Trabalho e Serviço Social. Tendências dos debates acadêmicos no contexto catarinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Leandro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166054
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.
id UFSC_09c9efe1efe96532eeb5439097555ff1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/166054
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Trabalho e Serviço Social. Tendências dos debates acadêmicos no contexto catarinenseDiretrizes Curriculares. Formação Profissional. Trabalho. Serviço Social.TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.O objetivo deste trabalho é analisar, a partir das diretrizes curriculares dos cursos de serviço social, o que tem se debatido sobre o trabalho em instituições de ensino superior, no estado de Santa Catarina, que oferecem a graduação em serviço social, na modalidade presencial. Para concretizar nosso intento, trazemos inicialmente ao leitor uma breve reflexão sobre o processo de construção e implementação das diretrizes curriculares do curso de serviço social e seus respectivos desafios e contradições. Em seguida, apresentamos breves apontamentos relacionados à polêmica surgida desde o processo de construção das diretrizes e em voga até hoje, sobre o debate em torno do serviço social como trabalho, tento como principais expoentes os autores Marilda Iamamoto, Sérgio Lessa e Gilmaísa da Costa. Compondo o elemento central do presente trabalho monográfico, com base em planos de ensino e ementários de disciplinas que contemplam o debate sobre o trabalho ofertadas nas instituições de ensino que compuseram a amostra desse estudo, apresentamos uma análise sobre seus objetivos e os referenciais teóricos que dão direção às propostas que compõem o projeto de formação de cada curso. Por fim, destacamos a importância de se valorizar os debates da teoria social crítica na formação profissional em serviço social.Hillesheim, JaimeUniversidade Federal de Santa CatarinaNunes, Leandro2016-07-29T15:43:35Z2016-07-29T15:43:35Z2016-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisxx f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166054porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-29T15:43:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/166054Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-07-29T15:43:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho e Serviço Social. Tendências dos debates acadêmicos no contexto catarinense
title Trabalho e Serviço Social. Tendências dos debates acadêmicos no contexto catarinense
spellingShingle Trabalho e Serviço Social. Tendências dos debates acadêmicos no contexto catarinense
Nunes, Leandro
Diretrizes Curriculares. Formação Profissional. Trabalho. Serviço Social.
title_short Trabalho e Serviço Social. Tendências dos debates acadêmicos no contexto catarinense
title_full Trabalho e Serviço Social. Tendências dos debates acadêmicos no contexto catarinense
title_fullStr Trabalho e Serviço Social. Tendências dos debates acadêmicos no contexto catarinense
title_full_unstemmed Trabalho e Serviço Social. Tendências dos debates acadêmicos no contexto catarinense
title_sort Trabalho e Serviço Social. Tendências dos debates acadêmicos no contexto catarinense
author Nunes, Leandro
author_facet Nunes, Leandro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hillesheim, Jaime
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Diretrizes Curriculares. Formação Profissional. Trabalho. Serviço Social.
topic Diretrizes Curriculares. Formação Profissional. Trabalho. Serviço Social.
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-29T15:43:35Z
2016-07-29T15:43:35Z
2016-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166054
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xx f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652043666063360