Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/26514 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000200006 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo investigar o desempenho escolar e autoconceito de crianças com queixa escolar. Participaram do estudo 78 alunos da 4ª série do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal, sendo 46 atendidos em um Serviço de Apoio Psicopedagógico e 32 de classes de aceleração da aprendizagem. O desempenho acadêmico foi avaliado por uma escala de notas atribuídas por seus professores e para avaliar o autoconceito foi utilizado o Perfil de Autopercepção para Crianças. Os resultados não indicaram diferenças significativas entre os alunos atendidos no serviço psicopedagógico e alunos das classes de aceleração com relação ao desempenho escolar e autoconceito. Observou-se ganhos significativos no desempenho escolar no segundo semestre, em comparação ao primeiro semestre de 2001, por parte dos dois grupos avaliados. Foram constatadas diferenças significativas entre gênero com relação ao autoconceito. |
id |
UNB_91a5db174b248975362f5ab5fcbebbb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/26514 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicosSchool performance and self-concept of students who attend psychopedagogical servicesDistúrbios da aprendizagemAutoconceitoAssistência psicopedagógicaEste estudo teve como objetivo investigar o desempenho escolar e autoconceito de crianças com queixa escolar. Participaram do estudo 78 alunos da 4ª série do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal, sendo 46 atendidos em um Serviço de Apoio Psicopedagógico e 32 de classes de aceleração da aprendizagem. O desempenho acadêmico foi avaliado por uma escala de notas atribuídas por seus professores e para avaliar o autoconceito foi utilizado o Perfil de Autopercepção para Crianças. Os resultados não indicaram diferenças significativas entre os alunos atendidos no serviço psicopedagógico e alunos das classes de aceleração com relação ao desempenho escolar e autoconceito. Observou-se ganhos significativos no desempenho escolar no segundo semestre, em comparação ao primeiro semestre de 2001, por parte dos dois grupos avaliados. Foram constatadas diferenças significativas entre gênero com relação ao autoconceito.The purpose of this study was to investigate the school performance and self-concept of students with learning difficulties. Seventy-eight 4th grade students from public schools in the Federal District participated in the study. Forty-six attended a Psychopedagogical Service and 32 were enrolled in learning acceleration classes. The school performance was assessed through teachers´ evaluation and the self-concept was measured by Children Self-Perception Profile. The results indicated that there were not significant differences between students from psychopedagogical service and from acceleration classes regarding school performance and self-concept. It was noticed that both groups of students improved their school performance from first through second academic semester. It was observed differences between males and females with respect to the self-concept measures.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2017-12-07T04:43:35Z2017-12-07T04:43:35Z2005-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Suze Sabino da; FLEITH, Denise de Souza. Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 9, n. 2, p. 235-245, dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000200006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000200006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26514http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000200006Psicologia Escolar e Educacional - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000200006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Suze Sabino daFleith, Denise de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/26514Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos School performance and self-concept of students who attend psychopedagogical services |
title |
Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos |
spellingShingle |
Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos Silva, Suze Sabino da Distúrbios da aprendizagem Autoconceito Assistência psicopedagógica |
title_short |
Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos |
title_full |
Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos |
title_fullStr |
Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos |
title_full_unstemmed |
Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos |
title_sort |
Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos |
author |
Silva, Suze Sabino da |
author_facet |
Silva, Suze Sabino da Fleith, Denise de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Fleith, Denise de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Suze Sabino da Fleith, Denise de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Distúrbios da aprendizagem Autoconceito Assistência psicopedagógica |
topic |
Distúrbios da aprendizagem Autoconceito Assistência psicopedagógica |
description |
Este estudo teve como objetivo investigar o desempenho escolar e autoconceito de crianças com queixa escolar. Participaram do estudo 78 alunos da 4ª série do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal, sendo 46 atendidos em um Serviço de Apoio Psicopedagógico e 32 de classes de aceleração da aprendizagem. O desempenho acadêmico foi avaliado por uma escala de notas atribuídas por seus professores e para avaliar o autoconceito foi utilizado o Perfil de Autopercepção para Crianças. Os resultados não indicaram diferenças significativas entre os alunos atendidos no serviço psicopedagógico e alunos das classes de aceleração com relação ao desempenho escolar e autoconceito. Observou-se ganhos significativos no desempenho escolar no segundo semestre, em comparação ao primeiro semestre de 2001, por parte dos dois grupos avaliados. Foram constatadas diferenças significativas entre gênero com relação ao autoconceito. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12 2017-12-07T04:43:35Z 2017-12-07T04:43:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Suze Sabino da; FLEITH, Denise de Souza. Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 9, n. 2, p. 235-245, dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000200006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000200006. http://repositorio.unb.br/handle/10482/26514 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000200006 |
identifier_str_mv |
SILVA, Suze Sabino da; FLEITH, Denise de Souza. Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 9, n. 2, p. 235-245, dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000200006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000200006. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26514 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508262199918592 |