O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso-Martins, Cláudia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Navas, Ana Luiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48307
Resumo: Segundo a “Visão Simples da Leitura” (VSL), a compreensão da leitura é o produto de duas habilidades distintas: a decodificação, definida como a habilidade de ler palavras com acurácia, e a compreensão linguística. O presente estudo avalia o papel da fluência, definida como a habilidade de ler palavras com acurácia e rapidez, no modelo da VSL. Em particular, o estudo examinou se a fluência contribui para o desenvolvimento inicial da compreensão da leitura em português, independentemente da habilidade de decodificação e da compreensão linguística. O estudo foi longitudinal e contou com a participação de 65 crianças brasileiras matriculadas em escolas da rede particular do ensino de Belo Horizonte, Minas Gerais. A decodificação e a fluência foram avaliadas quando as crianças estavam no final do 1o ano do ensino fundamental; a compreensão da leitura foi avaliada um ano mais tarde, no final do 2o ano. A compreensão linguística foi estimada a partir do desempenho das crianças em uma prova de vocabulário administrada em duas ocasiões diferentes ao longo do estudo. Os resultados sugerem que variações na fluência de leitura contribuem para o desenvolvimento inicial da compreensão da leitura em português, mesmo após o controle do efeito de variações na habilidade linguística e do desempenho em decodificação. As implicações pedagógicas desses resultados para nossa compreensão do papel da fluência no desenvolvimento da leitura são discutidas.
id UFPR-4_573a12b0ff5b958e115b56f77964aa50
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/48307
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinalEducaçãoCompreensão da leitura; Acurácia; Fluência; Vocabulário; Português brasileiroEducaçãoSegundo a “Visão Simples da Leitura” (VSL), a compreensão da leitura é o produto de duas habilidades distintas: a decodificação, definida como a habilidade de ler palavras com acurácia, e a compreensão linguística. O presente estudo avalia o papel da fluência, definida como a habilidade de ler palavras com acurácia e rapidez, no modelo da VSL. Em particular, o estudo examinou se a fluência contribui para o desenvolvimento inicial da compreensão da leitura em português, independentemente da habilidade de decodificação e da compreensão linguística. O estudo foi longitudinal e contou com a participação de 65 crianças brasileiras matriculadas em escolas da rede particular do ensino de Belo Horizonte, Minas Gerais. A decodificação e a fluência foram avaliadas quando as crianças estavam no final do 1o ano do ensino fundamental; a compreensão da leitura foi avaliada um ano mais tarde, no final do 2o ano. A compreensão linguística foi estimada a partir do desempenho das crianças em uma prova de vocabulário administrada em duas ocasiões diferentes ao longo do estudo. Os resultados sugerem que variações na fluência de leitura contribuem para o desenvolvimento inicial da compreensão da leitura em português, mesmo após o controle do efeito de variações na habilidade linguística e do desempenho em decodificação. As implicações pedagógicas desses resultados para nossa compreensão do papel da fluência no desenvolvimento da leitura são discutidas.UFPRCardoso-Martins, CláudiaNavas, Ana Luiza2017-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48307Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 17-32Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 17-32Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 17-321984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48307/29896https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48307/30219Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:01:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/48307Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:01:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinal
title O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinal
spellingShingle O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinal
Cardoso-Martins, Cláudia
Educação
Compreensão da leitura; Acurácia; Fluência; Vocabulário; Português brasileiro
Educação
title_short O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinal
title_full O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinal
title_fullStr O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinal
title_full_unstemmed O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinal
title_sort O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinal
author Cardoso-Martins, Cláudia
author_facet Cardoso-Martins, Cláudia
Navas, Ana Luiza
author_role author
author2 Navas, Ana Luiza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso-Martins, Cláudia
Navas, Ana Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Compreensão da leitura; Acurácia; Fluência; Vocabulário; Português brasileiro
Educação
topic Educação
Compreensão da leitura; Acurácia; Fluência; Vocabulário; Português brasileiro
Educação
description Segundo a “Visão Simples da Leitura” (VSL), a compreensão da leitura é o produto de duas habilidades distintas: a decodificação, definida como a habilidade de ler palavras com acurácia, e a compreensão linguística. O presente estudo avalia o papel da fluência, definida como a habilidade de ler palavras com acurácia e rapidez, no modelo da VSL. Em particular, o estudo examinou se a fluência contribui para o desenvolvimento inicial da compreensão da leitura em português, independentemente da habilidade de decodificação e da compreensão linguística. O estudo foi longitudinal e contou com a participação de 65 crianças brasileiras matriculadas em escolas da rede particular do ensino de Belo Horizonte, Minas Gerais. A decodificação e a fluência foram avaliadas quando as crianças estavam no final do 1o ano do ensino fundamental; a compreensão da leitura foi avaliada um ano mais tarde, no final do 2o ano. A compreensão linguística foi estimada a partir do desempenho das crianças em uma prova de vocabulário administrada em duas ocasiões diferentes ao longo do estudo. Os resultados sugerem que variações na fluência de leitura contribuem para o desenvolvimento inicial da compreensão da leitura em português, mesmo após o controle do efeito de variações na habilidade linguística e do desempenho em decodificação. As implicações pedagógicas desses resultados para nossa compreensão do papel da fluência no desenvolvimento da leitura são discutidas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48307
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48307/29896
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48307/30219
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 17-32
Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 17-32
Educar em Revista; v. 32, n. 62 (2016); p. 17-32
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894217424896