O Instagram como uma ferramenta pedagógica na temática de recursos hídricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saturnino, Sthéphany Vitória Valoz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46164
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2022.
id UNB_8f6699401d0db1d440fd8b1c180a5da9
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46164
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O Instagram como uma ferramenta pedagógica na temática de recursos hídricosInstagramRecursos hídricosEnsino e aprendizagemDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2022.Essa pesquisa tem como objetivo desenvolver uma cartilha digital sobre o uso da rede social Instagram na conservação dos recursos hídricos para docentes da Educação Básica, buscando demonstrar meios de utilização das redes sociais como uma sala de aula virtual, dentro do contexto da educação formal, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental II (EF II) do Distrito Federal (DF). Para isso, foi utilizada uma metodologia quali-quantitativa. Participaram duas turmas de dois professores da rede de ensino do DF, onde as mesmas foram divididas como Grupo Controle e Grupo Experimental. Constatou-se que os estudantes do GE se interessaram bastante na forma de aprendizado utilizando a produção de publicações para a rede social Instagram e percebeu-se um possível potencial na influência do aprendizado desses discentes. A cartilha virtual foi importante para os docentes, visto que apresentou o passo-a-passo para eles conseguirem incluir a rede social em sala de aula, no entanto foi sugerido que a mesma fosse incrementada com um curso de formação.This research aims to develop a digital booklet on the use of the social network Instagram in the conservation of water resources for teachers of Basic Education, seeking to demonstrate means of using social networks as a virtual classroom, within the context of formal education, especially in the final years of Elementary School II (EF II) in the Federal District (DF). For this, a quali-quantitative methodology was used. Two classes of two teachers from the DF teaching network participated, where they were divided as Control Group and Experimental Group. It was found that the EG students were very interested in the way of learning using the production of publications for the social network Instagram and a possible potential in influencing the learning of these students was perceived. The virtual booklet was important for the teachers, since it presented the step-by-step guide for them to be able to include the social network in the classroom, however it was suggested that it be incremented with a training course.Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado ProfissionalizanteCechin, Andrei Dominguesstetinhaa@gmail.comSaturnino, Sthéphany Vitória Valoz2023-07-20T21:57:50Z2023-07-20T21:57:50Z2023-07-202022-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSATURNINO, Sthéphany Vitória Valoz. O Instagram como uma ferramenta pedagógica na temática de recursos hídricos. 2022. 57 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46164porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-06-07T07:50:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/46164Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-06-07T07:50:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O Instagram como uma ferramenta pedagógica na temática de recursos hídricos
title O Instagram como uma ferramenta pedagógica na temática de recursos hídricos
spellingShingle O Instagram como uma ferramenta pedagógica na temática de recursos hídricos
Saturnino, Sthéphany Vitória Valoz
Instagram
Recursos hídricos
Ensino e aprendizagem
title_short O Instagram como uma ferramenta pedagógica na temática de recursos hídricos
title_full O Instagram como uma ferramenta pedagógica na temática de recursos hídricos
title_fullStr O Instagram como uma ferramenta pedagógica na temática de recursos hídricos
title_full_unstemmed O Instagram como uma ferramenta pedagógica na temática de recursos hídricos
title_sort O Instagram como uma ferramenta pedagógica na temática de recursos hídricos
author Saturnino, Sthéphany Vitória Valoz
author_facet Saturnino, Sthéphany Vitória Valoz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cechin, Andrei Domingues
stetinhaa@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Saturnino, Sthéphany Vitória Valoz
dc.subject.por.fl_str_mv Instagram
Recursos hídricos
Ensino e aprendizagem
topic Instagram
Recursos hídricos
Ensino e aprendizagem
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22
2023-07-20T21:57:50Z
2023-07-20T21:57:50Z
2023-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SATURNINO, Sthéphany Vitória Valoz. O Instagram como uma ferramenta pedagógica na temática de recursos hídricos. 2022. 57 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46164
identifier_str_mv SATURNINO, Sthéphany Vitória Valoz. O Instagram como uma ferramenta pedagógica na temática de recursos hídricos. 2022. 57 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508231946403840