Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29842 http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150010010 |
Resumo: | O artigo trata da produção de narrativas na formação de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília, à luz das ideias de Larrosa sobre saber da experiência e tendo, como referencial metodológico de pesquisa, as narrativas autobiográficas. As narrativas estudadas foram produzidas em duas disciplinas, e indicam uma autorreflexão dos licenciandos sobre seu percurso de formação desde estudante de Educação Básica até sua vivência no estágio supervisionado. Os elementos que orientam as reflexões aqui desenvolvidas destacam: o papel da subjetividade na formação do professor; o ato de narrar como facilitador de uma autocompreensão; e o papel das narrativas autobiográficas como metodologia de pesquisa e formação de professores. |
id |
UNB_94813c98943b8284030b2c62d334c0f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/29842 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologiaThe wisdom of experience and autobiographical narratives in pre-service education of biology teachersBiologia - estudo e ensinoNarrativas autobiográficasProfessores - formaçãoO artigo trata da produção de narrativas na formação de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília, à luz das ideias de Larrosa sobre saber da experiência e tendo, como referencial metodológico de pesquisa, as narrativas autobiográficas. As narrativas estudadas foram produzidas em duas disciplinas, e indicam uma autorreflexão dos licenciandos sobre seu percurso de formação desde estudante de Educação Básica até sua vivência no estágio supervisionado. Os elementos que orientam as reflexões aqui desenvolvidas destacam: o papel da subjetividade na formação do professor; o ato de narrar como facilitador de uma autocompreensão; e o papel das narrativas autobiográficas como metodologia de pesquisa e formação de professores.This paper deals with the production of narratives by students on the biology education teachers’ undergraduate program at Universidade de Brasília, in the light of the ideas of Larrosa about the wisdom of experience as well as the methodological and empirical framework of autobiographical narratives. The narratives were produced in two undergraduate courses and show how the students could make a self-reflection about their journey to become a teacher, from their past as students of basic education to their experience in the supervised training courses. The elements that guide the reflections highlight the role of subjectivity in teacher education, the act of narration as a facilitator of self-understanding and the role of autobiographical narratives as a research methodology and as an instrument of teacher training.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-12-07T05:13:25Z2017-12-07T05:13:25Z2015-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGASTAL, Maria Luiza de Araújo; AVANZI, Maria Rita. Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 21, n. 1, p. 149-158, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150010010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29842http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150010010Ciência & Educação (Bauru) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY NC 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 3 abr. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessAvanzi, Maria RitaGastal, Maria Luiza de Araújoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:49:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/29842Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:49:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia The wisdom of experience and autobiographical narratives in pre-service education of biology teachers |
title |
Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia |
spellingShingle |
Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia Avanzi, Maria Rita Biologia - estudo e ensino Narrativas autobiográficas Professores - formação |
title_short |
Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia |
title_full |
Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia |
title_fullStr |
Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia |
title_full_unstemmed |
Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia |
title_sort |
Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia |
author |
Avanzi, Maria Rita |
author_facet |
Avanzi, Maria Rita Gastal, Maria Luiza de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Gastal, Maria Luiza de Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avanzi, Maria Rita Gastal, Maria Luiza de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia - estudo e ensino Narrativas autobiográficas Professores - formação |
topic |
Biologia - estudo e ensino Narrativas autobiográficas Professores - formação |
description |
O artigo trata da produção de narrativas na formação de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília, à luz das ideias de Larrosa sobre saber da experiência e tendo, como referencial metodológico de pesquisa, as narrativas autobiográficas. As narrativas estudadas foram produzidas em duas disciplinas, e indicam uma autorreflexão dos licenciandos sobre seu percurso de formação desde estudante de Educação Básica até sua vivência no estágio supervisionado. Os elementos que orientam as reflexões aqui desenvolvidas destacam: o papel da subjetividade na formação do professor; o ato de narrar como facilitador de uma autocompreensão; e o papel das narrativas autobiográficas como metodologia de pesquisa e formação de professores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01 2017-12-07T05:13:25Z 2017-12-07T05:13:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GASTAL, Maria Luiza de Araújo; AVANZI, Maria Rita. Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 21, n. 1, p. 149-158, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150010010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/29842 http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150010010 |
identifier_str_mv |
GASTAL, Maria Luiza de Araújo; AVANZI, Maria Rita. Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 21, n. 1, p. 149-158, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150010010. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29842 http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150010010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508286865571840 |