Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Edinizis Belusi de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Monteiro, Thaís Regina, Garcia, Vera Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29837
http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614
Resumo: Objetivo: caracterizar a linguagem de adolescentes deficientes auditivos oralizados que frequentam a escola regular, assim como a percepção do professor a respeito da comunicação desses alunos. Métodos: amostras de fala espontânea de adolescentes portadores de perda auditiva pré-linguística de grau severo ou profundo e entrevista com os professores. Resultados: as maiores dificuldades apresentadas pelos indivíduos na avaliação fonoaudiológica foram em relação à linguagem abstrata e à inteligibilidade de fala; no relato dos professores foram em relação à argumentação em avaliações escritas e à conversação com mais de um interlocutor. Conclusão: apesar do grau de perda auditiva apresentado pelos indivíduos, observou-se um bom desempenho destes quanto à comunicação, sendo esta efetiva em sua vida diária e escolar.
id UNB_965c451a5663e6fa057a67d138a8d7c1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29837
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professoresOral language of hearing impaired adolescents : phonoaudiological evaluation and teachers reportSurdezAdolescentesLinguagemObjetivo: caracterizar a linguagem de adolescentes deficientes auditivos oralizados que frequentam a escola regular, assim como a percepção do professor a respeito da comunicação desses alunos. Métodos: amostras de fala espontânea de adolescentes portadores de perda auditiva pré-linguística de grau severo ou profundo e entrevista com os professores. Resultados: as maiores dificuldades apresentadas pelos indivíduos na avaliação fonoaudiológica foram em relação à linguagem abstrata e à inteligibilidade de fala; no relato dos professores foram em relação à argumentação em avaliações escritas e à conversação com mais de um interlocutor. Conclusão: apesar do grau de perda auditiva apresentado pelos indivíduos, observou-se um bom desempenho destes quanto à comunicação, sendo esta efetiva em sua vida diária e escolar.Purpose: to characterize the language of oralized hearing impaired adolescents attending regular school, as well as the perception of the teacher about this student's communication. Methods: sample of spontaneous speech of adolescents with pre-linguistic severe to profound hearing loss and interview with their teachers. Results: the main difficulties presented by individuals in clinical assessment were concerning to the abstract language and speech intelligibility; teacher reports were in relation to argumentation in written tests and conversation with more than one person. Conclusion: despite the hearing loss that such individuals present, they have obtained a good and effective communication performance.ABRAMO - Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2017-12-07T05:13:24Z2017-12-07T05:13:24Z2015-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfMELO, Edinizis Belusi de; MONTEIRO, Thaís Regina; GARCIA, Vera Lúcia. Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos: avaliação fonoaudiológica e relato dos professores. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1288-1301, jul./ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401288&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________MELO, Edinizis Belusi de; MONTEIRO, Thaís Regina; GARCIA, Vera Lúcia. Oral language of hearing impaired adolescents: phonoaudiological evaluation and teachers report. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1288-1301, jul./ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401288&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29837http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614porengRevista CEFAC - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401288&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 3 abr. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Edinizis Belusi deMonteiro, Thaís ReginaGarcia, Vera Lúciareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:47:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/29837Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:47:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professores
Oral language of hearing impaired adolescents : phonoaudiological evaluation and teachers report
title Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professores
spellingShingle Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professores
Melo, Edinizis Belusi de
Surdez
Adolescentes
Linguagem
title_short Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professores
title_full Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professores
title_fullStr Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professores
title_full_unstemmed Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professores
title_sort Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professores
author Melo, Edinizis Belusi de
author_facet Melo, Edinizis Belusi de
Monteiro, Thaís Regina
Garcia, Vera Lúcia
author_role author
author2 Monteiro, Thaís Regina
Garcia, Vera Lúcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Edinizis Belusi de
Monteiro, Thaís Regina
Garcia, Vera Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Adolescentes
Linguagem
topic Surdez
Adolescentes
Linguagem
description Objetivo: caracterizar a linguagem de adolescentes deficientes auditivos oralizados que frequentam a escola regular, assim como a percepção do professor a respeito da comunicação desses alunos. Métodos: amostras de fala espontânea de adolescentes portadores de perda auditiva pré-linguística de grau severo ou profundo e entrevista com os professores. Resultados: as maiores dificuldades apresentadas pelos indivíduos na avaliação fonoaudiológica foram em relação à linguagem abstrata e à inteligibilidade de fala; no relato dos professores foram em relação à argumentação em avaliações escritas e à conversação com mais de um interlocutor. Conclusão: apesar do grau de perda auditiva apresentado pelos indivíduos, observou-se um bom desempenho destes quanto à comunicação, sendo esta efetiva em sua vida diária e escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07
2017-12-07T05:13:24Z
2017-12-07T05:13:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Edinizis Belusi de; MONTEIRO, Thaís Regina; GARCIA, Vera Lúcia. Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos: avaliação fonoaudiológica e relato dos professores. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1288-1301, jul./ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401288&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MELO, Edinizis Belusi de; MONTEIRO, Thaís Regina; GARCIA, Vera Lúcia. Oral language of hearing impaired adolescents: phonoaudiological evaluation and teachers report. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1288-1301, jul./ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401288&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29837
http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614
identifier_str_mv MELO, Edinizis Belusi de; MONTEIRO, Thaís Regina; GARCIA, Vera Lúcia. Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos: avaliação fonoaudiológica e relato dos professores. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1288-1301, jul./ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401288&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MELO, Edinizis Belusi de; MONTEIRO, Thaís Regina; GARCIA, Vera Lúcia. Oral language of hearing impaired adolescents: phonoaudiological evaluation and teachers report. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1288-1301, jul./ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401288&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29837
http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO - Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO - Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508369846730752