressions of the classes a systematization has been made ─ and Sensitive Listening, by which the teacher seeks to comprehend students narratives with no judgments.Instituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado ProfissionalCosta, Clarice da SilvaNascimento, Tatiana Trindade Gomes2019-03-06T20:34:53Z2019-03-06T20:34:53Z2019-03-062018-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNascimento,Tatiana Trindade Gomes. Adolescentes espectadores: um olhar teatral sobre o aluno do ensino médio. 2018. 91 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34101info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T19:21:44Zoai:repositorio.unb.br:10482/34101Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T19:21:44Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Adolescentes espectadores : um olhar teatral sobre o aluno do ensino médio
title Adolescentes espectadores : um olhar teatral sobre o aluno do ensino médio
spellingShingle Adolescentes espectadores : um olhar teatral sobre o aluno do ensino médio
Nascimento, Tatiana Trindade Gomes
Teatro - educação
Arte - estudo e ensino
Artes cênicas - estudo e ensino
História do teatro
title_short Adolescentes espectadores : um olhar teatral sobre o aluno do ensino médio
title_full Adolescentes espectadores : um olhar teatral sobre o aluno do ensino médio
title_fullStr Adolescentes espectadores : um olhar teatral sobre o aluno do ensino médio
title_full_unstemmed Adolescentes espectadores : um olhar teatral sobre o aluno do ensino médio
title_sort Adolescentes espectadores : um olhar teatral sobre o aluno do ensino médio
author Nascimento, Tatiana Trindade Gomes
author_facet Nascimento, Tatiana Trindade Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Clarice da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Tatiana Trindade Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro - educação
Arte - estudo e ensino
Artes cênicas - estudo e ensino
História do teatro
topic Teatro - educação
Arte - estudo e ensino
Artes cênicas - estudo e ensino
História do teatro
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-16
2019-03-06T20:34:53Z
2019-03-06T20:34:53Z
2019-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Nascimento,Tatiana Trindade Gomes. Adolescentes espectadores: um olhar teatral sobre o aluno do ensino médio. 2018. 91 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34101
identifier_str_mv Nascimento,Tatiana Trindade Gomes. Adolescentes espectadores: um olhar teatral sobre o aluno do ensino médio. 2018. 91 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580929315340288