Caracterização da fluência de leitura em escolares do Ensino Fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Alair Junio Lemes de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Celeste, Letícia Correa, Alves, Luciana Mendonça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36685
https://doi.org/10.1590/2317-6431-2018-1983
http://orcid.org/0000-0002-9860-4480
Resumo: Objetivo Investigar o desenvolvimento da fluência leitora nos escolares do Ensino Fundamental II a fim de conhecer a evolução dessa habilidade no decorrer das séries pesquisadas. Métodos Gravação da leitura oral de um texto por 232 escolares oriundos do ensino público e privado, com média de idade entre 11 e 15 anos, cursando do 6° ao 9° ano, sem alterações de aprendizagem, linguagem, problemas sensoriais ou cognitivos. Na sequência foi aplicado questionário referente ao texto lido. As notas finais de Português foram obtidas junto a secretaria de cada instituição de ensino, a fim de se obter um indicativo do desempenho acadêmico. Resultados Houve evolução crescente da acurácia em leitura, exceto para o 7° e 8° anos da escola privada, que obtiveram a mesma média de palavras corretas lidas por minuto, e o 7° ano da escola pública, que obteve resultado inferior ao 6° ano. Os resultados do questionário aplicado indicam que texto foi lido de forma a permitir boa compreensão do conteúdo e as medidas de fluência obtidas são indicadoras de uma leitura com acesso ao significado do texto lido. As correlações existentes entre fluência de leitura e desempenho acadêmico de ambas as escolas são de fraca a moderada. Conclusão Os resultados deste estudo permitiram evidenciar que as taxas de fluência e acurácia em leitura aumentaram gradativamente com o avanço da escolaridade no Ensino Fundamental II, fornecendo uma estimativa dos valores esperados para cada ano escolar pesquisado, mediante leitura de um texto de nível fácil.
id UNB_9456f7234a2fa30197dcbedaa2d97377
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36685
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Caracterização da fluência de leitura em escolares do Ensino Fundamental IICharacterization of reading fluency in elementary school studentsLeituraCompreensãoFluênciaEstudantesAprendizagemObjetivo Investigar o desenvolvimento da fluência leitora nos escolares do Ensino Fundamental II a fim de conhecer a evolução dessa habilidade no decorrer das séries pesquisadas. Métodos Gravação da leitura oral de um texto por 232 escolares oriundos do ensino público e privado, com média de idade entre 11 e 15 anos, cursando do 6° ao 9° ano, sem alterações de aprendizagem, linguagem, problemas sensoriais ou cognitivos. Na sequência foi aplicado questionário referente ao texto lido. As notas finais de Português foram obtidas junto a secretaria de cada instituição de ensino, a fim de se obter um indicativo do desempenho acadêmico. Resultados Houve evolução crescente da acurácia em leitura, exceto para o 7° e 8° anos da escola privada, que obtiveram a mesma média de palavras corretas lidas por minuto, e o 7° ano da escola pública, que obteve resultado inferior ao 6° ano. Os resultados do questionário aplicado indicam que texto foi lido de forma a permitir boa compreensão do conteúdo e as medidas de fluência obtidas são indicadoras de uma leitura com acesso ao significado do texto lido. As correlações existentes entre fluência de leitura e desempenho acadêmico de ambas as escolas são de fraca a moderada. Conclusão Os resultados deste estudo permitiram evidenciar que as taxas de fluência e acurácia em leitura aumentaram gradativamente com o avanço da escolaridade no Ensino Fundamental II, fornecendo uma estimativa dos valores esperados para cada ano escolar pesquisado, mediante leitura de um texto de nível fácil.Purpose The purpose of this study is to investigate the development and progress of reading fluency of secondary elementary school pupils in schooling grades that were selected for the study programme. Methods 232 elementary school pupils with ages ranging from 11 to 15 years of age, from both public and private schools were recorded reading a text aloud. None of the students selected had learning difficulties or any other forms of linguistic, sensory or cognitive problems. The pupils were asked to complete a questionnaire that was based on the text that they had previously read. The final grades in Portuguese were provided by each educational institution, in order to establish an indicator of academic performance. Results In general there was an increase in reading accuracy, except for the seventh and eight year pupils attending the private school that only managed the same average of word accuracy per minute, and the seventh year of the public school pupils who´s result was poorer than that of the sixth year. The results of the questionnaire that was given to the pupils showed a good level of comprehension of the textual content, and the measurements of fluency levels the pupils achieved showed that they understood the meaning of the text. The correlations between reading fluency and academic performance of both schools are weak to moderate. Conclusion The results of this study show that reading fluency and accuracy rates increased gradually along with the progress in secondary elementary schooling, giving an estimation of the expected values for each school year studied, that participated by reading an easy level text.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Fonoaudiologia (FCE-FONO)Academia Brasileira de Audiologia2020-01-24T10:33:10Z2020-01-24T10:33:10Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfANDRADE, Alair Junio Lemes de; CELESTE, Letícia Correa; ALVES, Luciana Mendonça. Caracterização da fluência de leitura em escolares do Ensino Fundamental II. Audiology: Communication Research, v. 24, e1983, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2018-1983. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100304. Acesso em: 23 jan. