Saúde relacionada ao contexto de trabalho, ao autocuidado apoiado e ao cuidar de si em professores universitários de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Andrea Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21366
http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.21366
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física, 2016.
id UNB_96c0b5b9f0f3685cb44795e8d593b0d6
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21366
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Saúde relacionada ao contexto de trabalho, ao autocuidado apoiado e ao cuidar de si em professores universitários de Educação FísicaPromoção da saúdeAutocuidadoPráticas corporaisProfessores universitáriosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física, 2016.Introdução: A saúde humana é um fenômeno complexo, centrado na busca da conservação ou expansão da vitalidade vista como totalidade irredutível, e determinada através da interação do sujeito com o ambiente em que vive, incluindo o trabalho. O conceito de promoção da saúde destaca o papel de indivíduos e organizações na criação de oportunidades, escolhas e ambientes saudáveis mediante comprometimento social e político com o desenvolvimento sustentável e a redução das iniquidades. Nessa perspectiva, a universidade é um espaço social estratégico para a promoção da saúde, seja por meio da produção de conhecimentos, da formação profissional, ou do estímulo à saúde de grupos populacionais a ela relacionados. Não obstante, o cotidiano acadêmico com demandas crescentes por produtividade e o imediatismo digital tem provocado mudanças nas formas de organização do trabalho e na saúde dos docentes. Objetivo: Diante desse cenário, o presente estudo tem como objetivo compreender o fenômeno da saúde relacionando-o ao contexto de trabalho, ao apoio institucional promotor do autocuidado, e ao cuidar de si, com especial atenção às práticas corporais, a partir da percepção dos professores da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade de Brasília (UnB). Metodologia: A pesquisa foi desenvolvida em três etapas complementares: os processos exploratórios de revisão da literatura e imersão no contexto da pesquisa; a trabalho de campo e a coleta de dados por meio de dois questionários e uma entrevista semi-estruturada para caracterização do contexto de trabalho e do apoio institucional ao autocuidado; e o processo reflexivo visando dar sentido ao conjunto de informações. A população da pesquisa foram os 38 docentes da FEF-UnB em efetivo exercício no ano de 2015. Resultados: Vinte e dois docentes responderam aos questionários e nove professores participaram das entrevistas. No geral os professores percebem um contexto moderado a critico de trabalho que necessita de melhoras, e não identificam o apoio da UnB ao autocuidado em saúde, com exceção à estrutura física para a prática de atividade física na FEF. As entrevistas permitiram aprofundar a compreensão sobre a saúde, em termos de sua situação (positiva ou negativa), de suas esferas (física, mental, emocional, espiritual, e/ou integral) e de sua relação com o contexto de trabalho, incluindo o apoio institucional ao autocuidado. O cuidar de si e a percepção sobre promoção da saúde, como um conceito que norteia os discursos e as práticas relatadas, também foram explorados. As interrelações observadas entre a saúde, o trabalho, o apoio institucional e o cuidar de si fogem ao modelo dual e linear e carecem de um olhar complexo que possibilite sua exploração e possa subsidiar estratégias e políticas inovadoras, dinâmicas, ativas e participativas que atendam melhor às necessidades contemporâneas em promoção da saúde no ambiente universitário. Conclusões: Os professores identificam diversos aspectos negativos à saúde no contexto de trabalho, principalmente relacionados às diversas atividades profissionais que, sobrepostas e alinhadas ao modelo produtivista, acabam por representar fonte de sofrimento e angustia. Mas também são capazes de mobilizar recursos disponíveis na busca de soluções criativas para tornar o trabalho possível e, também, obter resultados positivos no exercício de sua profissão e em sua saúde. O professor de educação física, como profissional da área de saúde e também da educação, não pode ser um mero transmissor de conhecimento, mas sim um agente de transformação social, o que pode ampliar a pressão e o sofrimento relacionados ao trabalho provocando um paradoxo que Jung denominou de o “curador adoecido”. A universidade precisa de profissionais, alunos e comunidade que ajudem a repensar seu papel de instituição promotora da saúde.Introduction: Human health is a complex phenomenon, centered in the pursuit of conservation or expansion of vitality seen as irreducible totality, and determined by the subject's interaction with the environment in which he lives, including work. The concept of health promotion emphasizes the role of individuals and organizations in creating opportunities, choices and healthy environments through social and political commitment to sustainable development and reduction of inequalities. In this perspective, the university is a strategic social context for the promotion of health, either through the production of knowledge, training, or encouraging the population health related to it. Nevertheless, the day-by-day of academic with increasing demands for productivity and digital immediacy has caused changes in the forms of work organization and health of teachers. Objective: In this scenario, this study aims to understand the health phenomenon relating it to the work context, institutional support promoting self-care, and to care for themselves, with special attention to body practices, from the perception