Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11605 |
Resumo: | Conteúdo: Capítulo 1. O Contexto e os Desafios da Educação a Distância na Atualidade - Gardênia Abbad; Thaís Zerbini, p. 37 Capítulo 2. Diagnóstico de Competências e Expectativas em Relação ao Uso das TICs - Francisco Antonio Coelho Junior; Pedro Paulo Murce Meneses; Rodrigo Rezende Ferreira, p. 83 Capítulo 3. Hibridização de Disciplinas no Ensino Superior Presencial: benchmarking e proposta de programa da disciplina Introdução a Administração - Helena Costa; Késia Rozzett; Sílvia Salgado de Carvalho, p. 103 Capítulo 4. Aplicação de um Modelo Híbrido de Ensino: novas práticas e desafios - Christiana Soares de Freitas; Nilda Mendes; Cecilia Miranda, p. 145 Capítulo 5. Relatos de Experiências Inovadoras com o Uso de TICs - Ricardo Fragelli; Helena Santiago; Ieda Sande, p. 169. |
id |
UNB_8bdf5ff4f07468dbe99ee7b75e97e547 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/11605 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no BrasilTecnologia da informaçãoEnsino presencial superior - BrasilConteúdo: Capítulo 1. O Contexto e os Desafios da Educação a Distância na Atualidade - Gardênia Abbad; Thaís Zerbini, p. 37 Capítulo 2. Diagnóstico de Competências e Expectativas em Relação ao Uso das TICs - Francisco Antonio Coelho Junior; Pedro Paulo Murce Meneses; Rodrigo Rezende Ferreira, p. 83 Capítulo 3. Hibridização de Disciplinas no Ensino Superior Presencial: benchmarking e proposta de programa da disciplina Introdução a Administração - Helena Costa; Késia Rozzett; Sílvia Salgado de Carvalho, p. 103 Capítulo 4. Aplicação de um Modelo Híbrido de Ensino: novas práticas e desafios - Christiana Soares de Freitas; Nilda Mendes; Cecilia Miranda, p. 145 Capítulo 5. Relatos de Experiências Inovadoras com o Uso de TICs - Ricardo Fragelli; Helena Santiago; Ieda Sande, p. 169.Aborda a aplicação recente e as tendências do uso de TICs na educação superior presencial. Para compor o livro eletrônico, convidaram-se diversos colaboradores, que foram, ao todo, responsáveis pela elaboração de cinco capítulos. O capítulo 1, de Gardênia Abbad e Thaís Zerbini, apresenta o estado da arte das pesquisas em educação a distância no Brasil; o capítulo 2, de Francisco Antônio Coelho Júnior, Pedro Paulo Murce Meneses e Rodrigo Rezende Ferreira, traz um diagnóstico de competências e expectativas em relação ao uso das TICs entre docentes e discentes do ADM/UnB; o capítulo 3, de Helena Araújo Costa, Késia Rozzett e Sílvia Salgado de Carvalho, aborda os resultados de um benchmarking entre as boas práticas no uso de TICs no ensino presencial e a experiência com o processo de hibridização da disciplina de Introdução a Administração na UnB; o capítulo 4, de Christiana Soares de Freitas, Nilda Maria Domingos Mendes e Cecília Fonseca e Miranda, é sobre a aplicação de um modelo híbrido de ensino na disciplina de Teoria e Análise das Organizações na UnB; e, finalmente, o capítulo 5, apresenta o relato de três experiências inovadoras independentes em TICs. A primeira experiência, trazida por Ricardo Ramos Fragelli, refere-se ao uso de objetos de aprendizagem interativos, adaptativos e multiformes, como apoio ao ensino presencial. A segunda, de Helena Santiago Vigata, envolve o desenvolvimento de prova virtual de espanhol com o uso do Moodle. A terceira e última experiência é a de Ieda Carvalho Sande, com o uso do Moodle para o apoio a alunos de Direito em seus trabalhos de conclusão de curso.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Universidade de Brasília, Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-11-09T14:29:14Z2012-11-09T14:29:14Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfALFINITO, Solange et al. (Org.) Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2012. Disponível em: <http://leunb.bce.unb.br/jspui/handle/123456789/28>.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11605Alfinito, SolangePaschoal, TatianeMaduro-Abreu, AlexandreCantal, Clara Brasiliana Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T17:18:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/11605Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T17:18:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil |
title |
Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil |
spellingShingle |
Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil Alfinito, Solange Tecnologia da informação Ensino presencial superior - Brasil |
title_short |
Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil |
title_full |
Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil |
title_fullStr |
Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil |
title_full_unstemmed |
Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil |
title_sort |
Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil |
author |
Alfinito, Solange |
author_facet |
Alfinito, Solange Paschoal, Tatiane Maduro-Abreu, Alexandre Cantal, Clara Brasiliana Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Paschoal, Tatiane Maduro-Abreu, Alexandre Cantal, Clara Brasiliana Ribeiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alfinito, Solange Paschoal, Tatiane Maduro-Abreu, Alexandre Cantal, Clara Brasiliana Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação Ensino presencial superior - Brasil |
topic |
Tecnologia da informação Ensino presencial superior - Brasil |
description |
Conteúdo: Capítulo 1. O Contexto e os Desafios da Educação a Distância na Atualidade - Gardênia Abbad; Thaís Zerbini, p. 37 Capítulo 2. Diagnóstico de Competências e Expectativas em Relação ao Uso das TICs - Francisco Antonio Coelho Junior; Pedro Paulo Murce Meneses; Rodrigo Rezende Ferreira, p. 83 Capítulo 3. Hibridização de Disciplinas no Ensino Superior Presencial: benchmarking e proposta de programa da disciplina Introdução a Administração - Helena Costa; Késia Rozzett; Sílvia Salgado de Carvalho, p. 103 Capítulo 4. Aplicação de um Modelo Híbrido de Ensino: novas práticas e desafios - Christiana Soares de Freitas; Nilda Mendes; Cecilia Miranda, p. 145 Capítulo 5. Relatos de Experiências Inovadoras com o Uso de TICs - Ricardo Fragelli; Helena Santiago; Ieda Sande, p. 169. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-09T14:29:14Z 2012-11-09T14:29:14Z 2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALFINITO, Solange et al. (Org.) Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2012. Disponível em: <http://leunb.bce.unb.br/jspui/handle/123456789/28>. http://repositorio.unb.br/handle/10482/11605 |
identifier_str_mv |
ALFINITO, Solange et al. (Org.) Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2012. Disponível em: <http://leunb.bce.unb.br/jspui/handle/123456789/28>. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508183269408768 |