Novas tecnologias e mediação do conhecimento em atividades colaborativas no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbato, Silviane Bonaccorsi
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Caixeta, Juliana Eugênia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21949
Resumo: Neste texto, apresentamos os avanços que obtivemos em aprendizagem colaborativa em fórum de tema polêmico. Participaram 53 graduandos com 69 postagens. Foram identificados os padrões interacionais e feita análise dialógica temática. Os resultados indicaram que o diálogo foi construído em dois temas: a) formação profissional e ação pedagógica e b) formação e atuação pessoal, direcionados por sentidos de ética e cidadania na educação. Houve enfoque inicial nos posicionamentos pessoais sobre a situação relatada, seguido por mudança para enfoque nas postagens do próprio fórum com metaanálise, com transformação do padrão interacional tradicional. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_8a120956e0cabfe40d6bd3555917ccef
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21949
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Novas tecnologias e mediação do conhecimento em atividades colaborativas no ensino superiorNew technologies and mediation of knowledge in collaborative activities in higher educationNuevas tecnologías y mediación del conocimiento en actividades colaborativas en la educación superiorEducaçãoProfessores - formaçãoNeste texto, apresentamos os avanços que obtivemos em aprendizagem colaborativa em fórum de tema polêmico. Participaram 53 graduandos com 69 postagens. Foram identificados os padrões interacionais e feita análise dialógica temática. Os resultados indicaram que o diálogo foi construído em dois temas: a) formação profissional e ação pedagógica e b) formação e atuação pessoal, direcionados por sentidos de ética e cidadania na educação. Houve enfoque inicial nos posicionamentos pessoais sobre a situação relatada, seguido por mudança para enfoque nas postagens do próprio fórum com metaanálise, com transformação do padrão interacional tradicional. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn this text, we present the advancements in collaborative learning reached by us during a forum on a polemic issue. There were 53 undergraduate students participating with 69 posts. Interaction patterns were identified and a dialogical analysis of the subject area was made. The results indicated that the dialog was build upon two topics: a) Professional training and educational action and b) personal training and action, directed by purports of ethics and citizenship in education. There was an initial focus on the personal positions in relation to the situation reported, later changing to a focus on the posts of the forum itself, with a meta-analysis, transforming the traditional interaction pattern. _________________________________________________________________________________ RESUMENEn este artículo, presentamos el resultado que obtuvimos en el aprendizaje colaborativo en un foro con tema polémico. Cincuenta y tres alumnos de grado participaron con sesenta y nueve mensajes. Los patrones de interacción fueron identificados y el texto sometido al análisis dialógico temático. Los resultados indicaron que el diálogo fue construido sobre dos temas: a) formación profesional y acción pedagógica; y b) formación y actuación personal, dirigidos por sentidos de ética y ciudadanía en educación. Inicialmente los participantes plantearon los posicionamientos personales en la situación-problema relatada, y enseguida cambiaron el enfoque hacia los mensajes del propio foro con meta análisis, con modificación en el patrón de interacción tradicional.Faculdade de Educação - UnB2016-12-16T12:15:46Z2016-12-16T12:15:46Z2014-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARBATO, Silviane; CAIXETA, Juliana Eugênia. Novas tecnologias e mediação do conhecimento em atividades colaborativas no Ensino Superior. Linhas Críticas (UnB), BArasília, v. 20, n. 42, p. 363-382, maio/ago. 2014. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/11624/8179>. Acesso em: 15 dez. 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21949Linha Críticas - Declaração de Direito Autoral Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). Fonte: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 15 dez. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessBarbato, Silviane BonaccorsiCaixeta, Juliana Eugêniaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:55Zoai:repositorio.unb.br:10482/21949Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas tecnologias e mediação do conhecimento em atividades colaborativas no ensino superior
New technologies and mediation of knowledge in collaborative activities in higher education
Nuevas tecnologías y mediación del conocimiento en actividades colaborativas en la educación superior
title Novas tecnologias e mediação do conhecimento em atividades colaborativas no ensino superior
spellingShingle Novas tecnologias e mediação do conhecimento em atividades colaborativas no ensino superior
Barbato, Silviane Bonaccorsi
Educação
Professores - formação
title_short Novas tecnologias e mediação do conhecimento em atividades colaborativas no ensino superior
title_full Novas tecnologias e mediação do conhecimento em atividades colaborativas no ensino superior
title_fullStr Novas tecnologias e mediação do conhecimento em atividades colaborativas no ensino superior
title_full_unstemmed Novas tecnologias e mediação do conhecimento em atividades colaborativas no ensino superior
title_sort Novas tecnologias e mediação do conhecimento em atividades colaborativas no ensino superior
author Barbato, Silviane Bonaccorsi
author_facet Barbato, Silviane Bonaccorsi
Caixeta, Juliana Eugênia
author_role author
author2 Caixeta, Juliana Eugênia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbato, Silviane Bonaccorsi
Caixeta, Juliana Eugênia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores - formação
topic Educação
Professores - formação
description Neste texto, apresentamos os avanços que obtivemos em aprendizagem colaborativa em fórum de tema polêmico. Participaram 53 graduandos com 69 postagens. Foram identificados os padrões interacionais e feita análise dialógica temática. Os resultados indicaram que o diálogo foi construído em dois temas: a) formação profissional e ação pedagógica e b) formação e atuação pessoal, direcionados por sentidos de ética e cidadania na educação. Houve enfoque inicial nos posicionamentos pessoais sobre a situação relatada, seguido por mudança para enfoque nas postagens do próprio fórum com metaanálise, com transformação do padrão interacional tradicional. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05
2016-12-16T12:15:46Z
2016-12-16T12:15:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBATO, Silviane; CAIXETA, Juliana Eugênia. Novas tecnologias e mediação do conhecimento em atividades colaborativas no Ensino Superior. Linhas Críticas (UnB), BArasília, v. 20, n. 42, p. 363-382, maio/ago. 2014. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/11624/8179>. Acesso em: 15 dez. 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21949
identifier_str_mv BARBATO, Silviane; CAIXETA, Juliana Eugênia. Novas tecnologias e mediação do conhecimento em atividades colaborativas no Ensino Superior. Linhas Críticas (UnB), BArasília, v. 20, n. 42, p. 363-382, maio/ago. 2014. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/11624/8179>. Acesso em: 15 dez. 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - UnB
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - UnB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580765188030464