Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alfinito, Solange
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Paschoal, Tatiane, Maduro-Abreu, Alexandre, Cantal, Clara Brasiliana Ribeiro
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11605
Resumo: Conteúdo: Capítulo 1. O Contexto e os Desafios da Educação a Distância na Atualidade - Gardênia Abbad; Thaís Zerbini, p. 37 Capítulo 2. Diagnóstico de Competências e Expectativas em Relação ao Uso das TICs - Francisco Antonio Coelho Junior; Pedro Paulo Murce Meneses; Rodrigo Rezende Ferreira, p. 83 Capítulo 3. Hibridização de Disciplinas no Ensino Superior Presencial: benchmarking e proposta de programa da disciplina Introdução a Administração - Helena Costa; Késia Rozzett; Sílvia Salgado de Carvalho, p. 103 Capítulo 4. Aplicação de um Modelo Híbrido de Ensino: novas práticas e desafios - Christiana Soares de Freitas; Nilda Mendes; Cecilia Miranda, p. 145 Capítulo 5. Relatos de Experiências Inovadoras com o Uso de TICs - Ricardo Fragelli; Helena Santiago; Ieda Sande, p. 169.
id UNB_8bdf5ff4f07468dbe99ee7b75e97e547
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11605
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no BrasilTecnologia da informaçãoEnsino presencial superior - BrasilConteúdo: Capítulo 1. O Contexto e os Desafios da Educação a Distância na Atualidade - Gardênia Abbad; Thaís Zerbini, p. 37 Capítulo 2. Diagnóstico de Competências e Expectativas em Relação ao Uso das TICs - Francisco Antonio Coelho Junior; Pedro Paulo Murce Meneses; Rodrigo Rezende Ferreira, p. 83 Capítulo 3. Hibridização de Disciplinas no Ensino Superior Presencial: benchmarking e proposta de programa da disciplina Introdução a Administração - Helena Costa; Késia Rozzett; Sílvia Salgado de Carvalho, p. 103 Capítulo 4. Aplicação de um Modelo Híbrido de Ensino: novas práticas e desafios - Christiana Soares de Freitas; Nilda Mendes; Cecilia Miranda, p. 145 Capítulo 5. Relatos de Experiências Inovadoras com o Uso de TICs - Ricardo Fragelli; Helena Santiago; Ieda Sande, p. 169.Aborda a aplicação recente e as tendências do uso de TICs na educação superior presencial. Para compor o livro eletrônico, convidaram-se diversos colaboradores, que foram, ao todo, responsáveis pela elaboração de cinco capítulos. O capítulo 1, de Gardênia Abbad e Thaís Zerbini, apresenta o estado da arte das pesquisas em educação a distância no Brasil; o capítulo 2, de Francisco Antônio Coelho Júnior, Pedro Paulo Murce Meneses e Rodrigo Rezende Ferreira, traz um diagnóstico de competências e expectativas em relação ao uso das TICs entre docentes e discentes do ADM/UnB; o capítulo 3, de Helena Araújo Costa, Késia Rozzett e Sílvia Salgado de Carvalho, aborda os resultados de um benchmarking entre as boas práticas no uso de TICs no ensino presencial e a experiência com o processo de hibridização da disciplina de Introdução a Administração na UnB; o capítulo 4, de Christiana Soares de Freitas, Nilda Maria Domingos Mendes e Cecília Fonseca e Miranda, é sobre a aplicação de um modelo híbrido de ensino na disciplina de Teoria e Análise das Organizações na UnB; e, finalmente, o capítulo 5, apresenta o relato de três experiências inovadoras independentes em TICs. A primeira experiência, trazida por Ricardo Ramos Fragelli, refere-se ao uso de objetos de aprendizagem interativos, adaptativos e multiformes, como apoio ao ensino presencial. A segunda, de Helena Santiago Vigata, envolve o desenvolvimento de prova virtual de espanhol com o uso do Moodle. A terceira e última experiência é a de Ieda Carvalho Sande, com o uso do Moodle para o apoio a alunos de Direito em seus trabalhos de conclusão de curso.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Universidade de Brasília, Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2012-11-09T14:29:14Z2012-11-09T14:29:14Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfALFINITO, Solange et al. (Org.) Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2012. Disponível em: <http://leunb.bce.unb.br/jspui/handle/123456789/28>.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11605Alfinito, SolangePaschoal, TatianeMaduro-Abreu, AlexandreCantal, Clara Brasiliana Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T17:18:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/11605Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T17:18:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil
title Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil
spellingShingle Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil
Alfinito, Solange
Tecnologia da informação
Ensino presencial superior - Brasil
title_short Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil
title_full Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil
title_fullStr Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil
title_full_unstemmed Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil
title_sort Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil
author Alfinito, Solange
author_facet Alfinito, Solange
Paschoal, Tatiane
Maduro-Abreu, Alexandre
Cantal, Clara Brasiliana Ribeiro
author_role author
author2 Paschoal, Tatiane
Maduro-Abreu, Alexandre
Cantal, Clara Brasiliana Ribeiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alfinito, Solange
Paschoal, Tatiane
Maduro-Abreu, Alexandre
Cantal, Clara Brasiliana Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Ensino presencial superior - Brasil
topic Tecnologia da informação
Ensino presencial superior - Brasil
description Conteúdo: Capítulo 1. O Contexto e os Desafios da Educação a Distância na Atualidade - Gardênia Abbad; Thaís Zerbini, p. 37 Capítulo 2. Diagnóstico de Competências e Expectativas em Relação ao Uso das TICs - Francisco Antonio Coelho Junior; Pedro Paulo Murce Meneses; Rodrigo Rezende Ferreira, p. 83 Capítulo 3. Hibridização de Disciplinas no Ensino Superior Presencial: benchmarking e proposta de programa da disciplina Introdução a Administração - Helena Costa; Késia Rozzett; Sílvia Salgado de Carvalho, p. 103 Capítulo 4. Aplicação de um Modelo Híbrido de Ensino: novas práticas e desafios - Christiana Soares de Freitas; Nilda Mendes; Cecilia Miranda, p. 145 Capítulo 5. Relatos de Experiências Inovadoras com o Uso de TICs - Ricardo Fragelli; Helena Santiago; Ieda Sande, p. 169.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-09T14:29:14Z
2012-11-09T14:29:14Z
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALFINITO, Solange et al. (Org.) Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2012. Disponível em: <http://leunb.bce.unb.br/jspui/handle/123456789/28>.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11605
identifier_str_mv ALFINITO, Solange et al. (Org.) Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2012. Disponível em: <http://leunb.bce.unb.br/jspui/handle/123456789/28>.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508183269408768