Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29837 http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614 |
Resumo: | Objetivo: caracterizar a linguagem de adolescentes deficientes auditivos oralizados que frequentam a escola regular, assim como a percepção do professor a respeito da comunicação desses alunos. Métodos: amostras de fala espontânea de adolescentes portadores de perda auditiva pré-linguística de grau severo ou profundo e entrevista com os professores. Resultados: as maiores dificuldades apresentadas pelos indivíduos na avaliação fonoaudiológica foram em relação à linguagem abstrata e à inteligibilidade de fala; no relato dos professores foram em relação à argumentação em avaliações escritas e à conversação com mais de um interlocutor. Conclusão: apesar do grau de perda auditiva apresentado pelos indivíduos, observou-se um bom desempenho destes quanto à comunicação, sendo esta efetiva em sua vida diária e escolar. |
id |
UNB_965c451a5663e6fa057a67d138a8d7c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/29837 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professoresOral language of hearing impaired adolescents : phonoaudiological evaluation and teachers reportSurdezAdolescentesLinguagemObjetivo: caracterizar a linguagem de adolescentes deficientes auditivos oralizados que frequentam a escola regular, assim como a percepção do professor a respeito da comunicação desses alunos. Métodos: amostras de fala espontânea de adolescentes portadores de perda auditiva pré-linguística de grau severo ou profundo e entrevista com os professores. Resultados: as maiores dificuldades apresentadas pelos indivíduos na avaliação fonoaudiológica foram em relação à linguagem abstrata e à inteligibilidade de fala; no relato dos professores foram em relação à argumentação em avaliações escritas e à conversação com mais de um interlocutor. Conclusão: apesar do grau de perda auditiva apresentado pelos indivíduos, observou-se um bom desempenho destes quanto à comunicação, sendo esta efetiva em sua vida diária e escolar.Purpose: to characterize the language of oralized hearing impaired adolescents attending regular school, as well as the perception of the teacher about this student's communication. Methods: sample of spontaneous speech of adolescents with pre-linguistic severe to profound hearing loss and interview with their teachers. Results: the main difficulties presented by individuals in clinical assessment were concerning to the abstract language and speech intelligibility; teacher reports were in relation to argumentation in written tests and conversation with more than one person. Conclusion: despite the hearing loss that such individuals present, they have obtained a good and effective communication performance.ABRAMO - Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2017-12-07T05:13:24Z2017-12-07T05:13:24Z2015-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfMELO, Edinizis Belusi de; MONTEIRO, Thaís Regina; GARCIA, Vera Lúcia. Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos: avaliação fonoaudiológica e relato dos professores. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1288-1301, jul./ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401288&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________MELO, Edinizis Belusi de; MONTEIRO, Thaís Regina; GARCIA, Vera Lúcia. Oral language of hearing impaired adolescents: phonoaudiological evaluation and teachers report. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1288-1301, jul./ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401288&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29837http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614porengRevista CEFAC - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401288&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 3 abr. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Edinizis Belusi deMonteiro, Thaís ReginaGarcia, Vera Lúciareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:47:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/29837Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:47:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professores Oral language of hearing impaired adolescents : phonoaudiological evaluation and teachers report |
title |
Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professores |
spellingShingle |
Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professores Melo, Edinizis Belusi de Surdez Adolescentes Linguagem |
title_short |
Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professores |
title_full |
Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professores |
title_fullStr |
Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professores |
title_full_unstemmed |
Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professores |
title_sort |
Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professores |
author |
Melo, Edinizis Belusi de |
author_facet |
Melo, Edinizis Belusi de Monteiro, Thaís Regina Garcia, Vera Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Thaís Regina Garcia, Vera Lúcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Edinizis Belusi de Monteiro, Thaís Regina Garcia, Vera Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdez Adolescentes Linguagem |
topic |
Surdez Adolescentes Linguagem |
description |
Objetivo: caracterizar a linguagem de adolescentes deficientes auditivos oralizados que frequentam a escola regular, assim como a percepção do professor a respeito da comunicação desses alunos. Métodos: amostras de fala espontânea de adolescentes portadores de perda auditiva pré-linguística de grau severo ou profundo e entrevista com os professores. Resultados: as maiores dificuldades apresentadas pelos indivíduos na avaliação fonoaudiológica foram em relação à linguagem abstrata e à inteligibilidade de fala; no relato dos professores foram em relação à argumentação em avaliações escritas e à conversação com mais de um interlocutor. Conclusão: apesar do grau de perda auditiva apresentado pelos indivíduos, observou-se um bom desempenho destes quanto à comunicação, sendo esta efetiva em sua vida diária e escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07 2017-12-07T05:13:24Z 2017-12-07T05:13:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELO, Edinizis Belusi de; MONTEIRO, Thaís Regina; GARCIA, Vera Lúcia. Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos: avaliação fonoaudiológica e relato dos professores. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1288-1301, jul./ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401288&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ MELO, Edinizis Belusi de; MONTEIRO, Thaís Regina; GARCIA, Vera Lúcia. Oral language of hearing impaired adolescents: phonoaudiological evaluation and teachers report. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1288-1301, jul./ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401288&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614. http://repositorio.unb.br/handle/10482/29837 http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614 |
identifier_str_mv |
MELO, Edinizis Belusi de; MONTEIRO, Thaís Regina; GARCIA, Vera Lúcia. Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos: avaliação fonoaudiológica e relato dos professores. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1288-1301, jul./ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401288&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ MELO, Edinizis Belusi de; MONTEIRO, Thaís Regina; GARCIA, Vera Lúcia. Oral language of hearing impaired adolescents: phonoaudiological evaluation and teachers report. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1288-1301, jul./ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401288&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29837 http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO - Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO - Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508369846730752 |