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ANDRADE, Alair Junio Lemes de; CELESTE, Letícia Correa; ALVES, Luciana Mendonça. Characterization of reading fluency in elementary school students. Audiology: Communication Research, São Paulo, v. 24, e1983, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2018-1983. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100304&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 jan. 2020. Epub Mar 28, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36685https://doi.org/10.1590/2317-6431-2018-1983http://orcid.org/0000-0002-9860-4480(CC BY NC) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License.info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Alair Junio Lemes deCeleste, Letícia CorreaAlves, Luciana Mendonçaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-26T17:21:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/36685Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-26T17:21:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização da fluência de leitura em escolares do Ensino Fundamental II
Characterization of reading fluency in elementary school students
title Caracterização da fluência de leitura em escolares do Ensino Fundamental II
spellingShingle Caracterização da fluência de leitura em escolares do Ensino Fundamental II
Andrade, Alair Junio Lemes de
Leitura
Compreensão
Fluência
Estudantes
Aprendizagem
title_short Caracterização da fluência de leitura em escolares do Ensino Fundamental II
title_full Caracterização da fluência de leitura em escolares do Ensino Fundamental II
title_fullStr Caracterização da fluência de leitura em escolares do Ensino Fundamental II
title_full_unstemmed Caracterização da fluência de leitura em escolares do Ensino Fundamental II
title_sort Caracterização da fluência de leitura em escolares do Ensino Fundamental II
author Andrade, Alair Junio Lemes de
author_facet Andrade, Alair Junio Lemes de
Celeste, Letícia Correa
Alves, Luciana Mendonça
author_role author
author2 Celeste, Letícia Correa
Alves, Luciana Mendonça
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Alair Junio Lemes de
Celeste, Letícia Correa
Alves, Luciana Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Compreensão
Fluência
Estudantes
Aprendizagem
topic Leitura
Compreensão
Fluência
Estudantes
Aprendizagem
description Objetivo Investigar o desenvolvimento da fluência leitora nos escolares do Ensino Fundamental II a fim de conhecer a evolução dessa habilidade no decorrer das séries pesquisadas. Métodos Gravação da leitura oral de um texto por 232 escolares oriundos do ensino público e privado, com média de idade entre 11 e 15 anos, cursando do 6° ao 9° ano, sem alterações de aprendizagem, linguagem, problemas sensoriais ou cognitivos. Na sequência foi aplicado questionário referente ao texto lido. As notas finais de Português foram obtidas junto a secretaria de cada instituição de ensino, a fim de se obter um indicativo do desempenho acadêmico. Resultados Houve evolução crescente da acurácia em leitura, exceto para o 7° e 8° anos da escola privada, que obtiveram a mesma média de palavras corretas lidas por minuto, e o 7° ano da escola pública, que obteve resultado inferior ao 6° ano. Os resultados do questionário aplicado indicam que texto foi lido de forma a permitir boa compreensão do conteúdo e as medidas de fluência obtidas são indicadoras de uma leitura com acesso ao significado do texto lido. As correlações existentes entre fluência de leitura e desempenho acadêmico de ambas as escolas são de fraca a moderada. Conclusão Os resultados deste estudo permitiram evidenciar que as taxas de fluência e acurácia em leitura aumentaram gradativamente com o avanço da escolaridade no Ensino Fundamental II, fornecendo uma estimativa dos valores esperados para cada ano escolar pesquisado, mediante leitura de um texto de nível fácil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-24T10:33:10Z
2020-01-24T10:33:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Alair Junio Lemes de; CELESTE, Letícia Correa; ALVES, Luciana Mendonça. Caracterização da fluência de leitura em escolares do Ensino Fundamental II. Audiology: Communication Research, v. 24, e1983, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2018-1983. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100304. Acesso em: 23 jan. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ANDRADE, Alair Junio Lemes de; CELESTE, Letícia Correa; ALVES, Luciana Mendonça. Characterization of reading fluency in elementary school students. Audiology: Communication Research, São Paulo, v. 24, e1983, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2018-1983. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100304&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 jan. 2020. Epub Mar 28, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36685
https://doi.org/10.1590/2317-6431-2018-1983
http://orcid.org/0000-0002-9860-4480
identifier_str_mv ANDRADE, Alair Junio Lemes de; CELESTE, Letícia Correa; ALVES, Luciana Mendonça. Caracterização da fluência de leitura em escolares do Ensino Fundamental II. Audiology: Communication Research, v. 24, e1983, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2018-1983. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100304. Acesso em: 23 jan. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ANDRADE, Alair Junio Lemes de; CELESTE, Letícia Correa; ALVES, Luciana Mendonça. Characterization of reading fluency in elementary school students. Audiology: Communication Research, São Paulo, v. 24, e1983, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2018-1983. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100304&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 jan. 2020. Epub Mar 28, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36685
https://doi.org/10.1590/2317-6431-2018-1983
http://orcid.org/0000-0002-9860-4480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580899592404992