Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avanzi, Maria Rita
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gastal, Maria Luiza de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29842
http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150010010
Resumo: O artigo trata da produção de narrativas na formação de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília, à luz das ideias de Larrosa sobre saber da experiência e tendo, como referencial metodológico de pesquisa, as narrativas autobiográficas. As narrativas estudadas foram produzidas em duas disciplinas, e indicam uma autorreflexão dos licenciandos sobre seu percurso de formação desde estudante de Educação Básica até sua vivência no estágio supervisionado. Os elementos que orientam as reflexões aqui desenvolvidas destacam: o papel da subjetividade na formação do professor; o ato de narrar como facilitador de uma autocompreensão; e o papel das narrativas autobiográficas como metodologia de pesquisa e formação de professores.
id UNB_94813c98943b8284030b2c62d334c0f3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29842
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologiaThe wisdom of experience and autobiographical narratives in pre-service education of biology teachersBiologia - estudo e ensinoNarrativas autobiográficasProfessores - formaçãoO artigo trata da produção de narrativas na formação de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília, à luz das ideias de Larrosa sobre saber da experiência e tendo, como referencial metodológico de pesquisa, as narrativas autobiográficas. As narrativas estudadas foram produzidas em duas disciplinas, e indicam uma autorreflexão dos licenciandos sobre seu percurso de formação desde estudante de Educação Básica até sua vivência no estágio supervisionado. Os elementos que orientam as reflexões aqui desenvolvidas destacam: o papel da subjetividade na formação do professor; o ato de narrar como facilitador de uma autocompreensão; e o papel das narrativas autobiográficas como metodologia de pesquisa e formação de professores.This paper deals with the production of narratives by students on the biology education teachers’ undergraduate program at Universidade de Brasília, in the light of the ideas of Larrosa about the wisdom of experience as well as the methodological and empirical framework of autobiographical narratives. The narratives were produced in two undergraduate courses and show how the students could make a self-reflection about their journey to become a teacher, from their past as students of basic education to their experience in the supervised training courses. The elements that guide the reflections highlight the role of subjectivity in teacher education, the act of narration as a facilitator of self-understanding and the role of autobiographical narratives as a research methodology and as an instrument of teacher training.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-12-07T05:13:25Z2017-12-07T05:13:25Z2015-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGASTAL, Maria Luiza de Araújo; AVANZI, Maria Rita. Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 21, n. 1, p. 149-158, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150010010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29842http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150010010Ciência & Educação (Bauru) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY NC 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 3 abr. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessAvanzi, Maria RitaGastal, Maria Luiza de Araújoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:49:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/29842Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:49:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia
The wisdom of experience and autobiographical narratives in pre-service education of biology teachers
title Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia
spellingShingle Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia
Avanzi, Maria Rita
Biologia - estudo e ensino
Narrativas autobiográficas
Professores - formação
title_short Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia
title_full Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia
title_fullStr Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia
title_full_unstemmed Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia
title_sort Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia
author Avanzi, Maria Rita
author_facet Avanzi, Maria Rita
Gastal, Maria Luiza de Araújo
author_role author
author2 Gastal, Maria Luiza de Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avanzi, Maria Rita
Gastal, Maria Luiza de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia - estudo e ensino
Narrativas autobiográficas
Professores - formação
topic Biologia - estudo e ensino
Narrativas autobiográficas
Professores - formação
description O artigo trata da produção de narrativas na formação de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília, à luz das ideias de Larrosa sobre saber da experiência e tendo, como referencial metodológico de pesquisa, as narrativas autobiográficas. As narrativas estudadas foram produzidas em duas disciplinas, e indicam uma autorreflexão dos licenciandos sobre seu percurso de formação desde estudante de Educação Básica até sua vivência no estágio supervisionado. Os elementos que orientam as reflexões aqui desenvolvidas destacam: o papel da subjetividade na formação do professor; o ato de narrar como facilitador de uma autocompreensão; e o papel das narrativas autobiográficas como metodologia de pesquisa e formação de professores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01
2017-12-07T05:13:25Z
2017-12-07T05:13:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GASTAL, Maria Luiza de Araújo; AVANZI, Maria Rita. Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 21, n. 1, p. 149-158, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150010010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29842
http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150010010
identifier_str_mv GASTAL, Maria Luiza de Araújo; AVANZI, Maria Rita. Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 21, n. 1, p. 149-158, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150010010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29842
http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150010010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580801697349632