História de aprendizagem e seus contextos : uma análise comportamental das aquisições corporativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Daiana Paula
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20924
http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.T.20924
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2016.
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spelling História de aprendizagem e seus contextos : uma análise comportamental das aquisições corporativasAquisição de empresasDesempenho empresarialEstratégias de aprendizagemAprendizagemTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2016.O interesse dos pesquisadores por questões relacionadas à aprendizagem organizacional no contexto estratégico das aquisições corporativas aumentou nas duas últimas décadas. Contudo, os estudos não demonstram como uma organização pode aprender a adquirir com sucesso. Uma limitação se refere à não realização de pesquisas que analisem conjuntamente os efeitos das aquisições sobre a história de aprendizagem, ambiente e desempenho econômico-financeiro das empresas. Outra limitação se refere ao fato de as pesquisas adotarem a perspectiva de curva de aprendizagem, que prevê retornos positivos para o acúmulo de experiência organizacional e desconsidera o efeito depreciativo do tempo sobre o processo de aprendizagem. Para superar essas limitações, esta tese incorpora três pesquisas à literatura de aquisições. Na primeira, identificam-se os principais antecedentes da frequência de ocorrência de aquisições, controlando preditores tradicionais das aquisições. A partir de regressões Poisson, apresentam-se evidências empíricas de que o significado de uma aquisição não está associado ao cenário atual da empresa, mas à história de exposição a eventos anteriores. Na segunda pesquisa, analisa-se o comportamento de aquisição, fundamentando-se no behaviorismo psicológico contextualizado no nível corporativo. Especificamente, a segunda pesquisa identifica relações de tríplice contingência, antecedente-comportamento-consequência no contexto estratégico de aquisições corporativas. Por meio de análises de covariância multivariada (MANCOVA) com medidas repetidas o artigo demonstra que o desempenho econômico-financeiro das empresas adquirentes está associado à frequência com que as firmas realizam aquisição e ao intervalo de tempos decorrido entre os sucessivos eventos. Esse resultado é uma das primeiras contribuições que pode auxiliar o processo de aprendizagem em aquisições ao apresentar parâmetros sobre a frequência e o tempo que uma empresa leva para aprender a adquirir. Na terceira e última pesquisa, apresentam-se as formas pelas quais as empresas podem criar valor econômico-financeiro em função da aprendizagem obtida em aquisições anteriores. Para tanto, são estimadas regressões por mínimos quadrados ordinários em que se utiliza métricas de desempenho comumente adotadas pelos pesquisadores das aquisições. De uma forma geral, os resultados da terceira pesquisa demonstram que, cada empresa, a seu modo e a seu tempo, consegue obter benefícios com as aquisições corporativas. Os resultados dessa terceira pesquisa contribuíram para desmistificar a ideia de que as organizações são “sádicas e masoquistas” por se envolverem em aquisições. Ao todo, a tese contribui cientificamente com um campo de pesquisas que já começou a considerar a aprendizagem como uma parte fundamental da estratégia de aquisição corporativa. Além disso, apresenta avanços no que concerne ao estudo do comportamento de aquisição das empresas. Embora esta tese não tenha sido capaz de ensinar as empresas como fazer aquisições, ela contribui no sentido de demonstrar que é possível aprender a fazê-las, fornecendo informações sobre como as firmas podem otimizar o processo de aprendizagem subjacente ao desenvolvimento da capacidade de aquisição. Fundamentando-se, para tanto, nos aspectos da teoria de aprendizagem comportamental.Research interest in issues related to organizational learning in the strategic context of corporate acquisitions increased in the last two decades. However, the studies do not demonstrate how an organization can learn to acquire successfully. A limitation of the non-conducting research jointly analyzes the effects of acquisitions on the history of learning, environment and financial performance of companies. Another limitation refers to the fact that research adopts the perspective of the learning curve, providing positive returns for the accumulation of organizational experience and disregards the depressive effect of time on the learning process. To overcome these limitations, this thesis includes three articles to the acquisition of literature. In the first, identifies the main background of the frequency of occurrence of acquisitions, controlling traditional predictors of acquisitions. From Poisson regressions presents empirical evidence that the meaning of an acquisition is not associated with the current scenario of the company, but the history of exposure to previous events. In the second article, we analyze the behavior of acquisition’s, taking account of the psychological behaviorism contextualized at the corporate level. Specifically, the second article identifies triple contingency relationships, antecedent-behavior-consequence in the strategic context of corporate acquisitions. By multivariate analysis of covariance (MANCOVA) with repeated measures shows that the financial performance of acquiring companies is associated with the frequency with which firms perform acquisition and interval time elapsed between successive events. To the best of our knowledge, our study is the the first to present contributions to literature that can aid the learning process in acquisitions by presenting parameters on the frequency and the time that a company takes to learn how to acquire. In the third and final article, we present the ways in which companies can create economic and financial value depending on the learning obtained in previous acquisitions. For this purpose, regressions are estimated by ordinary least squares which uses performance metrics commonly adopted by researchers from acquisitions. In general, the third article results show that each company in its own way and in time, can get benefits with corporate acquisitions. The results of this third article contributed to demystify the idea that organizations are "sadistic and masochistic" for engaging in acquisitions. Altogether the thesis contributes scientifically with a research field that has begun to consider learning as a key part of corporate acquisition strategy. In addition, it presents developments concerning the study of the acquisition of the company’s behavior. Although this research has not been able to teach companies how to make acquisitions, it helps to demonstrate that you can learn to do them, providing information on how firms can optimize the process underlying learning to build the ability to acquirer. If the justification for, therefore, in the aspects of behavioral learning theory.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto, Rafael BarreirosPimenta, Daiana Paula2016-07-14T15:25:14Z2016-07-14T15:25:14Z2016-07-142016-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPIMENTA, Daiana Paula. História de aprendizagem e seus contextos: uma análise comportamental das aquisições corporativas. 2016. 109 f., il. Tese (Doutorado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20924http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.T.20924A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-11-28T20:26:47Zoai:repositorio.unb.br:10482/20924Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-11-28T20:26:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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