Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Suze Sabino da
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Fleith, Denise de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26514
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000200006
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar o desempenho escolar e autoconceito de crianças com queixa escolar. Participaram do estudo 78 alunos da 4ª série do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal, sendo 46 atendidos em um Serviço de Apoio Psicopedagógico e 32 de classes de aceleração da aprendizagem. O desempenho acadêmico foi avaliado por uma escala de notas atribuídas por seus professores e para avaliar o autoconceito foi utilizado o Perfil de Autopercepção para Crianças. Os resultados não indicaram diferenças significativas entre os alunos atendidos no serviço psicopedagógico e alunos das classes de aceleração com relação ao desempenho escolar e autoconceito. Observou-se ganhos significativos no desempenho escolar no segundo semestre, em comparação ao primeiro semestre de 2001, por parte dos dois grupos avaliados. Foram constatadas diferenças significativas entre gênero com relação ao autoconceito.
id UNB_91a5db174b248975362f5ab5fcbebbb5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/26514
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicosSchool performance and self-concept of students who attend psychopedagogical servicesDistúrbios da aprendizagemAutoconceitoAssistência psicopedagógicaEste estudo teve como objetivo investigar o desempenho escolar e autoconceito de crianças com queixa escolar. Participaram do estudo 78 alunos da 4ª série do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal, sendo 46 atendidos em um Serviço de Apoio Psicopedagógico e 32 de classes de aceleração da aprendizagem. O desempenho acadêmico foi avaliado por uma escala de notas atribuídas por seus professores e para avaliar o autoconceito foi utilizado o Perfil de Autopercepção para Crianças. Os resultados não indicaram diferenças significativas entre os alunos atendidos no serviço psicopedagógico e alunos das classes de aceleração com relação ao desempenho escolar e autoconceito. Observou-se ganhos significativos no desempenho escolar no segundo semestre, em comparação ao primeiro semestre de 2001, por parte dos dois grupos avaliados. Foram constatadas diferenças significativas entre gênero com relação ao autoconceito.The purpose of this study was to investigate the school performance and self-concept of students with learning difficulties. Seventy-eight 4th grade students from public schools in the Federal District participated in the study. Forty-six attended a Psychopedagogical Service and 32 were enrolled in learning acceleration classes. The school performance was assessed through teachers´ evaluation and the self-concept was measured by Children Self-Perception Profile. The results indicated that there were not significant differences between students from psychopedagogical service and from acceleration classes regarding school performance and self-concept. It was noticed that both groups of students improved their school performance from first through second academic semester. It was observed differences between males and females with respect to the self-concept measures.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2017-12-07T04:43:35Z2017-12-07T04:43:35Z2005-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Suze Sabino da; FLEITH, Denise de Souza. Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 9, n. 2, p. 235-245, dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000200006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000200006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26514http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000200006Psicologia Escolar e Educacional - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000200006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Suze Sabino daFleith, Denise de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/26514Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos
School performance and self-concept of students who attend psychopedagogical services
title Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos
spellingShingle Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos
Silva, Suze Sabino da
Distúrbios da aprendizagem
Autoconceito
Assistência psicopedagógica
title_short Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos
title_full Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos
title_fullStr Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos
title_full_unstemmed Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos
title_sort Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos
author Silva, Suze Sabino da
author_facet Silva, Suze Sabino da
Fleith, Denise de Souza
author_role author
author2 Fleith, Denise de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Suze Sabino da
Fleith, Denise de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Distúrbios da aprendizagem
Autoconceito
Assistência psicopedagógica
topic Distúrbios da aprendizagem
Autoconceito
Assistência psicopedagógica
description Este estudo teve como objetivo investigar o desempenho escolar e autoconceito de crianças com queixa escolar. Participaram do estudo 78 alunos da 4ª série do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal, sendo 46 atendidos em um Serviço de Apoio Psicopedagógico e 32 de classes de aceleração da aprendizagem. O desempenho acadêmico foi avaliado por uma escala de notas atribuídas por seus professores e para avaliar o autoconceito foi utilizado o Perfil de Autopercepção para Crianças. Os resultados não indicaram diferenças significativas entre os alunos atendidos no serviço psicopedagógico e alunos das classes de aceleração com relação ao desempenho escolar e autoconceito. Observou-se ganhos significativos no desempenho escolar no segundo semestre, em comparação ao primeiro semestre de 2001, por parte dos dois grupos avaliados. Foram constatadas diferenças significativas entre gênero com relação ao autoconceito.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12
2017-12-07T04:43:35Z
2017-12-07T04:43:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Suze Sabino da; FLEITH, Denise de Souza. Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 9, n. 2, p. 235-245, dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000200006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000200006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26514
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000200006
identifier_str_mv SILVA, Suze Sabino da; FLEITH, Denise de Souza. Desempenho escolar e autoconceito de alunos atendidos em serviços psicopedagógicos. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 9, n. 2, p. 235-245, dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572005000200006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000200006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26514
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508262199918592