Produção de material didático como ferramenta pedagógica para a educação ambiental : abordagem da temática hídrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Simone Silva da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36930
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.
id UNB_99abfd4917fc5a45a58e45326480dcd4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36930
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Produção de material didático como ferramenta pedagógica para a educação ambiental : abordagem da temática hídricaCrise hídricaPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)Livro paradidáticoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.A água é um recurso limitado e que requer cuidados. A escola não pode se eximir da responsabilidade de formar pessoas capazes de agir diante de uma crise hídrica, sobretudo quando essa situação atinge os estudantes, como aconteceu no Distrito Federal recentemente, enfrentando uma crise que resultou em vários dias de falta de água para a população. As abordagens generalistas presentes nos livros didáticos podem parecer distantes da realidade do aluno, sendo, então, importante a contextualização e enriquecimento dessas abordagens. A fim de propiciar um material didático que oriente tratar a questão hídrica no âmbito escolar, o presente projeto analisou os livros didáticos sugeridos pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2018, de forma a compreender a maneira como a questão hídrica está abordada, sua profundidade e se contêm aspectos que possibilitem uma compreensão ampla sobre o tema “recursos hídricos”. Os resultados encontrados foram positivos, uma vez que indicam que os livros didáticos são instrumentos que podem auxiliar professores e estudantes na aprendizagem, mas requerem um material de apoio como ferramenta sensibilizadora, devido ao fato de que nos livros didáticos não há uma abordagem minuciosa sobre a questão hídrica, que desperte a participação e reflexão sobre o uso da água e maneiras de minimizar o impacto do homem na exploração desse recurso. Após a análise e revisão bibliográfica sobre o assunto, foi confeccionado um livro paradidático com roteiro de atividades práticas para servir como suporte no ensino da educação ambiental crítica para tratar assuntos relacionados à temática hídrica no Distrito Federal, abordando a realidade dos estudantes da escola Centro de Ensino Médio 02, para que os mesmos possam ser ativos na aprendizagem e consigam agir diante da realidade de mundo apresentada.Water is a limited resource and requires care. The school can not escape the responsibility of educating people capable of acting in the face of a water crisis, especially when this situation reaches students, as it happened in the Federal District recently, facing a crisis that resulted in several days of lack of water for the population. The generalist approaches present in textbooks may appear to be far from the student's reality, and it is therefore important to contextualize and enrich these approaches. In order to provide a didactic material on the water issue in schools, this project analyzed the didactic books suggested by the 2018 National Book and Teaching Material Program (PNLD) in order to understand the way the water question is approached, its depth and if it contains aspects that allow a broad understanding on the theme "water resources". The results were positive, once they indicate that textbooks are tools that can help teachers and students in learning, but require a material of support as a sensitizing tool, due to the fact that in the textbooks there is not a meticulous approach on the water question, arousing the participation and reflection on the use of water and ways to minimize the impact of man in the exploitation of this resource. After analyzing and reviewing the bibliography on the subject, a book was prepared with a script of practical activities to serve as a support in the teaching of critical environmental education to deal with subjects related to the water theme in the Federal District, addressing the reality of the students of the School Centro de Ensino Médio 02 so that they can be active in learning and can act in the face of the presented world reality.Instituto de Ciências Biológicas (IB)Departamento de Biologia Celular (IB CEL)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalMenezes, João Paulo Cunha dePedreira, Ana Júlia Lemos AlvesFonseca, Simone Silva da2020-02-18T19:54:06Z2020-02-18T19:54:06Z2020-02-182019-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFONSECA, Simone Silva da. Produção de material didático como ferramenta pedagógica para a educação ambiental: abordagem da temática hídrica. 2019.56 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36930info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:17:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/36930Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:17:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de material didático como ferramenta pedagógica para a educação ambiental : abordagem da temática hídrica
title Produção de material didático como ferramenta pedagógica para a educação ambiental : abordagem da temática hídrica
spellingShingle Produção de material didático como ferramenta pedagógica para a educação ambiental : abordagem da temática hídrica
Fonseca, Simone Silva da
Crise hídrica
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Livro paradidático
title_short Produção de material didático como ferramenta pedagógica para a educação ambiental : abordagem da temática hídrica
title_full Produção de material didático como ferramenta pedagógica para a educação ambiental : abordagem da temática hídrica
title_fullStr Produção de material didático como ferramenta pedagógica para a educação ambiental : abordagem da temática hídrica
title_full_unstemmed Produção de material didático como ferramenta pedagógica para a educação ambiental : abordagem da temática hídrica
title_sort Produção de material didático como ferramenta pedagógica para a educação ambiental : abordagem da temática hídrica
author Fonseca, Simone Silva da
author_facet Fonseca, Simone Silva da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, João Paulo Cunha de
Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Simone Silva da
dc.subject.por.fl_str_mv Crise hídrica
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Livro paradidático
topic Crise hídrica
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Livro paradidático
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-24
2020-02-18T19:54:06Z
2020-02-18T19:54:06Z
2020-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, Simone Silva da. Produção de material didático como ferramenta pedagógica para a educação ambiental: abordagem da temática hídrica. 2019.56 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36930
identifier_str_mv FONSECA, Simone Silva da. Produção de material didático como ferramenta pedagógica para a educação ambiental: abordagem da temática hídrica. 2019.56 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508383789645824