of the Faculty of Physical Education (FEF for its name in Portuguese) at the University of Brasilia (UNB). Methodology: The research was conducted in three complementary stages: the exploratory process of review of the literature and immersion in the context of research; the work to the field and collecting data through two questionnaires and a semi-structured interview to characterize the work context and institutional support for self-care; and the reflective process to make sense of the information set. The population of the research were 38 teachers FEF-UNB in effective exercise in 2015. Results: Twenty-two teachers answered the questionnaires and nine teachers participated in the interviews. Overall teachers realize a critical context to moderate work that needs improvement, and does not identify the support of UNB to self treatment, except the physical infrastructure for physical activity in the FEF. The interviews allowed deepen the understanding of health, in terms of status (positive or negative), their spheres (physical, mental, emotional, spiritual, and / or full) and its relation to the work context, including institutional support self-care. The care for themselves and the perception of health promotion as a concept guiding the discourses and practices reported, were also explored. The interrelations observed between health, work, institutional support and take care of themselves beyond the dual and linear model and lack a complex look that allows their operation and can support innovative policies and strategies, dynamic, active and participative better serve to contemporary needs in health promotion in the university environment. Conclusions: Teachers identify several negative aspects to health in the workplace, mainly related to various professional activities, overlapping and aligned to the productivist model, ultimately represent a source of suffering and anguish. But they are also able to mobilize available resources in the search for creative solutions to make the work possible and also get positive results in the exercise of their profession and their health. The physical education teacher, as a professional healthcare and also education, can not be a mere transmitter of knowledge, but rather a social change agent, which can increase the pressure and suffering related to work causing a paradox that Jung termed the "sick healer." The university needs professionals, students and the community to help rethink its role in promoting the health institution.Faculdade de Educação Física (FEF)Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaNogueira, Júlia Aparecida DevidéLeite, Andrea Ferreira2016-09-02T19:11:17Z2016-09-02T19:11:17Z2016-09-022016-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEITE, Andrea Ferreira. Saúde relacionada ao contexto de trabalho, ao autocuidado apoiado e ao cuidar de si em professores universitários de Educação Física. 2016. xv, 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21366http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.21366A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T19:33:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/21366Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T19:33:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Saúde relacionada ao contexto de trabalho, ao autocuidado apoiado e ao cuidar de si em professores universitários de Educação Física
title Saúde relacionada ao contexto de trabalho, ao autocuidado apoiado e ao cuidar de si em professores universitários de Educação Física
spellingShingle Saúde relacionada ao contexto de trabalho, ao autocuidado apoiado e ao cuidar de si em professores universitários de Educação Física
Leite, Andrea Ferreira
Promoção da saúde
Autocuidado
Práticas corporais
Professores universitários
title_short Saúde relacionada ao contexto de trabalho, ao autocuidado apoiado e ao cuidar de si em professores universitários de Educação Física
title_full Saúde relacionada ao contexto de trabalho, ao autocuidado apoiado e ao cuidar de si em professores universitários de Educação Física
title_fullStr Saúde relacionada ao contexto de trabalho, ao autocuidado apoiado e ao cuidar de si em professores universitários de Educação Física
title_full_unstemmed Saúde relacionada ao contexto de trabalho, ao autocuidado apoiado e ao cuidar de si em professores universitários de Educação Física
title_sort Saúde relacionada ao contexto de trabalho, ao autocuidado apoiado e ao cuidar de si em professores universitários de Educação Física
author Leite, Andrea Ferreira
author_facet Leite, Andrea Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Júlia Aparecida Devidé
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Andrea Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção da saúde
Autocuidado
Práticas corporais
Professores universitários
topic Promoção da saúde
Autocuidado
Práticas corporais
Professores universitários
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-02T19:11:17Z
2016-09-02T19:11:17Z
2016-09-02
2016-08-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Andrea Ferreira. Saúde relacionada ao contexto de trabalho, ao autocuidado apoiado e ao cuidar de si em professores universitários de Educação Física. 2016. xv, 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21366
http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.21366
identifier_str_mv LEITE, Andrea Ferreira. Saúde relacionada ao contexto de trabalho, ao autocuidado apoiado e ao cuidar de si em professores universitários de Educação Física. 2016. xv, 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21366
http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.21366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508336963387392