Letramento multimodal e o texto em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jardélia Moreira dos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2411
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2006.
id UNB_993596eb14e9151f30f2baa3aed424c7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/2411
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Letramento multimodal e o texto em sala de aulaLetramentoMultimodalidadeMultiletramentosSemiótica socialAnálise do discursoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2006.A Pesquisa “Letramento multimodal e o texto em sala de aula” é o resultado da análise de práticas discursivas utilizadas pelas professoras em uma turma de 7ª série, no Ensino Fundamental, em uma escola pública de Ceilândia, cidade do Distrito Federal. Investiguei em que medida as práticas discursivas adotadas pelas professoras do Ensino Fundamental influenciaram no interesse pela leitura de textos multimodais. Os fundamentos teóricos desta dissertação são: (i) Análise de Discurso Crítica formulada por Fairclough (1989, 1992, 2001, 2003) e por Chouliaraki e Fairclough (1999); (ii) Multimodalidade conforme Chouliaraki e Fairclough (1999), Kress e van Leeuwen (1996). (iii) Letramento defendido por Barton (1994); Barton e Hamilton (1998,2000); Hasan (1996); Heath (1982, 1983) e Street (1984, 1993,1995). O trabalho foi desenvolvido com base na metodologia qualitativa e tem como arcabouço teórico, principalmente, os postulados de Bauer e Gaskell (2003) e Flick (2004). Na análise, trabalhei para verificar de que a maneira as professoras orientam as práticas discursivas de seus alunos em relação aos textos multimodais e se esse trabalho contribui para a construção crítica do discurso do aluno e, ainda, quais são as orientações quanto às múltiplas funções e os significados dos Letramentos, subjacentes às práticas discursivas utilizadas pelas professoras. O emprego das categorias analíticas possibilitou, ainda, a constatação de que as imagens integram argumentos discursivos à parte do discurso falado ou escrito e de que a composição das linguagens verbal e visual não é neutra. Portanto, a escola deve buscar construir e transformar a realidade por meio de um ensino de produção e de leitura de textos multimodais. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe Research Multimodal literacy and the text in classroom is the result of the analysis of discoursive practices used for the teachers in a 7ª grade, of Basic Education class, in a public school of Ceilândia, city of the Federal District. I investigated in what measure the discoursive practices adopted by the teachers of Basic Education had influenced in the interest for the reading of multimodal texts.Theoretical basis of this dissertation are: (i) Critical Discourse Analysis (CDA), formulated by Fairclough (1989, 1992, 2001, 2003) and by Chouliaraki and Fairclough (1999); (ii) Multimodality agreement by Chouliaraki and Fairclough (1999), Kress and van Leeuwen (1996). (iii) Literacies defended by Barton (1994); Barton and Hamilton (1998, 2000); Hasan (1996); Heath (1982, 1983) and Street (1984, 1993,1995). The work was developed with basis on the qualitative methodology and has its mainly original theoretical basis on the postulates of Bauer and Gaskell (2003) and Flick (2004). In the analysis, I worked to verify in which way the teachers guide their pupils on the discoursive practices in relation to the multimodal texts and if this work contributes for the critical construction of the speech of the pupil and, still, which are the orientations as for the multiple functions and meanings of the Literacies, underlying the discoursive practices used by teachers. The application of the analytical categories made possible, also prove that the images complete discoursive arguments from part of the spoken speech or written and that the composition of the verbal and visual language is not neutral. Therefore, the school must search to build and transform the reality, by means of an education of production and reading of multimodal texts.Vieira, Josênia AntunesSantos, Jardélia Moreira dos2009-12-01T22:11:09Z2009-12-01T22:11:09Z2006-10-312006-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Jardélia Moreira dos. Letramento multimodal e o texto em sala de aula. 2006. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2411info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:50:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/2411Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:50:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento multimodal e o texto em sala de aula
title Letramento multimodal e o texto em sala de aula
spellingShingle Letramento multimodal e o texto em sala de aula
Santos, Jardélia Moreira dos
Letramento
Multimodalidade
Multiletramentos
Semiótica social
Análise do discurso
title_short Letramento multimodal e o texto em sala de aula
title_full Letramento multimodal e o texto em sala de aula
title_fullStr Letramento multimodal e o texto em sala de aula
title_full_unstemmed Letramento multimodal e o texto em sala de aula
title_sort Letramento multimodal e o texto em sala de aula
author Santos, Jardélia Moreira dos
author_facet Santos, Jardélia Moreira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Josênia Antunes
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jardélia Moreira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Multimodalidade
Multiletramentos
Semiótica social
Análise do discurso
topic Letramento
Multimodalidade
Multiletramentos
Semiótica social
Análise do discurso
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-31
2006-10-31
2009-12-01T22:11:09Z
2009-12-01T22:11:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Jardélia Moreira dos. Letramento multimodal e o texto em sala de aula. 2006. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/2411
identifier_str_mv SANTOS, Jardélia Moreira dos. Letramento multimodal e o texto em sala de aula. 2006. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/2411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580885936799744