Grandezas e unidades de medida : proposta de sequência didática para o 1º ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Simone Gomes de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50662
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2024.
id UNB_8d63d2cd1ac5c5c90aa613611f3097a3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/50662
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Grandezas e unidades de medida : proposta de sequência didática para o 1º ano do ensino médioUnidades de medidaFísica - estudo e ensinoAprendizagemEnsino médioDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2024.A presente pesquisa foi o resultado de todo o processo de estudo, pesquisa, elaboração, aplicação e análise de resultados referente ao produto educacional intitulado Trabalhando a importância das Grandezas e Unidades de Medida. De caráter qualitativo e quantitativo, a empreitada se deu em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Deputado Eduardo Lucas, localizada no município de Cabeceira Grande, Minas Gerais. Contemplou uma caracterização dos estilos de aprendizagem, segundo David Kolb, dos alunos envolvidos e uma avaliação diagnóstica, que serviram de parâmetros para a proposta apresentada. De característica interdisciplinar, lúdica e investigativa, com norte na Base Nacional Comum Curricular e nas ideias de Anna Maria Pessoa de Carvalho, a parte textual foi composta por levantamento bibliográfico dos trabalhos publicados sobre o tema escolhido, além de estudo histórico sobre as Teorias da Aprendizagem, fundamentação teórica baseada na Aprendizagem Significativa, narrativa sobre as metodologias que podem facilitar a aprendizagem, apresentação do produto educacional e resultados decorrentes da sua aplicação, suscitando a intencionalidade e a motivação dos discentes em aprender e compreender o quão importante é a temática “Grandezas e Unidades de Medida” no cotidiano.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This research was the result of the entire process of study, research, elaboration, application and analysis of results regarding the educational product entitled Working on the Importance of Quantities and Units of Measurement. Qualitative and quantitative in nature, the undertaking took place in two classes of the 1st year of high school at the Deputado Eduardo Lucas State School, located in the municipality of Cabeceira Grande, Minas Gerais. It included a characterization of the learning styles, according to David Kolb, of the students involved and a diagnostic assessment, which served as intervals for the proposal presented. With an interdisciplinary, playful and investigative characteristic, guided by the National Common Curricular Base and the ideas of Anna Maria Pessoa de Carvalho, the textual part was composed of a bibliographical survey of works published on the chosen topic, in addition to a historical study on Learning Theories, theoretical foundation based on Meaningful Learning, narrative about the methodologies that can facilitate learning, presentation of the educational product and results resulting from its application, raising the intentionality and motivation of students to learn and understand how important the theme “Greatness and Units of Measurement” in everyday life.Instituto de Física (IF)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado ProfissionalizanteAndrade, Vanessa Carvalho deOliveira, Simone Gomes de2024-10-22T16:46:11Z2024-10-22T16:46:11Z2024-10-222024-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Simone Gomes de. Grandezas e unidades de medida: proposta de sequência didática para o 1º ano do ensino médio. 2024. 264 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.http://repositorio.unb.br/handle/10482/50662porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-10-22T16:46:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/50662Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-10-22T16:46:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Grandezas e unidades de medida : proposta de sequência didática para o 1º ano do ensino médio
title Grandezas e unidades de medida : proposta de sequência didática para o 1º ano do ensino médio
spellingShingle Grandezas e unidades de medida : proposta de sequência didática para o 1º ano do ensino médio
Oliveira, Simone Gomes de
Unidades de medida
Física - estudo e ensino
Aprendizagem
Ensino médio
title_short Grandezas e unidades de medida : proposta de sequência didática para o 1º ano do ensino médio
title_full Grandezas e unidades de medida : proposta de sequência didática para o 1º ano do ensino médio
title_fullStr Grandezas e unidades de medida : proposta de sequência didática para o 1º ano do ensino médio
title_full_unstemmed Grandezas e unidades de medida : proposta de sequência didática para o 1º ano do ensino médio
title_sort Grandezas e unidades de medida : proposta de sequência didática para o 1º ano do ensino médio
author Oliveira, Simone Gomes de
author_facet Oliveira, Simone Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Vanessa Carvalho de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Simone Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Unidades de medida
Física - estudo e ensino
Aprendizagem
Ensino médio
topic Unidades de medida
Física - estudo e ensino
Aprendizagem
Ensino médio
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2024.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-10-22T16:46:11Z
2024-10-22T16:46:11Z
2024-10-22
2024-04-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Simone Gomes de. Grandezas e unidades de medida: proposta de sequência didática para o 1º ano do ensino médio. 2024. 264 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/50662
identifier_str_mv OLIVEIRA, Simone Gomes de. Grandezas e unidades de medida: proposta de sequência didática para o 1º ano do ensino médio. 2024. 264 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/50662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1824043913513533440