Nível de conhecimento e atitudes dos professores de escolas públicas de Santa Maria - Distrito Federal sobre atividade física, nutrição e promoção da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Arilson Fernandes Mendonça de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11001
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física, 2010.
id UNB_986d5fbec603565543057ce1e69475c0
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11001
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Nível de conhecimento e atitudes dos professores de escolas públicas de Santa Maria - Distrito Federal sobre atividade física, nutrição e promoção da saúdePromoção da saúdeNutriçãoEducação físicaProfessores - Distrito Federal (Brasil)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física, 2010.Introdução: Os objetivos deste estudo foram: descrever e ampliar, através de intervenção educativa, conhecimentos e atitudes sobre alimentação e atividade física para a saúde entre professores de escolas públicas do Distrito Federal (DF). Método: Professores de 3 centros de ensino fundamental (CEF) responderam a questionário sócio-demográfico, alimentar, atividade física, saúde e de conhecimentos sobre saúde. Um CEF recebeu intervenção ampla que consistia de um curso de 40 horas e material educativo impresso, um CEF teve a intervenção curta e recebeu material educativo impresso e breve explicação oral; e um CEF não recebeu intervenção. Resultados: Amostra de 53 professores com idade média (desvio-padrão) de 38,9 (8,5) anos, excesso de peso (55,8%), presença de sedentarismo (15,1%), doenças crônicas não transmissíveis (20,8%), além de consumo abaixo da referência para frutas (7%), verduras (2%), leite (6%), e acima para doces (11%), frituras (2%), feijão (8%) e carne (6%). O conhecimento médio (DP), pontuado de 0 a 10 pontos foi 5,5 (1,5) para atividade física e 6,6 (2,0) para nutrição sem diferença por sexo e tipo de intervenção (p>0,05). Após intervenção educativa a pontuação média (DP) do grupo da intervenção ampla com alta adesão (AA, n=20) foi para 6,8 (1,7) e 7,9 (1,1) pontos; o grupo intervenção ampla e baixa adesão (BA, n=12) foi para 7,3 (1,8) e 7,7 (0,8) pontos; o grupo intervenção curta (CURTA, n=11) foi para 5,5 (2,4) e 7,5 (1,2) pontos e o grupo sem intervenção (SEM, n=10) foi para 6,0 (1,7) e 6,9 (1,7) pontos para atividade física e nutrição, respectivamente. Discussão: Os grupos que receberam intervenção educativa melhoraram o conhecimento nutricional, a freqüência de consumo de frutas e o grupo AA melhorou também o conhecimento em atividade física (p<0,05). Os professores que afirmaram ter aplicado em sala os conhecimentos adquiridos na intervenção educativa foram: 60% AA; 41,7% BA, e 45,5% CURTA. Conclusão: Hábitos alimentares inadequados, excesso de peso, sedentarismo e DCNT foram observados. Melhora nos hábitos alimentares e conhecimentos sobre atividade física e alimentação saudável ocorreram após intervenção educativa, além disso, aplicação dos conhecimentos adquiridos. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTIntroduction: This study aimed to describe and extend through educational intervention, knowledge and attitudes about diet and physical activity for health among public school teachers in the Federal District (DF). Method: Teachers of three centers for basic education (EFC) responded to socio-demographic questionnaire, food, physical activity, health and knowledge about health. CEF has received a broad intervention that consisted of a 40-hour course and printed educational material, CEF had one brief intervention and received printed educational material and brief oral explanation, and one received no intervention CEF. Results: The sample included 53 teachers with a mean age (standard deviation) 38.9 (8.5) years, overweight (55.8%), presence of physical inactivity (15.1%), chronic non-communicable diseases ( 20.8%), and below the reference intake for fruit (7%), vegetables (2%), milk (6%), and up for sweets (11%), fries (2%), beans (8% ) and meat (6%). The average knowledge (DP), scored 00-10 points was 5.5 (1.5) for physical activity and 6.6 (2.0) for nutrition with no difference by gender and type of intervention (p> 0.05 ). After educational intervention, the mean score (SD) group of broad intervention with high adherence (AA, n = 20) was for 6.8 (1.7) and 7.9 (1.1) points, the intervention group and large poor adherence (BA, n = 12) was for 7.3 (1.8) and 7.7 (0.8) points, the intervention group short (SHORT, n = 11) was for 5.5 (2.4 ) and 7.5 (1.2) points and the group without intervention (SEM, n = 10) was for 6.0 (1.7) and 6.9 (1.7) points for physical activity and nutrition, respectively. Discussion: The groups that received the educational intervention improved the nutrition knowledge, frequency of consumption of fruits and AA group also improved the knowledge on physical activity (p <0.05). Teachers who said they applied the knowledge acquired in class in the educational intervention were: 60% AA, 41.7% BA, and 45.5% SHORT. Conclusion: Inadequate eating habits, overweight, sedentary lifestyle and CNCD were observed. Improvement in eating habits and knowledge about healthy eating and physical activity occurred after the educational intervention, in addition, application of acquired knowledge.Faculdade de Educação Física (FEF)Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaNogueira, Júlia Aparecida DevidéSousa, Arilson Fernandes Mendonça de2012-07-24T11:44:48Z2012-07-24T11:44:48Z2012-07-242010-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Arilson Fernandes Mendonça de. Nível de conhecimento e atitudes dos professores de escolas públicas de Santa Maria - Distrito Federal sobre atividade física, nutrição e promoção da saúde. 2010. ix, 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11001info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T19:33:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/11001Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T19:33:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Nível de conhecimento e atitudes dos professores de escolas públicas de Santa Maria - Distrito Federal sobre atividade física, nutrição e promoção da saúde
title Nível de conhecimento e atitudes dos professores de escolas públicas de Santa Maria - Distrito Federal sobre atividade física, nutrição e promoção da saúde
spellingShingle Nível de conhecimento e atitudes dos professores de escolas públicas de Santa Maria - Distrito Federal sobre atividade física, nutrição e promoção da saúde
Sousa, Arilson Fernandes Mendonça de
Promoção da saúde
Nutrição
Educação física
Professores - Distrito Federal (Brasil)
title_short Nível de conhecimento e atitudes dos professores de escolas públicas de Santa Maria - Distrito Federal sobre atividade física, nutrição e promoção da saúde
title_full Nível de conhecimento e atitudes dos professores de escolas públicas de Santa Maria - Distrito Federal sobre atividade física, nutrição e promoção da saúde
title_fullStr Nível de conhecimento e atitudes dos professores de escolas públicas de Santa Maria - Distrito Federal sobre atividade física, nutrição e promoção da saúde
title_full_unstemmed Nível de conhecimento e atitudes dos professores de escolas públicas de Santa Maria - Distrito Federal sobre atividade física, nutrição e promoção da saúde
title_sort Nível de conhecimento e atitudes dos professores de escolas públicas de Santa Maria - Distrito Federal sobre atividade física, nutrição e promoção da saúde
author Sousa, Arilson Fernandes Mendonça de
author_facet Sousa, Arilson Fernandes Mendonça de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Júlia Aparecida Devidé
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Arilson Fernandes Mendonça de
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção da saúde
Nutrição
Educação física
Professores - Distrito Federal (Brasil)
topic Promoção da saúde
Nutrição
Educação física
Professores - Distrito Federal (Brasil)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-21
2012-07-24T11:44:48Z
2012-07-24T11:44:48Z
2012-07-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Arilson Fernandes Mendonça de. Nível de conhecimento e atitudes dos professores de escolas públicas de Santa Maria - Distrito Federal sobre atividade física, nutrição e promoção da saúde. 2010. ix, 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11001
identifier_str_mv SOUSA, Arilson Fernandes Mendonça de. Nível de conhecimento e atitudes dos professores de escolas públicas de Santa Maria - Distrito Federal sobre atividade física, nutrição e promoção da saúde. 2010. ix, 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508279101915136