Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Karla Angélica Silva do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino em Perspectivas
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8683
Resumo: A disseminação dos computadores nas universidades, nas faculdades e do grande fascínio que exercem sobre os jovens, há certo risco de usá-los somente para atestar que essas instituições de ensino possuem laboratórios de informática. Essas tecnologias são formadas historicamente e também são reconstituídas no interior do processo histórico de várias instituições. Neste estudo, demos ênfase às Tecnologia de Informação e Comunicação no ensino superior, pois, conforme os autores, ao se incorporarem nas instituições educacionais, espera-se que elas propiciem uma intervenção nos processos cognitivos, procurando desencadear novos hábitos e atitudes pessoais e a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem de todos os envolvidos. Com base na revisão da literatura para identificar os tipos de tecnologias da Web 2.0 para fins educativos no Ensino Superior, primeiro, identificamos diversas tecnologias da Web 2.0 que promovem ganhos no desempenho do aluno, para atingir as metas de aprendizagem específicas
id UECE-7_b3009beb5d1cc742c918f6233244f88c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/8683
network_acronym_str UECE-7
network_name_str Ensino em Perspectivas
repository_id_str
spelling Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino SuperiorEducaçãoTecnologiasFormação de professoresEducaçãoEducaçãoA disseminação dos computadores nas universidades, nas faculdades e do grande fascínio que exercem sobre os jovens, há certo risco de usá-los somente para atestar que essas instituições de ensino possuem laboratórios de informática. Essas tecnologias são formadas historicamente e também são reconstituídas no interior do processo histórico de várias instituições. Neste estudo, demos ênfase às Tecnologia de Informação e Comunicação no ensino superior, pois, conforme os autores, ao se incorporarem nas instituições educacionais, espera-se que elas propiciem uma intervenção nos processos cognitivos, procurando desencadear novos hábitos e atitudes pessoais e a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem de todos os envolvidos. Com base na revisão da literatura para identificar os tipos de tecnologias da Web 2.0 para fins educativos no Ensino Superior, primeiro, identificamos diversas tecnologias da Web 2.0 que promovem ganhos no desempenho do aluno, para atingir as metas de aprendizagem específicasEdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará2020-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8683Teaching in Perspectives; Vol. 1 No. 1 (2020): Ensino em Perspectivas; 1-17Enseñar en perspectivas; Vol. 1 Núm. 1 (2020): Ensino em Perspectivas; 1-17Ensino em Perspectivas; v. 1 n. 1 (2020): Ensino em Perspectivas; 1-172675-9144reponame:Ensino em Perspectivasinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8683/8151Copyright (c) 2022 Karla Angélica Silva do Nascimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Karla Angélica Silva do2022-12-14T12:58:15Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8683Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/oaiensino.perspectivas@gmail.com2675-91442675-9144opendoar:2022-12-14T12:58:15Ensino em Perspectivas - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior
title Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior
spellingShingle Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior
Nascimento, Karla Angélica Silva do
Educação
Tecnologias
Formação de professores
Educação
Educação
title_short Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior
title_full Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior
title_fullStr Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior
title_full_unstemmed Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior
title_sort Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior
author Nascimento, Karla Angélica Silva do
author_facet Nascimento, Karla Angélica Silva do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Karla Angélica Silva do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Tecnologias
Formação de professores
Educação
Educação
topic Educação
Tecnologias
Formação de professores
Educação
Educação
description A disseminação dos computadores nas universidades, nas faculdades e do grande fascínio que exercem sobre os jovens, há certo risco de usá-los somente para atestar que essas instituições de ensino possuem laboratórios de informática. Essas tecnologias são formadas historicamente e também são reconstituídas no interior do processo histórico de várias instituições. Neste estudo, demos ênfase às Tecnologia de Informação e Comunicação no ensino superior, pois, conforme os autores, ao se incorporarem nas instituições educacionais, espera-se que elas propiciem uma intervenção nos processos cognitivos, procurando desencadear novos hábitos e atitudes pessoais e a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem de todos os envolvidos. Com base na revisão da literatura para identificar os tipos de tecnologias da Web 2.0 para fins educativos no Ensino Superior, primeiro, identificamos diversas tecnologias da Web 2.0 que promovem ganhos no desempenho do aluno, para atingir as metas de aprendizagem específicas
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8683
url https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8683/8151
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Karla Angélica Silva do Nascimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Karla Angélica Silva do Nascimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará
publisher.none.fl_str_mv EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Teaching in Perspectives; Vol. 1 No. 1 (2020): Ensino em Perspectivas; 1-17
Enseñar en perspectivas; Vol. 1 Núm. 1 (2020): Ensino em Perspectivas; 1-17
Ensino em Perspectivas; v. 1 n. 1 (2020): Ensino em Perspectivas; 1-17
2675-9144
reponame:Ensino em Perspectivas
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Ensino em Perspectivas
collection Ensino em Perspectivas
repository.name.fl_str_mv Ensino em Perspectivas - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv ensino.perspectivas@gmail.com
_version_ 1801213951757778944